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Empresa Dn.ia, do Grupo Stefanini, desenvolve motor específico para reconhecimento facial

Novo recurso irá aprimorar o face match, especialmente para uso em processos de onboarding de RH e validações de transações em geral

processamento automatizado de imagens tem avançado no mercado e trazido resultados com impactos diretos e cada vez ágeis para os negócios. E a  dn.ia, empresa do Grupo Stefanini, focada em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de processamento de documentos e imagens, criou um mecanismo específico para aprimorar os recursos da tecnologia de reconhecimento facial, o chamado face match.

A aplicação do face match é cada vez mais presente em cenários de onboarding de Recursos Humanos e validações de transações em geral. À medida que as operações digitais ampliam e se disseminam, torna-se crítica a validação de identidade dos usuários. O objetivo é validar se a face da pessoa que está executando o processo é a mesma da portadora do documento apresentado. Nesse contexto, é possível identificar dois cenários: um deles é integrado ao liveness, quando a foto do cliente é capturada automaticamente durante os processos de prova de vida. Outra forma, é a captura a partir de uma selfie, quando solicitada à pessoa a ser identificada.

O primeiro cenário traz algo mais interativo e o segundo é mais comum, simples e mais intuitivo para ser aplicado. Após análises da aplicação via selfie, a empresa dn.ia desenvolveu um motor para ser executado em servidor para o face match.
Especializada em Visão Computacional – um dos recursos tecnológicos mais completos, que utiliza a Inteligência Artificial (IA) –, a dn.ia passa a oferecer a possibilidade de execução em larga escala deste novo sistema, cuja validação é realizada independente da capacidade de processamento do aparelho do usuário. Com isso, permite-se implantar em nuvem e manter um ambiente com dimensões apropriadas para a carga de trabalho a ser executada. Esse mecanismo possibilita também a aplicação da validação em processos que não dispõem de um aplicativo ou jornada mobile. Ou seja, qualquer aplicação web pode ser integrada facilmente com esse componente.

Assim como a versão mobile, o processo para validação de faces criado pela dn.ia se baseia totalmente em leitura a partir de deep learning e machine learning, com modelos e algoritmos treinados e capazes de responder mesmo sem ter visualizado aquela imagem. Trata-se de uma tecnologia que prescinde da utilização de placas gráficas, conhecidas como GPUs (Graphical Processing Units), e pode ser efetiva, principalmente no momento do treinamento dos modelos.

Esse novo motor dá grande robustez a variações de imagens e de características individuais, com ampla capacidade de generalização para ambos os cenários. Os motores da dn.ia são desenvolvidos em linguagem C++, que aporta duas vantagens bastante significativas, seja na velocidade de execução e otimização no uso dos recursos computacionais ou sem a necessidade de instalação de máquinas virtuais ou ambientes complexos de execução, dado que a implantação se dá por meio da compilação para a arquitetura específica.

“Anteriormente, as tecnologias de prova de vida e face match eram quase uma exclusividade de bancos e financeiras, utilizadas com foco em trazer segurança. E esse é um fator importante, porém conseguimos tornar esse tipo de tecnologia acessível a qualquer empresa. Trata-se de um recurso aliado à experiência do cliente, que trará uma jornada positiva e fluída”, afirma Persio Henrique Sanvito, CEO da dn.ia. “Imagine que na contratação de um colaborador, ele fotografa seus documentos, toda informação é extraída por OCR (reconhecimento ótico de caracteres) e a imagem da foto é armazenada. Com esse sistema implantado, é possível acessar a intranet, marcar seu ponto, passar por uma catraca e qualquer outro tipo de acesso necessário apenas com o reconhecimento facial”, finaliza o executivo.

A dn.ia conta com alta capacidade para automatizar processos que envolvam digitalização, captura e tratamento de imagens de documentos, cheques e prova de vida, tendo como foco aumentar a eficiência operacional, reduzir riscos de fraude e apresentar a melhor experiência para os usuários dessa gama de serviços. Com uma carteira sólida de clientes, principalmente na área financeira, como grandes bancos, a dn.ia atende, de forma abrangente, às exigências dessas instituições, agregando um conjunto de aplicações e motores capazes de extrair a máxima performance de todo tipo de informação de uma imagem ou documento com o uso de elementos da visão computacional, utilizando a tecnologia e a inovação para integrar todas as soluções digitais. A dn.ia também conta com a experiência comprovada em segurança cibernética da Stefanini Rafael, incorporando esse conhecimento também às suas soluções digitais de IA.

Sobre a Stefanini

A Stefanini é uma multinacional brasileira com 34 anos de atuação no mercado, que investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais e auxiliar os clientes no processo de transformação digital. Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações na área de inovação. Atualmente, a multinacional brasileira conta com um amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras de consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e outsourcing (BPO).

Presente em 41 países, a Stefanini é apontada como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral.

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DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel: (11) 5105-7171
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
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Flávia Cunha – flavia@dfreire.com.br

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