Inteligência Artificial

6 dicas para Inteligência Artificial no Marketing e na Publicidade

Ferramentas de inteligência artificial podem ser a chave para uma campanha bem-sucedida

Em um mundo onde campanhas de marketing e publicidade precisam entregar resultados cada vez mais rápidos e precisos, o uso de ferramentas de Inteligência Artificial capazes de otimizar performances e gerar soluções criativas cresce de maneira proeminente. Um relatório recente divulgado pelo Gartner indica que até o final deste ano, mais de 30% do conteúdo digital será criado com a ajuda da IA. Segundo também um relatório da Research and Market, o mercado global de IA em publicidade e marketing está atualmente avaliado em mais de US$ 12 bilhões e deve chegar a US$ 107 bilhões até 2028.

Por terem uma altíssima capacidade para processar dados e impressões, ferramentas de inteligência artificial apresentam múltiplos benefícios quando aplicados à publicidade, e algumas dessas vantagens são ainda pouco imaginadas pelo mercado. Confira 6 usos poderosos da Inteligência Artificial em estratégias de marketing e publicidade: 

  1. Fornecimento de dados e reações 

Entre os recursos, um dos mais conhecidos está a possibilidade da IA sintetizar grande quantidade de dados, fornecendo aos profissionais de marketing uma visão aprofundada do público-alvo de uma empresa. Sem precisar recorrer a pesquisas de opinião trabalhosas e caras, a inteligência artificial consegue prever reações do público em relação a determinado conteúdo e isso permite que os anunciantes consigam traçar estratégias de marketing mais precisas e orientadas antes mesmo do lançamento de uma campanha.

  1. Promoção de uma comunicação precisa entre marca e consumidor

A inteligência artificial também pode auxiliar na comunicação entre cliente e marca. Plataformas que atendem e se comunicam com o seu público através desse recurso conseguem desenvolver uma linguagem precisa e com mais personalidade, pois podem atribuir identidade de marca ao seu atendimento. Além de aplicar uma forma de comunicação imparcial, a inteligência artificial também ajuda profissionais de marketing a estabelecer conversas individuais com os consumidores no momento em que clicam em um anúncio, dando a eles a capacidade de explorar novos serviços, fazer perguntas e conhecer melhor algum produto.

  1. Maior visibilidade para o seu anúncio

Outro benefício potente está em como o uso da publicidade programática com tecnologia de IA consegue produzir centenas ou milhares de composições de distribuição, permitindo desenvolver anúncios altamente responsivos. Enquanto de forma manual é possível apenas 12 composições, com este recurso é possível fazer um anúncio, que será visto em mais de 55.000 redes de mídia, ou seja, a ferramenta proporciona uma entrega com melhor engajamento. 

  1. Possibilidade de personalizar o conteúdo para clientes em potencial

Além de uma alta capacidade de distribuição, o uso da IA também pode capturar comportamentos digitais dos clientes em potencial, rastreando os termos de pesquisa que eles usam. Com o processamento de linguagem natural (IA), empresas podem identificar e catalogar quem são seus potenciais clientes. Com isso, uma marca pode otimizar anúncios em milhões de filtros de segmentação, ferramentas de escuta social e desenvolver um banco de dados massivos sobre seus públicos-chave.

  5.  Inteligência contextual 

Uma máquina de aprendizado robusta pode também ser usada para oferecer anúncios dinâmicos aos clientes, com base em sua intenção, comportamento online e conteúdo lido. A plataforma de publicidade global MGID, por exemplo, utiliza algoritmos de IA proprietários para extrair conteúdo de um artigo, e avaliar seu contexto e sentimento, com isso a empresa pode criar definições contextuais personalizadas com base nas necessidades específicas de cada anunciante. Com esse resultado é possível selecionar os anúncios mais relevantes para cada usuário. 

Ao direcionar conteúdo específico para clientes em potencial, as marcas podem personalizar o conteúdo em seu site e por e-mail para que os indivíduos recebam exatamente o conteúdo certo no momento certo na jornada do consumidor.

6. Otimização de trabalhos criativos

Por fim, a otimização de trabalhos mais exaustivos e repetitivos também é uma questão relevante quando falamos da aplicação de Inteligência artificial  em cadeia produtiva, o Relatório do Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial 2020 estima que 85 milhões de empregos serão deslocados, enquanto 97 milhões de novos empregos para inteligência artificial serão criados em 26 países até 2025 e no mercado de marketing e publicidade isso não é diferente. 

Um trabalho pode não apenas ser transferido para a IA, mas também aprimorado, pois essa transição oferece escala e precisão além das capacidades humanas. Com as demandas de marketing digital cada vez mais aceleradas, a necessidade de produzir regularmente conteúdo de alta qualidade é mais importante para se manter competitivo. É aí que as ferramentas de escrita de IA entram em ação. A inteligência artificial pode auxiliar na escrita de um conteúdo. Mesmo que não consiga substituir escritores humanos, ela pode sugerir ideias, estrutura e melhorar a sintaxe deixando o conteúdo mais atraente e compreensível sem comprometer o estilo do autor. 

Sabemos que a publicidade é um jogo muito humano e que muito dificilmente algum recurso de programação irá substituir o relacionamento entre marcas, consumidores e editores, entretanto se trata de uma tecnologia capaz de elevar a entrega e a resposta de uma campanha, além de aproximar uma marca de seu público. 

Sobre a MGID

A MGID é uma plataforma global de publicidade que ajuda as marcas a alcançarem públicos locais exclusivos em escala. A solução usa tecnologia privacy-first baseada em IA para veicular anúncios relevantes e de alta qualidade em ambientes brand-safety. A empresa oferece uma variedade de formatos de anúncio, como nativo, display e vídeo, com foco em user experience. Isso permite que os anunciantes impulsionem a performance e awareness da marca, além de que os publishers engajem e monetizem as suas audiências. Mensalmente, a MGID alcança 900 milhões de visitantes únicos, com 200 bilhões de impressões dos anúncios, em 25 mil veículos e portais confiáveis. Para mais informações, visite: www.mgid.com 

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