Dia do Consumidor: Qual é a sua importância? 21 profissionais respondem!
Homenagem Especial ao Dia Internacional do Consumidor - 15 de Março com 21 profissionais de mercado relatando suas opiniões.
O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março e estamos em plena ERA DO CLIENTE. As empresas estão ampliando fortemente suas estratégias com ações voltadas aos consumidores, implantando frentes de customer experience e evoluindo para uma cultura efetivamente centrada no cliente (Customer Centric).
Ao longo da semana, o Portal Customer, estruturou diversas ações comemorativas e em homenagem ao “Dia do Consumidor“. Nesta ação inicial, convidamos diversos profissionais para relatar em uma frase, qual a importância do “Dia do Consumidor” e por quê?
Abaixo, compartilhamos os relatos dos profissionais. Confira!
“Levando em consideração que diferente de alguns anos atrás as opiniões e desejos do consumidores vem obtendo muito mais destaque nas decisões e direcionamentos que as empresas têm tomado para o seu negócio. Estas precisam se destacar no mercado para conseguir fidelizar os atuais e também para atrair novos clientes. Esta data é importante, porque traz ainda mais visibilidade ao ativo mais importante da empresa que são os seus clientes, porém não devemos limitar isto a somente um dia, dia do consumidor é todo dia!” – Leonardo Emiliano de França – Coordenador de Customer Support – Xerpa
“A Whirlpool, como dona das duas maiores marcas de eletrodomésticos do País – Brastemp e Consul, há mais de 100 anos tem o compromisso de oferecer soluções para que nossos lares sejam mais confortáveis e acolhedores. No Dia do Consumidor, como em todos os outros do ano, entendemos que nosso dever é nos colocar no lugar dos nossos consumidores e atender às suas expectativas e necessidades.” – Renato Cerri – Porta Voz Whirlpool
“O mais importante numa relação com o cliente é entender o que ele não disse à sua empresa. – “Conhecer o cliente” é um conselho de grande destaque, mas num mercado altamente competitivo como de hoje e
que coloca poder na tomada de decisão do cliente, é mais importante do que nunca entender seus comportamentos progressivamente.
Isso porque, as análises e as ações das empresas formadas a partir de dados, fornecem possibilidades extraordinárias de entregar aquilo que é personalizado ao cliente. Esse resultado atrai um olhar diferenciado ao negócio à medida que ele busca uma experiência com interações relevantes, empáticas e em tempo real.
O Dia do Cliente traz a importância de ficar mais próximo desse público, seja online quanto off-line, por se tratar de um grupo em constante mudança. Esse grupo adota novas exigências em cada etapa da transformação social e cobra um posicionamento diferente às empresas que busca se fidelizar. Cabe a nós, profissionais de gestão do sucesso e da experiência do cliente, avaliar novas oportunidades, os riscos
durante esse trabalho e sempre trabalhar com velocidade, não deixando de lado a criatividade. – Douglas Domingues – Head of Customer Success – Conexa Saúde e Colunista Portal Customer
“O Dia do Consumidor é uma data muito importante, pois destaca os direitos do consumidor, como: informação, segurança, liberdade de escolha e ser ouvido, com essa data é possível homenagear os clientes, neste momento, o comércio aproveita a data para oferecer descontos, ofertas, promoções e condições especiais de compra.” – Carlos Henrique Lourenço da Silva – Coordenador de operações – Tel Telemática
“O consumidor deve estar cada vez mais no foco dos negócios, somente assim a cultura centrada nas relações de consumo será efetiva. O Dia do Consumidor ajuda a reforçar esse direcionamento e lembrar que, além das estratégias implementadas em busca do melhor relacionamento com o consumidor, é preciso ter como primeiro compromisso o respeito aos seus direitos.” – Mirella Marchi – Gerente de Comunicação e Relacionamento da NISSIN FOODS DO BRASIL – NISSIN FOODS DO BRASIL
“Esta data é de grande relevância e nos leva a refletir sobre o quanto a sociedade evoluiu nos últimos tempos, e a importância do nosso papel por meio da educação. Dentro dos oito princípios da Ânima, organização educacional da qual a Una faz parte, o aluno é o centro da escola e o professor a nossa grande inspiração. Assim, buscamos oferecer experiências transformadoras criando valor para cada um dos alunos e alunas, com resultados mais eficientes e eficazes em suas jornadas, potencializadas por plataformas e modelos de negócios diferenciados. Em 60 anos de atuação, seguimos sempre aprimorando a forma de oferecer formação profissional e também pessoal aos nossos estudantes, criando de forma prática valores que serão fundamentais para que possam contribuir com o mercado e toda a sociedade. É assim que, juntos, transformamos o país pela educação.” – Rafael Ciccarini – Reitor – Centro Universitário Una
“Exaltar a importância dos direitos do consumidor e segurança na informação.” José Igor Andrade da Silva – Supervisor de Cobrança – Tel Telemática
“É preciso lembrar que a preocupação indispensável com a experiência proporcionada pelas empresas aos maiores interessados em seus serviços ou produtos, sem dúvida é focar no cliente! Evidentemente o equilíbrio entre a efetividade tecnológica e a complexidade humana é o segredo para se extrair o que há de mais valioso desses dois componentes.” – Régis Lima – Diretor Executivo – Lumen IT
