E-Commerce & Varejo

Twilio aponta números e estratégias para lidar com a temporada mais intensa de vendas do ano

Black Friday, Cyber Monday e Natal formam juntas a época de maior pico de vendas do ano, e estratégias de marketing, como o uso de e-mail, precisam ser muito bem elaboradas para aproveitar ao máximo o engajamento com o cliente

Estamos chegando na temporada de final de ano. Esse é um período muito importante para diversas empresas, sobretudo as de comércio varejista, dado que ela engloba as datas de maior pico de vendas do ano: Black Friday, Cyber Monday e Natal. Para se preparar para essas datas, essas empresas investem pesado em campanhas de marketing que buscam atrair cada vez mais clientes e vencer a concorrência. É preciso estar atento às ferramentas e estratégias que permitam aproveitar ao máximo o engajamento do cliente, como o uso de e-mail marketing, e por isso que a Twilio aponta alguns números para se ficar atento e traz algumas dicas para elaborar campanhas mais assertivas. 

Uma das mais importantes ferramentas de engajamento do cliente, ações promocionais e informativas e relacionamento é o e-mail. Mesmo com mais de 50 anos de existência, o e-mail continua sendo o meio de comunicação que tem o ROI (retorno de investimento) mais alto dentre os canais de comunicação e marketing. O Guia de Entrega de E-mail 2022, elaborado pela Twilio, aponta que o retorno com o uso de e-mail é de US$36 para cada dólar gasto. Todas as gerações, de Baby Boomers a geração Z, continuam preferindo o e-mail como meio de comunicação com as marcas. 

Alguns dados de contexto importantes, vindos da Twilio Sendgrid, solução voltada para e-mails e uma das mais importantes plataformas da Twilio, apontam que na Black Friday de 2021, a plataforma processou 6,8 bilhões de e-mails, e na Cyber Monday de 2021 esse número chegou a 7 bilhões. Esses números não param de crescer, sendo os maiores desde a criação do Sendgrid, em 2009. “Um dos clientes Sendgrid é a RD Station, empresa líder de mercado no Brasil e que possui 11 anos de atuação e mais de 40 mil clientes espalhados por 40 países. Eles enviam mais de 1.5 bilhão de e-mails por mês”, comenta Rodrigo Marinho, Regional Sales VP LATAM da Twilio.

Possuir um meio de automatizar o marketing via e-mail e também conseguir aplicar a correta estratégia de comunicação por meio dessa ferramenta é crucial, porém, de acordo com o relatório da Twilio, é preciso ir além quando se fala de estratégias de e-mail marketing, sobretudo para campanhas em datas importantes. O e-mail não pode ser uma solução ao estilo “configure e esqueça”, é preciso se esforçar para aumentar o número de assinantes dessas newsletters, segmentar públicos, traçar passos seguintes na jornada do consumidor e testar novos conteúdos. 

“Dois fatores comumente ignorados, quando falamos do uso de e-mail marketing, é o de que é preciso fazer uma manutenção das rotinas de entrega, para garantir que as mensagens estejam chegando aos destinatários. Nosso guia aponta que chegar à caixa de entrada é responsabilidade do remetente, e por isso há muito que pode ser feito para garantir que as mensagens cheguem às caixas de entrada certas no momento certo; e o outro fator é a preocupação com a jornada do cliente, que precisa sempre seguir para adiante, nunca retroceder. Um e-mail de apresentação não pode ir para um cliente que já está finalizando uma compra”, explica Marinho.

A capacidade de entrega dos e-mails

Um dos mais importantes pontos a se estar atento, aponta a Twilio, é à capacidade de entrega de e-mails, garantindo que ele não vá para uma lista de spams ou seja bloqueado. Para garantir taxas de entregas consistentes, é preciso priorizar constantemente a integridade do programa de e-mail elaborado, mantendo uma reputação positiva de envio e criando experiências de usuário excelentes. Taxas de reclamação de spam acima de 0,08% são consideradas altas, e esses níveis podem levar a uma entrega baixa. É por isso que se deve sempre estar atento às reclamações de spam durante cada campanha, respeitando os destinatários.

Outro ponto de atenção são as armadilhas de spam: endereços de e-mail antigos ou não utilizados que nunca devem receber e-mails. Eles existem porque alguns provedores de serviços de internet e organizações anti-spam plantam endereços de e-mail para pegar spammers e compradores de listas. Quando esses e-mails recebem um material de marketing, eles classificam sua mensagem como spam e as entregas de e-mails daqueles remetentes são prejudicadas. Ter e-mails de armadilha em um mailing é um sinal claro de que esse mailing não está sendo bem nutrido e gerenciado. É preciso avaliar os e-mails enviados pelo engajamento que eles retornam.

Algumas dicas extras

Além das atenções que já foram pontuadas, os especialistas da Twilio ainda apontam que é preciso se certificar de alguns pontos:

  • É preciso se certificar que os IPs sejam capazes de lidar com os aumentos de volume de e-mails, comuns ao período de ações de marketing. Esse é o momento de trabalhar uma campanha de reengajamento dos clientes, garantindo que as listas estejam limpas e atualizadas;
  • É importante usar todos os canais de contato que se tem à disposição, como redes sociais e SMS para comunicar sobre promoções. O e-mail pode ser um foco importante, mas é preciso estar pronto para atender ao consumidor onde ele preferir;
  • Personalizar os e-mails para cada campanha é muito importante, pois as taxas de conversão para esses casos são 6 vezes mais altas;
  • É preciso fazer testes de desempenho nos envios de e-mails, tendo planos B para comunicações de marketing. De acordo com o material “Email Marketing ROI: What leads to better returns?”, as taxas médias de abertura de e-mails marketing, para todos os setores, são de 21,33%. Isso indica que os destinatários excluem a maioria das mensagens de marketing sem abri-las. É preciso evitar isso ao máximo.

Esses foram apenas alguns dos insights presentes no Guia de Entrega de E-mail 2022, que pode ser conferido na íntegra no link.

Sobre a Twilio     As empresas líderes da atualidade confiam na Plataforma de Engajamento do Cliente (CEP) da Twilio para construir relacionamentos diretos e personalizados com seus clientes em todo o mundo. As principais APIs de comunicação da Twilio permitem que as empresas se envolvam com seus clientes por meio de voz, conversas, mensagens, vídeo e e-mail.

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