Comportamento do ConsumidorCustomer

Oito em cada dez brasileiros das classes C e D pretendem consumir na Black Friday, aponta pesquisa da Superdigital

Depois de meses difíceis e de consecutivas quedas no indicador que mede as vendas no varejo, devido a pandemia, o comércio espera ansioso pela Black Friday.

  • Intenção de compras é 14 pontos percentuais maior que a do ano passado
  • 38% devem gastar mais de R$ 1 mil
  • TV e eletrodomésticos são os itens de preferência de compra para 35%

Depois de meses difíceis e de consecutivas quedas no indicador que mede as vendas no varejo, devido a pandemia, o comércio espera ansioso pela Black Friday. E, de acordo com pesquisa da Superdigital – fintech do Grupo Santander com foco em inclusão financeira, com mais de 1,6 milhão de contas ativadas – a data deverá apresentar melhor resultado este ano quando comparado a igual período de 2019, pelo menos entre os consumidores das classes C e D.

A pesquisa da Superdigital ouviu 1.339 pessoas entre os dias 4 e 8 de novembro, em todas as regiões do Brasil, e revelou que 82% dos consumidores das classes C e D pretendem aproveitar as promoções de Black Friday.

Você pretende comprar algo na Black Friday deste ano?

Gráfico Fonte: Pesquisa Superdigital

O número é 14 pontos percentuais maior ante o registrado no ano passado, quando a pesquisa indicou que apenas 68% dos consumidores dessas classes sociais pretendiam comprar na data.

Quando perguntados sobre os valores que estão dispostos a gastar neste ano, 38% dos participantes disseram R$ 1 mil, 29% disseram que os gastos deverão ficar entre R$ 500 e R$ 1 mil e 22% apontaram entre R$ 200 e R$ 500. Outros 11% dos entrevistados devem limitar as compras em até R$ 200.

Quanto você pretende gastar?

Gráfico Fonte: Pesquisa Superdigital

Entre os itens mais desejados neste ano estão TVs e eletrodomésticos, com 35% das intenções de compras; aparelhos celulares (25%); vestuário e acessórios (16%); e viagens (2%). Já 22% responderam que devem comprar outra coisa.

O que você pretende comprar?

Gráfico Fonte Pesquisa Superdigital

O levantamento da Superdigital mostrou também que as compras pela internet têm ganhado cada vez mais destaque entre os consumidores, já que metade dos entrevistados prefere este canal.

Onde pretende comprar?  

Fonte gráfico: Pesquisa Superdigital

Quando questionados sobre a forma de pagamento, 35% dos respondentes informaram que vão pagar no cartão de crédito, 33% no parcelado, 29% à vista, e 3% no cartão pré-pago.

Como pretende pagar?

Fonte Gráfico: Pesquisa Superdigital

A pesquisa também indicou que parte relevante dos consumidores das classes C e D (83%) pesquisam os preços dos produtos que pretendem comprar para saber se o valor na Black Friday significa mesmo uma boa promoção.

Você está pesquisando o preço antes para saber se realmente os valores estarão mais baratos na data da compra?  

Gráfico Fonte: Pesquisa Superdigital

De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital, as vendas neste ano devem superar facilmente as expectativas registradas no ano passado. “Com a pandemia, muitas pessoas, com medo do futuro financeiro, da perda de emprego, adiaram as compras e devem aproveitar a data. Somado a este cenário, vemos que os brasileiros têm visto boas oportunidades na Black Friday e estão mais dispostos a gastar”, afirma a executiva.

“A pandemia também acelerou alguns processos em curso. Um deles é o consumo pela internet e aplicativos. A digitalização dos pagamentos está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e as ferramentas de inclusão financeira, como a Superdigital, têm sido importantes neste cenário de mudança”, completa Godoy.

_____________________________________________________________

Sobre a Superdigital

A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,6 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.

Relações com a Imprensa – Superdigital

  • Licia Martinez – licia@lmpartners.com.br | imprensa@santander.com.br | (11) 99241-3070
  • Evandro Ribeiro – evandroribeirojornalista@gmail.com | (13) 98132-6511

Fonte Imagem Capa: Freepik

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar