Marketing Digital

Marketing Digital: As habilidades que o novo profissional precisa ter

Por Bruno Campos de Oliveira, CMO da ADSPLAY

Se você está considerando uma carreira em marketing, pode estar se perguntando se seu conjunto de habilidades e especializações profissionais são ideais para a área. O marketing digital hoje é diferente de apenas alguns anos atrás, o que significa que, embora certas habilidades (como criatividade e comunicação) ainda sejam importantes e aplicáveis, há uma série de outras competências mais recentes que os empregadores estão procurando na hora de contratar. 

Uma coisa legal de se falar é sobre o conceito de profissionais ambidestros. No Vale do Silício, o autor e empreendedor Steve Blank, fala muito sobre “ambidextrous organizations”. Basicamente, ele diz que no mundo atual não existe mais espaço para empresas que só fazem inovação ou ainda, para empresas que só focam em melhorar eficiência operacional. Esse conceito diz que sempre devemos nos organizar em proporções que façam sentido, entre dois tipos de atividade: Explotation e Exploration. 

Podemos entender que explotation é quando pegamos algo, testamos, aprendemos com aquilo, aprimoramos, testamos de novo e por aí vai. É a inovação e exploração de melhorias, mas focada sempre em algo existente como, por exemplo: “como podemos fazer melhor nosso trabalho?”. Já em exploration, o conceito considera que é preciso ir atrás de algo completamente novo, que vai mudar como as coisas são feitas. Então, é como se exploration pagasse nosso salário e explotation, a nossa aposentadoria.

No mundo do profissional é preciso mesclar os pensamentos: você pode ser a pessoa mais técnica do mundo, mas é importante pensar fora da caixa se quiser ser um profissional de ponta. Isso vale para quase tudo, ainda que seja do senso comum dizer que tal discurso faz mais sentido para a economia criativa do que para médicos, por exemplo. Mas vale observar: um médico pode ser o cirurgião mais técnico do mundo, não errar nada. E simplesmente travar diante de um problema inédito como uma doença ou vírus que não existia até ontem.

Outra coisa que acho essencial considerar atualmente, é o lifelong learning, que se trata da ideia de que o profissional do futuro tem que estar sempre aprendendo. Não faz mais sentido sair da faculdade e achar que acabou o estudo por aí. Os melhores profissionais nunca param de aprender e, além disso, são bons resolvedores de problemas, afinal, no fim do dia, independentemente de serem simples ou complexos, as pessoas são pagas para resolverem o problema de outras pessoas

Quando falamos em soft skills, a filosofia Ikigai cabe como uma luva. Em uma tradução livre, a palavra Ikigai em japonês significa “razão de ser”. A versão ocidental do Ikigai, diz que é possível encontrar o seu propósito e sua carreira dos sonhos analisando 4 fatores principais: o que eu amo fazer, o que faço bem feito, o que o mundo precisa e o que posso ser pago para fazer. É um desafio, mas quando se encontra algo que para abranger estes 4 aspectos, você encontra seu Ikigai e se torna não apenas um bom profissional, como uma pessoa completa. 

Bruno Campos de Oliveira é CMO da ADSPLAY. É formado em Marketing pela EACH-USP e se especializou em digital através de imersões diretamente no Vale do Silício – EUA. Também concluiu o xBA, Xponential Business Administration, ministrado pela StartSe University (EUA) e Nova SBE (Portugal). Há mais de dez anos trabalha com marketing digital, mídia de performance, e-commerce, tendo a oportunidade de trabalhar com diversas grandes marcas no Brasil e no exterior. É professor e embaixador de digital marketing da Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia no Brasil e co-autor do livro “Mídia Programática de A a Z”, o primeiro livro impresso sobre o tema no Brasil.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar