Vendas no Natal: como atender às altas demandas já impulsionadas durante a Black Friday
Por Ana Paula Emmerich, sobre Vendas no Natal
A espera por um marcante pico de vendas na Black Friday e no Natal era a grande aposta para as vendas anuais no comércio eletrônico. Com o mercado totalmente aquecido, impulsionado diretamente pelo distanciamento social desde março, muitos consumidores e empresas já se preparavam para vivenciar a maior temporada de vendas do ano de forma totalmente digitalizada. E o cenário esperado não se fez diferente: em comparação ao último ano, o crescimento de compras na Black Friday nos e-commerces em 2020 foi de 25,1%, segundo a consultoria Ebit|Nielsen.
Essa grande demanda no varejo on-line já se apresenta como uma regra de mercado para os meses de novembro e dezembro. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 70% dos consumidores do Reino Unido declararam que pretendem realizar as compras para o feriado de forma digital, e esse cenário também pode ser visto no Brasil. Por isso, novas oportunidades devem ser aproveitadas para se tornarem diferenciais em um mercado extremamente competitivo, a fim de atrair e reter compradores em potencial, que buscam por dicas de presente para a época natalina, por exemplo.
Dessa vez, uma estratégia relevante adotada pelos e-commerces na Black Friday, e que merece ser destacada em comparação aos anos anteriores, foi a antecipação de ofertas e também de consumo. Neste ano, muitas lojas realizaram o que podemos chamar de “esquenta”, um artifício para antecipar o que já pode ser esperado nas próximas temporadas e que também poderá ser visto na grande data de compras seguinte: o Natal. Como esperado, as vendas bateram recordes!
Por isso, neste período, muitos são os motivos para que o e-commerce esteja estrategicamente preparado para vivenciar o alto movimento de vendas. Com tamanha proximidade entre os picos de demandas, a necessidade de uma organização que abranja todos os lados é imprescindível, uma vez que os aspectos a serem levados em conta são abundantes e precisam ser estruturados em um curto período de tempo. Assim, antecipar e controlar os desafios que podem atrapalhar os negócios se faz de extrema importância.
Um dos fatores que pode impactar toda a cadeia comercial é a logística. Com grandes volumes de mercadorias sendo compradas e transportadas, qualquer interferência no prazo de entrega pode prejudicar a reputação da marca. Por isso, contar com um parceiro preparado é de extrema importância para o sucesso das vendas.
Ter a garantia de que as entregas de Natal chegarão em tempo hábil, além de impulsionar os lucros para a época, também garante maior possibilidade de fidelização do cliente, que irá atrelar a sua marca à confiança e à satisfação por receber o produto no tempo esperado.
Podemos elencar abaixo algumas dicas para que a estratégia de envio esteja bem orquestrada durante esse período:
- Certifique-se que o operador logístico irá garantir a entrega com eficiência antes do Natal. Para isso, analise quando é o último dia viável para receber os pedidos considerando o tempo de envio para que a encomenda chegue ao destinatário no prazo esperado. Essa data deve ser muito bem informada para que os clientes não se frustrem.
- Mantenha suas políticas de envio de remessa claras e competitivas. Comunique no site todos os processos necessários para a liberação da remessa e inclua informações sobre as opções de envio em sua página oficial. Além disso, é indicado oferecer um serviço de rastreamento para que o consumidor possa acompanhar a entrega dos produtos.
- Conheça seus picos: mapeie períodos de altas prováveis no tráfego de mercadorias e se prepare com antecedência. Depois, trabalhe para garantir que sua loja possa lidar com o aumento da atividade de vendas e do transporte de mercadorias.
- Otimize seu site! Não há nada mais desagradável para os consumidores do que navegar em um ambiente digital com lentidão. Por isso, tome as medidas necessárias para acelerar o tempo de carregamento das ofertas na página e otimizar a experiência do cliente.
- Saiba o que está em seu estoque. Caso algum produto acabe, por exemplo, é preciso garantir que essa informação seja atualizada rapidamente na plataforma comercial e que todas as outras operações funcionem de forma rápida e eficaz, automatizando a atualização de produtos disponíveis de acordo com o inventário.
Outra grande questão tática para aqueles que desejam um bom desempenho é analisar as possibilidades de vendas por meio do e-commerce cross border. Integrante do grupo de processos que foram profundamente acelerados pela digitalização e globalização, o trâmite logístico global deve acontecer de maneira tão eficaz quanto ocorre nacionalmente. Por isso, conte com um parceiro logístico com experiência e qualidade na entrega internacional.
No contexto atual, com o comércio digital aquecido, a chegada de mais uma alta temporada de vendas se mostra como uma ótima oportunidade de crescimento e fidelização de clientes. Assim, lembre-se de que o centro de atendimento é o motor dos negócios e tenha a certeza que tudo estará preparado e perfeitamente ajustado para as operações de fim de ano.
*Ana Paula Emmerich é gerente comercial & eCommerce da DHL Express.