Inteligência Artificial

Mensagens de RCS: Operadoras de telefonia móvel ampliam em 37% a taxa de conversão

Novo estudo da Upstream aponta o crescimento da adoção de RCS, em relação ao SMS, para engajar e atrair clientes nas campanhas de marketing

As mensagens de Rich Communication Services (RCS) serão responsáveis pelo crescimento do faturamento das operadoras de redes móveis e se tornarão um canal vital para anunciantes que buscam aperfeiçoar o contato com os consumidores e aumentar a taxa de conversão. É o que aponta o novo estudo publicado pela Upstream, especialista em automação de mobile marketing, que explora a emersão das mensagens interativas como uma parte vital do marketing digital

O uso de RCS permite que as operadoras de redes móveis e os anunciantes criem mensagens de mídia interativa altamente segmentadas, que podem ser personalizadas para engajar e converter usuários. As métricas de performance, incluindo taxas de abertura e interações de mensagem, também podem ser usadas para ajudar anunciantes a otimizar o conteúdo para impacto máximo. 

Os dados da Upstream indicam que o RCS está se tornando uma ferramenta indispensável para ajudar anunciantes a se conectarem com os usuários em nível pessoal, apresentando taxa de cliques (CTR) de até 22,2% e um aumento de 37% em taxas de conversão em relação ao SMS tradicional em uma série de campanhas  executadas em diversos setores. 

“As audiências são muito fragmentadas e esperam comunicação personalizada. Ainda não existe um único canal que preencha todas as necessidades eficientemente, então é necessário adequar a comunicação em diferentes canais para maximizar o engajamento. O RCS traz singularidade para qualquer estratégia  multicanal, combinando capacidades de mídia interativa de canais digitais e engajamento hiper personalizado do mundo do SMS.”, diz Kostas Kastanis, vice-presidente executivo da Upstream.

Essa tendência emergente em direção às mensagens interativas para dispositivos móveis acontece quando cookies de terceiros, que já foram o pilar do marketing digital, estão perto de serem extintos. Com isso, os anunciantes não poderão mais utilizar cookies de terceiros, o que significa que, ao invés de alcançar maiores audiências com campanhas de marketing amplas – e muitas vezes superficiais -, eles terão que criar experiências engajadoras e altamente personalizadas para ampliar a base de dados primários de clientes. 

Compatível com o Mobile Subscriber Integrated Services Digital Number (MSISDN), que é o número de celular de cada usuário, o RCS permite que operadoras de redes móveis verifiquem a identidade dos inscritos, facilitando a entrega de mensagens segmentadas e personalizadas. 

“É hora das operadoras de redes móveis capitalizarem os desenvolvimentos do ecossistema de anúncios digitais e assumir o papel de liderança nisso. Elas estão posicionadas de forma única para fazê-lo por meio de sua base de milhões de inscritos e canais próprios como RCS e SMS. Usar plataformas de tecnologia que permitem executar campanhas multicanal eficientemente – e pelos números – é um passo em direção a esse objetivo, e ajudará a fazer com que o faturamento dispare nos próximos anos”, conclui Kastanis.

A Upstream é uma das parceiras oficiais do Google habilitada para mensagens de RCS e é reconhecida como um dos players chave no ecossistema RCS pela GSMA. No Brasil, um dos principais mercados de RCS no mundo, a Upstream é a maior fornecedora da tecnologia.

Para ter acesso ao levantamento completo, acesse o link.

Sobre a Upstream

A Upstream é uma empresa líder em tecnologia na área de mobile marketing nos principais mercados emergentes do mundo. Sua plataforma de automação de mobile marketing, a Grow, única em seu gênero, combina inovações na área de automação de marketing e dados, segurança contra fraudes de publicidade online e comunicação digital multicanal destinada a criar experiências personalizadas para o consumidor. Com mais de 4 mil campanhas de mobile marketing de sucesso, o time da Upstream ajuda seus clientes, empresas líderes de mercado, a se comunicar de forma mais eficaz com seus consumidores, expandir as vendas online e aumentar sua receita. As soluções da Upstream impactam 1,2 bilhão de consumidores em mais de 45 países da América Latina, África, Oriente Médio e Sudeste Asiático.

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