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A importância do trabalho em equipe para criar times colaborativos

Uma empresa é espécie de organismo vivo onde todos os envolvidos desempenham uma função que ajuda a completar o todo e não apenas o individual.

“Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe”.- Steve Jobs

A rotina diária é por vezes desafiadora. E como é! Lembrar dos motivos que fazem o nosso trabalho valer a pena é essencial para alimentarmos a nossa paixão pela carreira, desde que esteja alinhada ao seu propósito. E quando falamos de propósito, não deixe de conferir o artigo da Ednalva Matheus onde ela provoca um intenso exercício sobre este tema: a reflexão do porquê estamos aqui.

Quer transformar sua equipe na personificação de uma história de sucesso? Se sua resposta for SIM, precisa fazer sentido para você.

Durante anos, fomos envolvidos em um modelo padrão de trabalho, burocrático e arcaico.  Esse modelo contribuiu e muito para o “não pensar fora da caixa”, e talvez ainda estamos emperrados em modelos improdutivos e pouco criativos.

Para que tenhamos times colaborativos, é preciso entender que o modelo de gestão mudou e estamos vivendo em um mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo). O mindset das pessoas está mudando e, para que possamos promover e gerar resultados mais consistentes e lucrativos através de seu capital humano, nós precisamos adotar uma cultura colaborativa (essa não é uma obrigação somente da organização), onde todos colaboradores mantêm sua participação ativa dentro da empresa, em um ambiente de cooperação e colaboração.

Conseguir envolver e motivar os colaboradores para alcançarem os objetivos junto à empresa, requer engajamento e algumas práticas para garantir ou proporcionar uma colaboração sólida e eficaz.

Equipes de Alta Performance possibilitam a troca de conhecimentos e agilidade no cumprimento de metas e objetivos da empresa, visto que é necessário criar um laço, uma conexão com o propósito da empresa com cada colaborador, para que as forças em conjunto sejam direcionadas a eles.

Times colaborativos não possuem EGO!

O Trabalho em Equipe é o ponto chave para ter um time colaborativo, pois estes necessitam da união e cooperação de todos em torno do propósito e dos objetivos da empresa.

Os times colaborativos compreendem a importância do trabalho em equipe para o desenvolvimento da empresa, e que se o resultado não for em conjunto coloca-se em risco sua longevidade.

Aqui entra o papel do Líder e não do Chefe.

No entanto, sendo um contexto que envolve liderar equipes, tudo é muito imprevisível. Há possibilidade de desavenças, desequilíbrio no cumprimento das tarefas, má comunicação e até de gerar rupturas entre os membros. E acredite, você como líder, vai errar. E está tudo certo em errar. O ponto é: Quando você erra, como lida e reage com isso? Como você transmite isso para sua equipe? Falo melhor sobre este assunto no artigo Liderança em tempos de pandemia – Cultive a confiança na sua equipe!

E para criar times colaborativos, aqui vão algumas dicas:

  1. Tenha Visão Sistêmica: Procure enxergar todas partes do processo e as etapas necessárias – ou seja, ver além das próprias atividades -, é a melhor forma de entender como cada um é importante para alcançar o resultado final.
  • Confie e seja Confiável: A confiança é indispensável para um bom desempenho de uma equipe que tem um objetivo comum. E ela deve ser mútua. Um dos principais impulsionadores da confiança é demonstrar vulnerabilidade, então, não tenha vergonha de demonstrar seus erros e defeitos – quando o momento for favorável para isso.
  • Entenda a importância das opiniões divergentes: Promova discussões entre os colaboradores da equipe, que não envolvam desrespeito de qualquer ordem, para que todos sintam-se confortáveis em expor seu ponto de vista. Cada um deve procurar aceitar as posições divergentes.
  • Sinta-se responsável pelos resultados: Não basta fazer a sua parte. Seja também responsável pelas entregas dos outros e de seus Stakeholders. É preciso também dar e receber feedback. Se você não for responsável pelo desenvolvimento do outro, o trabalho em equipe será apenas algo dividido em partes e não gerará aprendizados profundos.
  • Conheça cada colaborador da sua equipe: Conhecer cada colaborador da equipe ainda “traz a capacidade de aproveitar as competências de forma mais profunda e em momentos específicos”. Assim, também colabora para fomentar sentimento de pertencimento e necessidade nos membros.

Por fim, potencialize os resultados da empresa e não dependa apenas da performance individual, mas sim, do engajamento e sinergia do time em torno do propósito da companhia.

Faz sentido para você?

Agora que você já sabe da importância da A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE PARA CRIAR TIMES COLABORATIVOS, que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais?

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Athayde Mendonça

Athayde Mendonça é HEAD de ESG na NSTECH. Foi Gerente de Desenvolvimento Humano & Marketing na Brasil Risk. Possui mais de 21 anos de carreira profissional desenvolvida na Área de Desenvolvimento Humano Organizacional. Formado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Recursos Humanos e possui MBA em Gestão de Pessoas. Atualmente está se graduando em Marketing.

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