Vendas

Sales Ops: mais do que uma função, um novo conceito em vendas

Nos últimos anos, as empresas e suas áreas de vendas se tornaram cada vez mais dependentes da análise do comportamento do consumidor, e isso impactou diretamente no processo de vendas como um todo.

O gestor passou a ter um acúmulo de novas atividades e responsabilidades. Além de gerir e acompanhar o desempenho dos seus vendedores, passou a ser de fundamental importância estar preparado para compreender o enorme volume de dados disponíveis e o contexto geral do mercado para conseguir aproveitar todas as oportunidades de melhoria da jornada de compra dos clientes.  E justamente por conta dessa grande demanda ao gerente comercial é que surgiu a necessidade de criar o Sales Ops. Uma equipe ou profissional 100% dedicada à parte analítica e estratégica, permitindo que o restante do time comercial fique mais preparado e focado nas vendas.

O que é Sales Ops?

A atividade de Sales Ops  é conhecida por vários nomes, como “suporte de vendas”, “eficácia nas vendas”, “backend de vendas” e uma série de outros títulos relacionados. Mas no final do dia, a função deste profissional é uma só: garantir o sucesso da operação.

O principal objetivo do Sales Ops é realizar e acompanhar o processo de vendas, removendo ineficiência e otimizando as funções para garantir a execução bem sucedida da estratégia de uma organização, fazendo assim, com que as vendas melhorem.

E como este profissional faz tudo isso?

Tudo começa com a definição e a implementação de uma boa estratégia de vendas. Assim, a equipe ou o profissional de operações de vendas garante que os vendedores compreendam tudo o que precisa ser feito, de que forma e em qual ordem deverão seguir. Isso impacta positivamente não apenas nos resultados comerciais da empresa, mas também no desenvolvimento profissional e na performance dos vendedores.

Um exemplo de estratégia muito utilizada é a estruturação do funil de vendas, ou funil de qualificação.

Ele representa todo o processo de fechamento de um negócio, desde a captação até a conversão final. Através do funil, o Sales Ops poderá descobrir como está a conversão de leads, quais as oportunidades de vendas e quais estratégias criar para facilitar a venda.

Um outro ponto importante é a boa comunicação por parte desse profissional. É necessário estabelecer fluxos sólidos de comunicação em áreas internas no contexto de vendas, como Sales Enablement e executivos, e também entre demais áreas da empresa, como CS, Marketing, Vendas e até Produto, para assim, obter consistência nos resultados e eliminar ruídos.

Junto a essas duas tarefas podemos citar também a importância do domínio de ferramentas. É de responsabilidade do Sales Ops selecionar as ferramentas certas, comunicar as decisões aos vendedores, deixá-las todas integradas e centralizadas de forma que melhorem e facilitem o trabalho de todos – seja de quem está gerando ou quem está analisando estes dados – e após isso, treiná-los no uso das ferramentas e no propósito do processo.

Alguns exemplos de ferramentas:

Notion: é uma ferramenta onde você pode reunir tarefas, projetos e muito mais para ser a base de todo seu fluxo de trabalho.

CRM Score: ferramenta online, ágil e 100% gratuita que aponta quais os dados realmente inseridos em seu CRM que são realmente relevantes e quais os pontos que necessitam de melhoria.

Quer saber mais sobre Sales Ops? Participe da nossa “Semana do Sales Ops”, um curso via e-mail com duração de 4 dias.

4 dias que te permitem se aprofundar um pouco mais nesse tema e dar seu primeiro passo para tornar-se um especialista na área! Vamos lá?

 *Almir Neves é founder da hubkn, empreendedor serial e nos últimos sete anos criou e participou do crescimento de cinco startups. Especialista em Negociação pelo PON (Program on Negotiation) da Universidade de Harvard, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV e especialização em Finanças pela FAE.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar