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Marketing de Relacionamento: fidelize o seu cliente

Com as mudanças constantes e rápidas na tecnologia, é preciso investir em conhecimento e buscar novos meios de construir uma relação sólida e duradoura com os clientes. Para conseguir fidelizar e estabelecer uma relação de qualidade, é preciso antes de tudo pensar em estratégias e entender o comportamento deles. Você certamente já ouviu falar sobre encantar o cliente e transformar a sua experiência. Mas de que forma isso serve para conquistar o seu cliente? O Marketing de relacionamento é a resposta chave para essa questão.

O Marketing de relacionamento é uma estratégia competitiva para ser utilizada como ferramenta de comunicação e relação, desde a área interna de um negócio até o externo para com clientes. Tem como base manter uma proximidade saudável e positiva com os consumidores, disseminando a marca e elevando os resultados de um negócio.

Sabe-se que o objetivo de toda e qualquer empresa é o lucro, mas acima disso, existem clientes com desejos e anseios que esperam um bom atendimento, um tratamento excepcional e até mesmo serem surpreendidos. Os serviços e produtos devem ser oferecidos para superar as necessidades e, se possível, acrescentar benefícios que se tornem um diferencial ao ser obtido.

Para fidelizar o seu cliente e criar um relacionamento duradouro de qualidade, é necessário entender algumas características essenciais, como:

•         Os colaboradores e parceiros precisam seguir a mesma filosofia da empresa. O trabalho deve acontecer do interno para o externo.

•         Reter um cliente e satisfazê-lo é tão importante quanto conquistar novos clientes.

•         Gerar relacionamentos vai além de um bom atendimento, entenda o contexto do seu cliente e use dos seus serviços e produtos para conquistá-lo.

Antes de iniciar uma estratégia, é preciso entender em que nível está a proximidade com o cliente.

São levados em consideração cinco degraus para serem escalados. O primeiro é o básico, onde a relação não é explorada e a margem de lucro é pequena. O segundo chama-se reativo, com um incentivo mínimo para o cliente entrar em contato com a empresa e ter um acompanhamento básico em sua jornada. O terceiro é o amigável, onde o pós vendas está ativo para saber se o cliente está satisfeito com o que foi adquirido. O quarto, consiste em um contato regular para entender as carências e ofertar as novidades em serviço e produtos. O quinto e último é o ideal, em que o relacionamento foi fidelizado e se tornou uma parceria mútua.

Como chegar no relacionamento ideal e fidelizar o cliente?

1.       Conheça o seu cliente.

Faça uma pesquisa de perfil. Busque dados demográficos, de gênero, idade e demais informações que lhe ajudem a traçar um bom caminho para chegar até o cliente. É válido realizar pesquisas com perguntas curtas e rápidas para obter respostas direto da fonte.

2.       Crie e atualize a base de dados

É importante segmentar os clientes de acordo com os critérios relevantes. Assim, é possível criar campanhas específicas que atinjam a necessidade de cada grupo de consumidor.

3.       Comunique-se com frequência

Dê ênfase no cliente e o coloque no foco do seu negócio. Eleve seu nível de compromisso em todos os contatos, mantenha uma comunicação contínua, considere o valor que seu consumidor tem para você.

•         Invista em canais de atendimento

•         Interaja nas Redes Sociais

•         Crie estratégias que gerem interação

4.       Automatize alguns processos

Investir em automação é ganhar tempo. Todos os setores de uma empresa podem ser melhorados ao automatizar alguns processos. Por exemplo, bots de atendimento filtram necessidades e resolvem problemas básicos do dia a dia, como envio de boletos, check-in e muito mais. Além disso, realizam a captação de leads e desafogam as filas de atendimento. Saiba qual o foco da sua automação.

5.       Invista em tecnologia para os atendimentos

Com a globalização o que não falta são tecnologias para ajudar. Uma plataforma que integra todos os canais de comunicação, facilita a vida do colaborador e soa como organização para o cliente. Um software omnichannel permite uma comunicação personalizada, entrega relatórios em tempo real e se integram à outras plataformas que um negócio utiliza no dia a dia.

O marketing de relacionamento é um processo contínuo que deve ser revisto a todo momento. Os relacionamentos se baseiam em contextos que podem mudar de uma hora para outra, portanto é necessário sempre estar a par do que o seu cliente precisa e de que forma você consegue suprir a sua necessidade.

Novos valores surgem no dia a dia, filosofias mudam a toda hora e nenhuma pessoa é imutável, ao contrário, todos estamos em busca de novos benefícios que resolvam dificuldades. Atenda as expectativas do seu cliente, entregue qualidade em tudo o que você oferece, coloque-o no centro do seu negócios para que as perspectivas caminhem para o sucesso.

Como afirma Kotler, “marketing diz respeito a relacionamentos de troca voluntários e mutuamente satisfatórios”.

Sobre a Nexcore

A Nexcore nasceu há 10 anos com o propósito de construir a melhor plataforma de comunicação entre empresas e pessoas com a máxima experiência no relacionamento. A empresa paranaense de tecnologia é referência no segmento no Brasil e desponta também no cenário internacional, já presente na Colômbia, México, Angola, Alemanha e Moçambique. É parte da estratégia de CX (customer experience) de 200 empresas, com uma rede de mais de 20 mil usuários ativos em instituições nacionais e internacionais em diversos segmentos. Por meio da plataforma omnichannel Nexus Omni Cloud, ajuda a transformar a comunicação entre empresas e consumidores de forma simples, inteligente e humanizada. Mais informações: www.nexcore.com.br.

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