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Por que possuir um plano de marketing é importante para os negócios?

Um plano de marketing permite a companhia inúmeros benefícios que são vitais para o crescimento e identidade da marca hoje.

O plano de marketing é um elemento importante para a construção da estratégia de marketing para a empresas. Nas fases iniciais da construção, é extremamente válido um estudo do cenário mercadológico do segmento que sua empresa atua, o alinhamento do plano com os objetivos estratégicos da companhia, alinhamento das metas e foco do plano, o tempo desejado pela empresa para os resultados iniciais e finais, qual será o orçamento planejado e as devidas aprovações do plano com todos os envolvidos.

O plano também te permite planejar as atividades de forma otimizada e alinhadas em um cronograma, que trará diversos benefícios para a gestão.

A seleção correta de ferramentas e do uso adequado dos recursos da empresa serão pontos importantes e determinantes para o sucesso. Um plano eficaz constrói a posição e a identidade da marca no mercado, sendo este um fator de extrema relevância para seu crescimento.

Com a competitividade do mercado em alta, os consumidores estão mais atentos e muitas vezes são os detalhes que determinam a escolha do produto ou serviço que deseja consumir. A identidade da marca é um dos pontos primordiais para a sustentação do plano de governança de clientes e da experiência que os consumidores irão vivenciar junto a sua marca.

Em que ajuda um plano de marketing?

Quando uma pequena ou média empresa realiza a seguinte pergunta – “por que preciso de um plano de marketing“, onde a melhor resposta para ela é – para desenvolver minha própria marca e certificar que ela irá ficar registrada na memória dos consumidores.

Ao criar um bom plano de marketing, a marca deverá definir o público-alvo de consumidores, os meios de alcançá-los, mecanismos de se relacionar com tais clientes e, acima de tudo, mantê-los junto à empresa aumentando sua representatividade no mercado. 

Lembre-se de que o plano de marketing, deve refletir exatamente a identidade, reforçar a marca na memória do consumidor e fortalecer os elos emocionais para que mais clientes se tornem promotores de seus produtos e serviços.

Estabelecer um bom plano de marketing e sua implementação traz benefícios em muitas áreas de sua empresa que são fundamentais para seu crescimento, tais como:

Organização das atividades em cronograma

Com um plano de marketing estruturado em um cronograma detalhado, seus projetos e atividades estarão muito mais organizados e seguros. A gestão e acompanhamento deles se tornará mais ágil e prático para identificar os possíveis pontos que, porventura, possam atrasar e assim remediar em tempo hábil.

Seu time terá a visão clara por onde começar, quais atividades são mais importantes, como deverão ser conduzidos os projetos, quem serão os responsáveis por cada um dos pontos e em que momento as atividades devem ser realizadas. Ou seja, a elaboração do plano de marketing somente lhe proporcionará bons frutos.

Planejamento de orçamento

Com todas suas atividades planejadas e organizadas em um cronograma detalhado, será possível desenvolver as estimativas de orçamento para cada uma delas, assim como o investimento total ao término. Desta forma, e graças a organização, os recursos da empresa não são desperdiçados em atividades ineficazes e inconsistentes com a estratégia central da marca ou foco do projeto.

Monitoramento de mercado e concorrência

A análise externa dentro do plano de marketing é baseada na verificação de quais ações são tomadas pela concorrência, além de estudar todas as tendências futuros do seu segmento. 

Diante do cenário, a empresa poderá alinhar e comparar com a estratégia central coorporativa, comparar a mensagem que deseja transmitir com as mensagens que os concorrentes estão realizando nos planos de comunicação, alinhar qual será a melhor forma de se comunicar com os clientes, quem serão os destinatários e público-alvo.

Além disso, o comportamento do consumidor, deve ser muito considerado para o planejamento devida a importante que o mesmo possui para o sucesso da experiência e lucratividade futura da marca.

Verifique e melhore a estratégia

O plano de marketing faz parte de um quadro maior e é fundamental para o sucesso de uma campanha, assim como o retorno do investimento.

Ele permite que você verifique se as intenções são legítimas e atingíeis. Valide se a estratégia não está ambiciosa demais e não tenha os recursos ou competências para implementar algumas de suas premissas. O plano tornará todos os riscos do projeto visíveis, permitirá que você mude o curso de ação antes que seja tarde demais e você incorra em despesas desnecessárias.

Sobre a Customer Centric Consulting

Somos uma consultoria empresarial, especialista na gestão e governaça de projetos de clientes, com mentorias, consultorias, criação e gestão nos pilares de Customer Experience, Customer Success , Customer Care, análise e pesquisas de Comportamento do Consumidor, Gestão de Pesquisas de Satisfação. Além de elaboração e gestão completa de RFP’s para seu call center e sistemas de atendimento.

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Euriale Voidela

CEO na Customer Centric Consulting e Fundadora Comunidade Customer Force. Consultora de clientes com sólida experiência em governança empresarial, experiência de clientes, comportamento de consumo e satisfação do consumidor com mais de 20 anos de atuação. Mentora, consultora, palestrante e colunista em canais de autoridade do segmento. Diversas premiações em sua carreira e eleita melhor Profissional do Mercado Digital em Customer Experience, Prêmio Digitalks 2019. E-mail: euriale@customercentric.com.br

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