User Experience

UX Design para alavancar o e-commerce

Por Erick Melo

Um dos impactos da pandemia no cenário da economia foi a aceleração do crescimento do e-commerce no Brasil. Se antes havia resistências às compras pela internet por parte dos brasileiros, elas caíram por terra em função das restrições impostas pela eclosão da Covid-19.

São vários números comprovando a ascensão do e-commerce desde o início do surto pandêmico, desencadeando um processo que se tornou irreversível, com o avanço da digitalização da economia

De acordo com pesquisa da Neotrust, que monitora mais de 85% do e-commerce brasileiro, em 2021 as vendas nessa modalidade registraram recorde histórico no país, com R$ 161 bilhões de faturamento, representando um aumento de 26,9% em relação ao ano anterior. 

Os primeiros números de 2022 ratificam a percepção de que a tendência é de continuidade da curva ascendente. Dados do Índice MCC-ENET, desenvolvido pela mesma Neotrust / Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, no primeiro trimestre de 2022 foi identificado um crescimento de 12,59% no movimento do e-commerce, em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Os dados regionais são mais uma comprovação do potencial de saltos do e-commerce em território brasileiro. Com 27,02% e 22,79% de crescimento em relação ao primeiro trimestre de 2021, as regiões Norte e Nordeste foram aquelas com melhor desempenho nas vendas on-line, em comparação com os 15,81% no Centro-Oeste, 14,36% no Sul e 9,03% no Sudeste, regiões onde a cultura do e-commerce já estava mais sedimentada.

Mas para que essa gigantesca janela de oportunidades seja aproveitada pelas empresas que estão incrementando seus investimentos no e-commerce, é fundamental que elas estejam atentas aos processos e ferramentas que, de fato, vão fazer a diferença. Com a sua expansão, o mercado do e-commerce se torna cada vez mais competitivo. Se destacar nesse ambiente, conquistar e fidelizar clientes e ampliar significativamente as vendas representam enormes desafios, que podem ser entretanto superados com a expertise construída e experimentada na prática.

Nós da WEBJUMP, já registramos diversos cases de sucesso na metodologia que nosso time desenvolveu em termos da utilização do UX Design para alavancar o e-commerce de nossos clientes. Fruto da atuação em sinergia entre nossas equipes de Analytcs, Design e Front-end, essa metodologia contempla todo o leque de possibilidades aberto pelo User Experience, que na prática permite ao comprador on-line em potencial viver a experiência completa sobre o produto em questão.

No panorama descrito da economia digitalizada, de intensa competição, não basta apenas a visualização do produto. É preciso considerar a sua funcionalidade, em comparação com as expectativas mantidas pelo eventual comprador, o que se torna uma tarefa relevante considerando os imperativos da customização, essencial na sociedade contemporânea e nos métodos atuais de compra e venda de qualquer item. 

O dilema pode ser resolvido com os múltiplos recursos oferecidos pela metodologia do UX Design, que abrange desde os testes preliminares, a criação de personas com o perfil do potencial comprador e a prototipação do produto, até a aplicação de questionários e pesquisas para avaliação de resultados e o benchmarking, de modo a identificar o comportamento de concorrentes e tendências do mercado.  

Ganhos em inovação, cada vez mais imperiosos nos tempos atuais, e também em fidelização de clientes, maior produtividade e dilatação das vendas e da lucratividade são decorrentes da implementação adequada dos recursos fornecidos pelo UX Design. Entendemos que um mundo novo, imenso de probabilidades, está sendo aberto na esfera do e-commerce, com avanços exponenciais com o uso correto, preciso, bem planejado, de metodologias como a do UX Design.  

Erick Melo é CCO da WEBJUMP

Etiquetas
Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar