Gestão Estratégica

Tendências da Black Friday 2022: Como faturar nesta época do ano

Black Friday é uma das datas mais esperadas pela população brasileira, ao menos 50% dos consumidores pretendem comprar algo neste ano. Ela acontece no dia 25 de novembro, sempre na última sexta-feira do mês de novembro.

Após a pandemia, o comércio está com o investimento reforçado em lojas físicas, além disso, a Copa do Mundo inicia alguns dias antes da data comercial. As chances de se obter um ótimo faturamento são grandes e chegam cada vez mais perto da realidade. Mas, como pensar além e conseguir bons resultados?

Confira as tendências abaixo que trazem as principais estratégias para gerar uma boa experiência ao seu consumidor e alavancar as vendas.

Para obter um bom lucro nesta Black Friday é preciso que os varejistas e demais empresas que tenham seus produtos e serviços alinhados às necessidades e preferências de seus  consumidores. Uma pesquisa foi realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), após a pandemia,  mostrou que a circulação dos clientes em comércios e lojas físicas aumentou em torno de  28%  nos estabelecimentos de rua e 40% nos shopping centers. As vendas online e pelo e-commerce também se mantiveram em crescimento, com o aumento de 12,6% no primeiro período trimestral de 2022.

Ao se observar os dados citados, é importante levar em consideração o comportamento do consumidor para traçar uma estratégia de sucesso. Os números mostram que a previsão de vendas pode ser trabalhada nos meios físicos e digitais, com grandes chances de conversão.

Conheça as principais tendências da Black Friday de 2022  para colocar em prática

  1. Invista em omnicalidade

O público busca os mais diversos canais de atendimento para falar com uma marca, em períodos de promoção é normal que se fortaleça o acesso aos chats, Direct do Instagram, Whatsapp, Telegram, para verificar o preço de serviços e produtos, além da busca por mais informações.

Primeiramente o consumidor realiza uma pesquisa de valores em relação à sua intenção de compra, mas o desempate nem sempre está no preço, e sim na experiência. A omnicalidade faz com que uma pessoa escolha uma marca por conseguir se comunicar com ela, e nem sempre a concorrência oferece o melhor atendimento. A experiência faz a diferença.

  1. Experimente o Social Commerce

O Social Commerce nada mais é do que a venda direta pelas Redes Sociais. Essa é uma estratégia que tem conquistado o público das mais diversas idades, mas é preciso entender em qual rede está o seu consumidor. Por exemplo, o público que utiliza o Instagram tem a faixa etária entre 16 a 29 anos, e as vendas são direcionada aos adolescentes e jovens adultos. Enquanto isso, no Facebook houve um envelhecimento entre seus usuários, visto que jovens abandonaram a plataforma e migraram para o Tiktok e o Instagram.

As vantagens de realizar vendas pelas Redes Sociais é trazer a humanização como um diferencial, além de poder interagir com os clientes para retirar dúvidas e atender outras solicitações. Segundo pesquisa do We Are Social, os brasileiros passam em média 3 horas nas Redes Sociais todos os dias.

Quais Redes Sociais é possível utilizar?

– Instagram

– Marketplace do Facebook

– Whatsapp

– Pinterest

  1. Ofereça previsão de entrega

Durante a Black Friday os pedidos aumento e a demanda de entrega do seu negócio pode passar do usual. É necessário se programar e considerar um volume maior de compras, sendo assim, verifique o estoque de produtos. Caso o seu negócio ofereça serviços e não trabalhe diretamente com entregas, saiba a disponibilidade e a quantidade de ofertas que consegue realizar.

Na era do imediatismo, a maioria das pessoas acaba comprando um produto pela rapidez de entrega e principalmente pelo valor do frente, que muitas vezes é gratuito ou com um valor muito menor ao da concorrência. Considere um valor justo para o seu consumidor e escolha de antemão como será a entrega do produto.

  1. Entregue vantagens agregadas

Nesta data, as compras realizadas por impulso aumentam. O consumidor nem sempre tem a necessidade de obter o produto, mas quando encontra vantagens agregadas a ele, acaba considerando a utilidade e adquire o que lhe foi ofertado.

Os descontos são uma das vantagens mais procuradas. O poder de influência ao ler frases como “valor pela metade do preço” ou “75% de desconto” é extramente alto. Além disso, pessoas que não estão seguras de sua decisão mudam a linha de pensamento para uma compra positiva.

Os brindes também acabam conquistando os clientes. A experiência de se obter algo e ganhar outro item sem gastar nada a mais por aquilo, gera uma experiência de satisfação. Oferecer algo útil, como uma simples caneta ou um chaveiro, soa como um benefício a mais.

 Sobre a Nexcore

A Nexcore nasceu há 10 anos com o propósito de construir a melhor plataforma de comunicação entre empresas e pessoas com a máxima experiência no relacionamento. A empresa paranaense de tecnologia é referência no segmento no Brasil e desponta também no cenário internacional, já presente na Colômbia, México, Angola, Alemanha e Moçambique. É parte da estratégia de CX (customer experience) de 200 empresas, com uma rede de mais de 20 mil usuários ativos em instituições nacionais e internacionais em diversos segmentos. Por meio da plataforma omnichannel Nexus Omni Cloud, ajuda a transformar a comunicação entre empresas e consumidores de forma simples, inteligente e humanizada. Mais informações: www.nexcore.com.br.

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