Customer Experience

NBA cria plataforma em nuvem para oferecer experiências personalizadas aos fãs

Com recursos de IA do Microsoft Azure, a NBA CourtOptix fornece conteúdos significativos e personalizados aos fãs que atendem às suas preferências individuais

Com o intuito de melhorar a experiência dos fãs com os jogos de basquete, a NBA criou a NBA CourtOptix, uma plataforma com base no Microsoft Azure orientada diretamente para o consumidor, que utiliza os recursos da nuvem para transformar bilhões de pontos de dados em métricas precisas sobre jogadores e jogos e combiná-las com as preferências individuais de sua base de fãs. Com o CourtOptix, a NBA espera entender melhor como os fãs consomem seus produtos, o que os interessa do ponto de vista do conteúdo, quais dispositivos usam e outras métricas importantes que a ajudarão a adaptar corretamente o conteúdo para cada um. 

As informações analisadas pelo sistema para a geração de conteúdo vêm de um parceiro da liga que fornece rastreamento de jogadores para cada jogo da NBA, onde as câmeras monitoram os seus movimentos e a bola 25 vezes por segundo durante todo o jogo, resultando em cerca de 1,5 milhão de coordenadas geográficas por jogo. O rastreamento total de jogadores equivale a quase 2 bilhões de pontos de dados durante a temporada da NBA.

Com até 10 bilhões de interações entre os fãs e a liga diariamente, a conexão entre eles está se tornando cada vez mais digital, o que motivou a NBA a explorar novas formas de proporcionar uma experiência ainda melhor através da tecnologia, o que foi alcançado com uma plataforma abrangente e direta ao consumidor que une dados com as preferências individuais de cada um, resultando em mais satisfação e envolvimento. 

Para processar todas essas informações, a NBA conta com as soluções de inteligência artificial, aprendizagem de máquina e programação do Microsoft Azure. “Com o Azure, podemos fazer toda essa análise de dados e personalização em escala”, explica Ken DeGennaro, Vice-presidente sênior de Operações e tecnologia de mídia da National Basketball Association. “Nossos sistemas locais são fisicamente limitados. Agora, com a nuvem, temos o poder da computação para fazer coisas mais inovadoras em tempo real, sem prejudicar as barreiras tecnológicas passadas. É como uma revolução de dados.”

Com o apoio da Microsoft, a liga pretende continuar desenvolvendo o NBA CourtOptix para fornecer aos fãs exatamente o que eles buscam. “É importante fornecer aos fãs experiências que façam com que eles continuem voltando e demonstrem que realmente valorizamos o tempo que eles passam conosco. Se eles vão passar um tempo com a NBA, nos certificaremos de que esta seja a experiência mais satisfatória possível, e a Microsoft está nos ajudando nisso.” finaliza DeGennaro.

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48 milhões levando tecnologia gratuitamente para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 200 milhões em créditos de nuvem.

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