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7 dicas de ouro para garantir um atendimento eficiente e amigável em sua loja

81% de seus clientes preferem fazer compras em lojas bem organizadas e com ambiente agradável (Nielsen, 2018)

Você sabia que para 67% dos seus consumidores, o atendimento ao cliente é muito importante e 81% deles preferem fazer compras em lojas bem organizadas e com ambiente agradável (Nielsen, 2018)? Com base neste estudo, sobre a grande importância que o atendimento ao cliente de sua loja possui para o sucesso e experiência do consumidor, elaboramos 7 dicas de ouro e rápidas para a sua loja se destacar sobre a concorrência.

Aprenda os sete princípios básicos para o atendimento ao consumidor que lhe ajudarão a construir um bom relacionamento, aumentar seu faturamento e aprimorar a experiência de seu cliente:

1. Dica de Ouro – Felicidade faz muita diferença: Sorriso no rosto

Em Dicas de Ouro, iniciamos com a Felicidade. A felicidade é um dos pontos incríveis e fazem total diferença no clima do ambiente de trabalho, sendo o sorriso um dos pontos fundamentais que não pode faltar no atendimento de sua loja.

É muito mais fácil estabelecer um elo de confiança e reciprocidade com um colaborador feliz, pois se aplica a regra da reciprocidade e encurta a distância entre as pessoas. Importante ressaltar que o fato cumprimentar os clientes é um item de educação, mas o jeito e forma que são feitos é que fará a total diferença.

2. Dica de Ouro – Cuidado com a imagem do local de trabalho e do colaborador

Os clientes estão cada dia mais exigentes e atentos a cada detalhes. Os itens como limpeza, estética, ordem dentro e fora da loja, assim como a aparência cuidada do vendedor são os fatores aos quais o cliente presta muita atenção.

#PraCegoVer: Imagem de uma loja de roupas infantil organizadas.
#PraCegoVer: Imagem de uma loja de roupas infaltil organizadas para Dicas de Ouro

Uma dica importante é sempre vestir dos calçados dos clientes e olhar com os olhos deles. analise sua loja e observe cada detalhe com carinho para tornar a experiência de compras ou relacionamento com o cliente, a mais agradável possível.

3. Dica de Ouro – Seu cliente é seu parceiro incrível de negócios

Os consumidores são pessoas e cada uma delas possui uma história, sentimentos e expectativas.

Prover com um relacionamento afetivo com consumidor de forma a estabelecer um elo cativo desta parceria, irá manifestar o cuidado de satisfazer suas necessidades e proporcionar-lhes a melhor experiência de compra possível. Sempre vale a pena adotar uma atitude efetivamente proativa e com o cliente em prioridade.

4. Dica de Ouro – Coloque o cliente em primeiro lugar

O atendimento ao consumidor é uma das principais atribuições primárias do vendedor em uma loja física. A atenção completa deverá ser voltada a ele e se um cliente realizar qualquer tipo de pergunta sempre pare a atividade e tente ajudá-lo ou conduza o consumidor a pessoa que fará isso adequadamente.

#PraCegoVer: Imagem de produtos organicos organizados e separados em caixas.
#PraCegoVer: Imagem de produtos organicos organizados e separados em caixas para Dicas de Ouro

Se percebermos que o cliente está procurando algo, vale a pena oferecer sua ajuda, mas sem ser invasivo. Entenda a sutil arte de ser gentil e disponível, sem invadir agressivamente o espaço do consumidor. Claro, devemos nos lembrar de um certo equilíbrio – você nunca deve se impor nada ao cliente ou poderá assustá-lo no lugar de encantá-lo.

5. Dica de Ouro – Ouça proativamente e atentamente o cliente

Possuir uma atividade proativa é fundamental para entender as lacunas de oportunidade para aprimorar a experiência do cliente. Realizar uma escuta ativa significa não só receber as informações diretas e indiretas enviadas pelo consumidor, mas também adotar uma atitude aberta e adequada em relação ao interlocutor.

Realizar contato visual com o cliente, gesticulação adequada, sinais com a cabeça, perguntas adequadas para esclarecer a informações e dúvidas. A escuta ativa nos permite construir boas relações com o cliente.

6. Dica de Outo – Manter um relacionamento positivo e próximo com o cliente

Se sua marca possuir um grupo de clientes regulares, cative-os de forma especial. Entenda efetivamente este grupo de persona e entenda a entrega de valor que sua loja realizou para conquistar a fidelidade deles.

Tais dados e graças ao conhecimento de suas necessidades, dores e expectativas, você poderá planejar melhor seus produtos, seu estoque de forma mais eficaz, além de refinar a estratégia de atendimento para que mais clientes entrem para este grupo.

A construção de relacionamentos positivos com os consumidores é um processo contínuo e não deverá ser projetado como um único episódio. O consumidor deve se sentir bem na loja e possuir um ambiente acolhedor, gentil, tolerante e paciente para é essencial.

Realizar pesquisas de fidelização e satisfação também são fundamentais para a sustentação e manutenção dos relacionamentos.

7. Aconselhar o cliente e ser despedir adequadamente

O processo de vendas é como uma consultoria e aconselhamento, entendendo profundamente as dores, necessidades e expectativas dos clientes para a melhor oferta de produto.

O cliente que possuir suas necessidades atendidas e se elas forem superadas, tornará este consumidor satisfeito e com uma grande chance de tornar ele fiel. A qualidade do produto e suas características devem ser profundamente conhecidas pelos vendedores para serem transmitidas de forma clara e transparente para o cliente.

Um bom vendedor deve ser uma fonte de conhecimento sobre os produtos e uma fonte de informações sobre todos os tópicos relacionados à loja e à gama de produtos oferecidos. Desta forma, entendendo da gama de produtos, atrelada as necessidades dos clientes, poderá ofertar produtos complementares que poderão ajudar a elevar o faturamento e receita de seu estabelecimento.

Nestas ofertas cruzadas e complementares, separamos algumas dicas:

– Realizar a recomendação de produtos que correspondam de forma complementar a compra principal;

– Os novos artigos propostos refletirão uma experiência melhor e com maiores chances de serem comprados, se estiverem ao alcance imediato do consumidor;

– Manter a entrega de valor: Os novos produtos deverão também refletir em entregas de valor ao cliente, mesmo que aquela necessidade tenha sido aflorada naquele momento;

– Permitir a livre escolha do consumidor, sem ser invasivo com o cliente, forçando uma compra.

O processo de finalização da jornada de compras é um item extremamente importante e antes de agradecer o consumidor por realizar sua compra, certifique-se de que ele não irá necessitar de mais nada ou que não ficou com nenhuma dúvida sobre os produtos.

Quando o cliente tiver terminado de comprar definitivamente, se despeça sempre com um sorriso e um convite em aberto para sua loja para novas compras, lembrando-se de fazer contato visual.

Dica De Ouro Extra: As expectativas dos consumidores estão crescendo a cada, mas ao mesmo tempo uma série de ferramentas estão sendo desenvolvidas para facilitar e melhorar seu serviço, assim como essas técnicas que podem auxiliar no dia-a-dia.

Um bom vendedor necessita conhecer as mudanças nos padrões de atendimento ao consumidor e superar as expectativas. O serviço perfeito pode ter muitas faces, mas o mais importante é elevar os padrões, porque nos torna competitivos.

Imagem de Capa: Fonte Pixabay para Dicas de Ouro

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