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A importância da automação de marketing para as PME’s

As microempresas são muito ágeis, criativas e flexíveis, onde combinar essas vantagens com ferramentas modernas de automação de marketing pode trazer muito sucesso.

Uma das situações que levam tempo e um dos problemas mais comuns enfrentados por pequenas equipes é ficar preso em processos manuais – enviar manualmente e-mails para clientes em potencial, salvar dados manualmente em uma planilha ou analisar relatórios manualmente.

Por outro lado, a forte automatização pode ser vista com insegurança e pequenas equipes podem possuir a falsa impressão de que a introdução de ferramentas avançadas de automação de marketing seriam “um excesso de forma em relação ao conteúdo” e que isso poderia “prejudicar a personalização

Os fatores de incerteza estão atrelados a ideia de complexidade para aprovação do retorno sobre o investimento para as automações de marketing.

No entanto, paradoxalmente, são as pequenas equipes que podem gerar um ROI muito mais alto relacionado à automação de marketing do que as grandes empresas.

As microempresas são muito ágeis, criativas e flexíveis. Combinar essas vantagens com ferramentas modernas de automação de marketing pode trazer um sucesso comparável ao de pequenas equipes de empresas muito maiores. Além de grandes ganhos de produtividade e tempo, visto que os times são muito pequenos.

Como a automação de marketing pode ajudar as microempresas a operar de forma otimizada e ganhar produtividade?

Explore 5 áreas onde a automação de marketing ajuda pequenas equipes a se fortalecerem:

O envolvimento do cliente em construções valiosas

A automação de marketing ajuda pequenas equipes a implementar uma estratégia de nutrição de leads , que consiste em construir interações valiosas com clientes em potencial em cada estágio do caminho de compra .

Pequenas equipes podem adquirir rapidamente novos leads e alimentá-los de maneira adequada até que estejam prontos para se converterem em clientes, usando comunicação face a face altamente personalizada.

Além do mais, graças à automação de marketing, é muito mais fácil para pequenas equipes manter um envolvimento de longo prazo com clientes que estão se tornando embaixadores naturais da marca.

Cooperação de marketing e vendas

Para ter sucesso em vendas, você precisa combinar marketing e vendas. Um sistema consistente de classificação de leads é particularmente importante, pois permite a transferência eficiente de leads valiosos do marketing para a venda.

As ferramentas de automação de marketing auxiliam na escolha dos melhores leads de vendas para focar neles suas atividades e levar ao fechamento da transação.

Equipes pequenas não podem se dar ao luxo de perder tempo ou energia dos funcionários, então o uso da automação de marketing é uma forma de selecionar as atividades que são realmente lucrativas e aumentar o lucro das vendas.

Produtividade das atividades de marketing

Equipes pequenas podem aumentar drasticamente a eficácia de seus esforços de marketing usando automação. O envio automático de muitas campanhas paralelas de e-mail é apenas um exemplo de como melhorar o trabalho.

Graças à análise automática de dados, pequenas equipes podem avaliar a eficácia das atividades de acordo com os KPIs adotados, a fim de entender quais de seus programas têm a maior conversão.

A automação de marketing mantém as pequenas equipes produtivas, pois seu tempo é focado nos esforços que trazem o maior retorno sobre o investimento.

ROI comprovado

A automação de marketing ajuda pequenas equipes a aumentar o ROI, libertando-se de processos manuais, não sincronizados e inconsistentes.

No entanto, os investimentos em microempresas devem ser muito bem pensados. Portanto, se os profissionais de marketing em uma equipe pequena puderem provar um alto ROI de suas atividades, eles receberão mais financiamento no futuro para desenvolver suas estratégias.

Escala flexível

A escalabilidade é um dos recursos mais importantes de uma plataforma de automação de marketing sólida.

O pior cenário para uma equipe pequena é implementar uma ferramenta de automação de marketing que funcione agora, mas não seja poderosa o suficiente para atender às necessidades do futuro.

Se uma equipe pequena implementar uma ferramenta difícil de expandir, isso terá um impacto negativo no ROI e dificultará o relacionamento com clientes em potencial.

Buscar e integrar uma solução nova e mais confiável envolve certos custos, então vale a pena investir em ferramentas de automação de marketing modernas e abrangentes imediatamente.

Tempo é dinheiro, especialmente para equipes pequenas

O tempo é de extrema importância na implementação da automação de marketing. Se você aplicar ferramentas de automação avançadas agora, estará à frente de todas as microempresas que estão apenas considerando isso.

Se você está procurando uma maneira de obter sucesso em vendas com apenas alguns funcionários, a automação é a resposta. Com ela, pequenas equipes podem fazer grandes coisas.

“Descobrir o que o consumidor quer, é fácil. Fazer algo em relação a isso, é que já não é assim tão simples.” (Liz Wetzel)

Sobre a Customer Centric Consulting

Somos uma consultoria empresarial, especialista na gestão e governaça de projetos de clientes, com mentorias, consultorias, criação e gestão nos pilares de Customer Experience, Customer Success , Customer Care, análise e pesquisas de Comportamento do Consumidor, Gestão de Pesquisas de Satisfação. Além de elaboração e gestão completa de RFP’s para seu call center e sistemas de atendimento.

Fonte Imagem Capa: Freepik

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