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Entrevista | Tendências UX 2022 com Washington Amarilla

A entrevista de hoje sobre Tendências UX 2022 é com Washington AmarillaConsultor de Transformação Digital da AGR Consultores.

Confira a entrevista completa:

1-) (Redação) Para iniciarmos, vamos falar sobre o termo UX. Afinal, em sua visão o que significa o User Experience e qual sua relevância no mercado brasileiro? 

(Washington) Significa toda a experiência de contato com a Marca que os consumidores terão durante a sua jornada de compra on line. Esta experiência precisa ser muito bem elaborada e experimentada, porque irá refletir diretamente no sentimento do consumidor com a marca. É um tema muito relevante tendo em vista o crescimento de vendas no canal digital além do aumento das expectativas e exigências dos consumidores ao efetuar uma compra on line. 

2-) (Redação) Acompanhar as mudanças no comportamento dos clientes, se tornou um grande desafio para as empresas que são centradas nos consumidores. Desta forma e em sua visão, quais serão das tendências de USER Experience para 2022?  

(Washington) As tendências serão fazer um bom uso dos sistemas de Analytics com foco no canal digital para entender como os clientes estão se relacionando com a marca através das plataformas digitais e das redes sociais, além de um investimento cada vez maior em inteligência artificial com o objetivo de prover visões preditivas que auxiliem nas tomadas de decisões dos gestores. 

3-) (Redação) Na ótica de muitas empresas, elevar a experiência e usabilidade do usuário, ainda é visto como um custo e não como um investimento. Neste cenário, quais seriam as suas recomendações? 

(Washington) Não precisa investir na mudança de 100% do canal digital e suas plataformas, pela minha experiência vejo que o melhor caminho é escolher uma plataforma específica para fazer o investimento em UX. Então pode-se fazer um MVP com algumas funcionalidades implementadas e posteriormente pilotar com tudo que é preciso. Após a análise dos resultados ficará mais evidente que investir nesta frente dará um bom retorno e então segue-se com as mudanças para as demais plataformas digitais da empresa.

4-) (Redação) De que forma as empresas podem se preparar para atenderem um consumidor ainda mais digital 2022 e se relacionarem com este novo perfil de consumidor presente em diferentes canais? 

(Washington) Além do investimento em novas tecnologias e sistemas, é fundamental que as empresas invistam em treinamentos para acelerar a mudança na mentalidade de seus colaboradores porque pela minha experiência é cada vez mais evidente que não adianta a empresa ter uma plataforma omnicanal se seus colaboradores ainda não tiverem uma mentalidade digital. 

5-) (Redação) Dentro do segmento de UX, qual é a importância da criação de persona e as entrevistas de campo com os clientes reais? 

(Washington) A criação de personas é fundamental para que os profissionais de UX possam desenvolver soluções direcionadas e mais assertivas para um público específico e as entrevistas de campo ajudam na criação de personas com uma maior representatividade possível com os clientes da marca. O desenvolvimento baseado em personas consistentes, resulta em uma maior conversão nas plataformas digitais. 

6-) (Redação) A UX é uma área que está crescendo muito e quais as recomendações aos profissionais que estão iniciando na área? 

(Washington) Estudem e dominem o design, as novas tecnologias e tendências. Mas principalmente estudem e conheçam muito sobre pessoas, porque no final das contas são elas que ditam as regras!    

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