“A data, cada vez mais relevante para o público, é uma ótima oportunidade de trazer o cliente para ainda mais perto da marca com experiências relevantes e consistentes. Voltado para celebrar os direitos dos clientes, o Dia Internacional do Consumidor também pode servir para as empresas empregarem boas práticas de relacionamento com seus consumidores e realizarem campanhas com o objetivo de melhorar o engajamento do público, apostando na fidelização e impulsionando as vendas do primeiro semestre do ano.” – Núbia Mota – Head de Marketing e Novos Negócios da Magento
“O Dia do Cliente representa o player principal no mundo dos negócios. O cliente deve sempre ser o foco. No final do dia, é sempre ele quem decide se o valor colocado em seu produto/serviço é válido. É ele quem avalia e dá o feedback sobre como sua empresa se posiciona e sobre como é o relacionamento empresa – consumidor. Tudo que é feito, todos os processos devem ter como objetivo impactar o cliente de forma positiva.” – Ewerton Vila Nova – Analista de Marketing da Sabor das Índias
“O Dia do Consumidor abre o calendário de datas lucrativas para o comércio, o que é muito importante, especialmente no momento que estamos vivendo. Mas, é fundamental olhar para além do faturamento e pensar em formas de agregar valor à jornada dos consumidores, mantendo a essência da data.” – Rafael Souza – CEO Ubots
“O Dia do Consumidor é um lembrete necessário para as empresas pautarem suas estratégias e ações no ponto de vista do consumidor, pois é somente entendendo seus anseios é que se terá condições de permanecer num mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.” – Letícia Guarnieri – Diretora de Novos Negócios – Korin
“O dia do consumidor é uma oportunidade de aquecer as vendas, já que se tornou praticamente uma Black Friday do primeiro semestre. Os consumidores buscam por ofertas e também por experiências. Dessa forma, os comerciantes que agregarem valor além dos descontos podem se tornar mais atrativos e aumentar seu faturamento neste período.” – Deiverson Migliatti, fundador da rede Sterna Café.
“É de grande importância porque lança luz no protagonista da cadeia de consumo e, nesse sentido, revaloriza a figura do consumidor como elemento determinante para o êxito, em sua completude, de qualquer operação. “ – Vanessa Faian – Gerente de Qualidade – Concilig
“A era da experiência! É esse o título que os especialistas atribuem para a realidade do mercado atual. Experiência positiva não só com o produto, mas também com a marca. Pois o produto pode se tornar obsoleto ou copiado por um concorrente, enquanto a marca – essa sim! – pode ser perene e a garantia do sucesso da empresa. A esta demanda podemos verificar uma movimentação de empresas preocupadas em desenvolver técnicas e processos voltados a assegurar a melhor experiência possível. Nesta dianteira, o Social Bank acaba de criar a área de Sucesso do Cliente, reunindo uma equipe totalmente focada nisso. A importância desta data, portanto, está no convite para repensar e ressignificar a nossa relação com nossos consumidores. Visto que todos estamos cada dia mais exigentes e aptos a gerar um relacionamento com a empresa, e não somente com o produto.” Guilherme Silva – Coordenador de Sucesso do Cliente – Social Bank
“Esta data marca não somente o Dia do Consumidor, estamos atentos e conectados com eles durante os 365 dias do ano e a cada atendimento, cada interação positiva é motivo de celebração.
Ela também reforça a reflexão do quanto evoluímos até aqui (e ainda temos muito por fazer), a importância de ter o cliente no centro das nossas decisões de verdade (na cultura da empresa) e a consciência de que ele tem vez e voz. Temos um desafio importante de entregar experiências incríveis, fidelizá-los e mantê-los ativos nos negócios. São eles os responsáveis por fazer a economia girar e crescer, principalmente num cenário pandêmico como o que vivemos. Para você cliente, feliz Dia do Consumidor!” – Claude Sá – HEAD OF CS/CX – PONTALTECH
“Todos somos consumidores e fornecedores em algum contexto, acredito que este dia é fundamental para não esquecer de prover empatia, tratamento respeitoso, transparência e cumprimento das promessas. Isso é o que os consumidores buscam e tem direito ao adquirir um produto ou um serviço. Costumo dizer que é aquela velha regra de ouro “tratar aos outros como gostaria de ser tratado”. Atualmente, principalmente com a ferramenta da Internet, a reputação de uma marca pode ser destruída facilmente, caso não haja respeito ao consumidor. Eles merecem mais do que uma simples venda, precisam também de uma experiência completa desde o atendimento até a entrega e pós-venda.” – Rodrigo Correia da Silva – fundador da Suprevida
“Os ativos mais importantes das empresas são os clientes e precisamos colocar os pés no chão ao perceber que muitas companhias estão acreditando que a metodologia de Customer Success está atrelada apenas a garantir “mimos” – é preciso ir além disso e possibilitar uma perfeita experiência com seu produto/serviço em toda a jornada/ciclo de compra do seu cliente, mesmo no momento de cancelamento.” – Guilherme Lemos Tavares – CEO TOCCATO SERVIÇO COMPARTILHADO – GRUPO TOCCATO
“O dia do consumidor é importante pois coloca em pauta os direitos, deveres e benéficos que o consumidor tem direito.” – Erickson Vinicius Novais Dos Santos – Supervisor de Cobrança – Tel Telemática
“A cultura centrada no cliente é uma realidade no âmbito corporativo, que vem de encontro ao Customer Experience e Customer Success. No dia do cliente, precisamos quebrar a ideia de que as empresas devem apenas solucionar problemas pontuais. Precisamos de planejamentos estratégicos que apresentem soluções constantes, colocando em prática a importância da valorização de cada cliente para as companhias.” – Lucas Madaleno – Customer Success – Receiv
“A segurança na informação e a escolha de ser ouvido.” – Marcelli Gomes De Oliveira- Supervisora de Cobrança – Tel Telemática