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A Black Friday 2023 será um sucesso!

O título chamou a sua atenção, certo? Mas eu prometo que não é um clickbait. Em 2022, a
Black Friday teve sua primeira queda de faturamento, 23% menor que 2021, segundo pesquisa
da NielsenIQ|Ebit. Porém, a edição 2023 tem tudo para ser um sucesso.
Se em 2022 havia instabilidade econômica provocada pelas Eleições Presendenciais no Brasil
e a seleção brasileira estreou na Copa do Mundo de 2022 na véspera da Black Friday, em
2023 o calendário está exclusivamente dedicado para esse tradicional dia de ofertas.
Quer saber o que esperar para este ano? Não sabe como se preparar? Falo sobre isso e muito
mais nas próximas linhas.

O brasileiro está disposto a comprar na Black Friday 2023

Após um ano turbulento para o país, o brasileiro está ansioso para comprar na Black Friday 2023.

É o que aponta estudo feito pela MField com 2.300 pessoas, revelando um crescimento
de 32% na população que pretende comprar no dia 24/11/2023.

Outros fatores como a desaceleração da inflação e queda da taxa SELIC deixam varejistas e
consumidores mais animados. E isso é evidenciado por uma pesquisa do Google, em parceria
com a Offerwise, que revela que um em cada quatro consumidores esperam gastar mais
de R$ 1.000 na Black Friday deste ano.

Apesar de toda a polêmica que envolve os preços praticados por muitos lojistas nesse dia, a
Black Friday continua sendo uma das principais datas do ano para o comércio, especialmente o
comércio eletrônico.

E se o cenário se mostra favorável à compra, é preciso se preparar para que a data represente
um crescimento nas suas vendas e não o fatídico dia que acabou com a reputação da sua
empresa. Confira algumas dicas de como aproveitar ao máximo a Black Friday.

Garanta a melhor experiência ao cliente na Black Friday

Investir na Black Friday sem se preocupar com a experiência do cliente é o verdadeiro “tiro no
pé”. O Reclame Aqui, por exemplo, registra elevadas taxas de reclamações nessa data. Em
2022, “propaganda enganosa”, “atraso na entrega” e “não recebimento dos produtos” foram as
queixas mais comuns.

Então, garanta que a sua empresa está preparada para lidar com um alto volume de compras
num único dia, que o seu e-commerce consiga suportar um elevado número de acessos e que
há estoque suficiente do produto ofertado.
Além disso, invista na capacitação do seu time de pós-venda para que eles garantam a melhor
experiência possível aos consumidores e, quando algum problema acontecer, ela não seja
impactada.

Não entre para a lista da Black Fraude

O ponto de partida para aumentar suas vendas na Black Friday é oferecer uma redução real no
preço. A possibilidade de comprar mais barato faz os consumidores aguardarem por esse dia.
A mesma pesquisa do Google/Offerwise, aponta que o preço mais baixo é determinante
para a compra nessa data para um em cada quatro entrevistados.
No entanto, você se engana se acredita que ainda há espaço para enganar o consumidor. Eles
já acompanham a evolução do preço do produto desejado e sabem identificar se o “desconto”
oferecido é, de fato, um desconto. A decisão é sua, mas um aviso: entrar para a lista da Black
Fraude trará impacto não só nas suas vendas, mas na reputação da marca.

Antecipe-se à data da Black Friday

Mesmo com a queda de faturamento na data, o período do “esquenta” da Black Friday em 2022
registrou alta de 8% nas vendas, o que reforça a importância de se antecipar à data e iniciar
uma campanha de divulgação de ofertas a partir do mês de outubro.
Também é importante reforçar que, nessa “Black Friday antecipada” há uma menor
competitividade,o esforço para atrair e reter a atenção do cliente é menor e o consumidor ainda
não tem acesso às grandes ofertas da concorrência.

Prepare suas redes sociais

Antes de qualquer compra, o consumidor pesquisa a reputação da empresa.
Naturalmente, as redes sociais tendem a ser a primeira etapa dessa busca. E o que você deve
fazer? Investir em provas sociais (depoimentos de clientes), fazer reviews dos produtos,
reforçar a força e credibilidade da marca, criar publicações explicando políticas de garantia,
troca e reembolso, etc.

Agora, se você quer ir além e investir em uma estratégia com alto potencial de sucesso, invista
na contratação de influenciadores que irão transferir a reputação deles para a sua marca.
Porém, é necessário todo um estudo para identificar o perfil de influenciador que se conecta
com seu público e com os valores da empresa.

Estimule as avaliações dos consumidores

As pessoas compram por indicação. Diante da dúvida de optar pela empresa/produto X, Y
ou Z, o consumidor dará preferência àquela em que encontrar avaliações positivas. Então,
estimule a criação desse tipo de conteúdo.
Você pode simplesmente pedir para o cliente marcar a empresa nos stories, oferecer um
cupom de desconto na próxima compra em troca de uma avaliação no Google Meu Negócio,
colocar o seu time de pós-venda para pedir essa avaliação via WhatsApp, entre outras ações.

Seja omnichannel

Uma empresa omnichannel é aquela que tem todos os seus canais de venda e de
comunicação integrados, permitindo que o cliente compre no site, nas redes sociais ou no
WhatsApp e retire na loja ou compre na loja e receba em casa, etc.

Para ter sucesso na Black Friday é fundamental entender que o consumidor amadureceu, que
ele já dispõe de ferramentas que o permitem entender se uma empresa é séria ou não, se ele
está sendo enganado ou beneficiado. Enfim, o cliente está mais exigente, mas um bom
preço sempre vai fazer os olhos brilharem.


*Carolina Fernandes é CEO da Cubo Comunicação, palestrante, host do podcast A tecla SAP
do Marketês, mentora do curso Marketing para Empreendedores e especialista em Marketing &
Comunicação com mais de 20 anos de atuação passando pelas áreas de assessoria de
imprensa, agência de marketing e mundo corporativo.

Fontes:
Pesquisa NielsenIQ|Ebit.
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/no-brasil-black-friday-enfrenta-sua-primeira-
queda-desde-o-inicio-das-promocoes

Estudo Mfield
https://www.meioemensagem.com.br/marketing/black-friday-2023

Pesquisa Google/Offerwise
https://insideevs.uol.com.br/news/659217/brasil-mobilidade-eletrica-pesquisa-
google/#:~:text=Os%20brasileiros%20enxergam%20os%20carros,quais%20eles%20gostariam
%20de%20ser.

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Carolina Fernandes

Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação, palestrante, especialista em Marketing & Comunicação, com mais de 20 anos de atuação passando pelas áreas de assessoria de imprensa, agência de marketing e mundo corporativo entendendo as necessidades como cliente e acredita que o papel das agências do futuro seja criar soluções personalizadas para resolver as dores das marcas, do mercado e das pessoas.

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