E-Commerce & Varejo

Black Friday: conheça o product owner, profissional estratégico para a data

P.O colabora para realizar as melhores entregas

A Black Friday é esperada no mercado com muita expectativa pela movimentação de vendas que promove em todo o mundo. No Brasil não é diferente, e empresas de grande porte já estão com suas equipes alinhadas para que tudo saia dentro do planejado. A data marca um dia exclusivo para compras com economia e os melhores preços do ano. A Gateware, empresa de TI que atende com seus product owners (P.Os) oito grandes players varejistas de renome, espera que as boas expectativas de venda do setor na sexta-feira especial se confirmem. O objetivo, com o evento, é também gerar ainda mais valor para seus clientes, afinal as vendas de 2022, no pós-pandemia, devem crescer em relação a 2021.

Estudo do Méliuz aponta que 91,3% dos brasileiros que responderam à pesquisa devem fazer compras em 25 de novembro e nas proximidades da data. O número é 20% maior do que o registrado em 2021. E, por trás de um grande esforço comercial como esse, há muito trabalho, pois o sistema não pode cair ou haver falhas na comunicação dentro das redes de varejo.

product owner da Gateware Helena Lobo participa desse apoio ao sistema tecnológico de uma rede, que conta com quatro pilares para sustentar a preparação rumo ao grande dia de vendas: planejamento, estratégia, operação e conhecimento do funcionamento das lojas.

“Os projetos principais são liberados antes para que tudo seja planejado com todo o cuidado. Portanto, nos antecipamos no que for necessário. O período que antecede a data é fundamental para verificar as necessidades da empresa e adiantarmos soluções com base nesses quatro pilares. O sistema tem que estar afinado, para que a compra realmente aconteça. Ele é um coração forte da companhia quando se pensa em venda de varejo”, diz.

O P.O faz a comunicação e o relacionamento entre os times que estão desenvolvendo os projetos da empresa e a área de negócios. “No meu caso, acompanho as demandas de pagamentos TEF (transferência eletrônica de fundos) e cartões e também a área de conciliação. Na Black Friday, entramos no calor das vendas, mas de forma mais blindada, nos bastidores, com os preparativos para a super sexta-feira”, explica.

A inserção na cultura da equipe da empresa faz toda a diferença na atuação holística de um P.O, porque o profissional é responsável ainda pela integração de processos. Seu trabalho impacta a cadeia produtiva de todas as lojas, o que é visível no sucesso da operação de cada data especial. “Apoiamos na solução de problemas e, mesmo sendo do braço do outsourcing, estamos inseridos e compreendemos o modo de pensar da empresa. Entender como a operação funciona, qual a expectativa do cliente e o valor do negócio é fundamental para obtermos o resultado e a satisfação do cliente na ponta – o que inspira e impulsiona a manter tudo funcionando e promovendo melhoras”, conta.

É sabido que as grandes datas aumentam o fluxo nas lojas – sejam elas físicas ou virtuais – e também as vendas, com parâmetros bem estabelecidos. “O alinhamento é geral nas operações, mantendo o foco nas metas e entregas. O calendário é bastante rígido nos prazos para implementação das melhorias. Até mesmo os problemas saem dentro do planejado nessas condições, com as correções já previstas e as demandas que temos que tocar, os chamados backlogs. Ou seja, todo o estresse é evitado com a parceria entre todos que estão envolvidos”, destaca.

Etiquetas
Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar