Soluções e TI

E-commerces na Black Friday: Sistema de ERP será forte aliado

Uso da tecnologia pode potencializar as vendas na última sexta-feira de novembro sem gerar gargalos nem problemas logísticos

A Black Friday está chegando e, como ocorre todos os anos, ela traz muita expectativa de vendas para o e-commerce e aquecimento para a economia do País. Segundo a Ebit | Nielsen, só em 2020, o faturamento da campanha superou a marca de R$ 4 bilhões no comércio eletrônico, apresentando um crescimento de 25,1% em relação ao ano anterior.

Esses dados mostram o potencial que o período oferece às lojas virtuais e às empresas em geral. Contudo, as promoções e o aumento exponencial das vendas que ocorrem na última sexta-feira de novembro também podem representar um problema que é muito recorrente no mercado: a questão da logística. 

Atraso na entrega, ausência de produtos no estoque e demora no atendimento são alguns exemplos de dificuldades que causam insatisfação nos consumidores e mancham negativamente a reputação do comércio. Nesse contexto, surge o sistema de ERP (acrônimo de Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português), uma ferramenta tecnológica que ajuda as lojas virtuais a se prepararem para a Black Friday.

Segundo um artigo publicado pela plataforma de gestão em nuvem Omie, planejar descontos atrativos para os clientes e promoções agressivas para alavancar as vendas é muito importante. Porém, é fundamental que o e-commerce tenha noção de quantos itens estão disponíveis no estoque e quais são os produtos que apresentam mais saídas ao longo do ano.

“Ter essa organização pode te auxiliar a levar as melhores estratégias para o seu negócio e melhorar todos os erros e problemas que podem deixar o seu consumidor insatisfeito”, alerta a publicação da Omie, que é especialista em sistema de ERP.

Com o objetivo de auxiliar as lojas na Black Friday, que ocorre no próximo dia 26, a empresa listou quatro frentes nas quais o software ERP pode direcionar a organização das vendas. 

1. Gestão de estoque 

Com o uso da ferramenta, que armazena todas as informações de compra, a loja consegue analisar o comportamento dos clientes no decorrer do ano para garantir uma boa gestão de estoque, de modo que a entrada e a saída ocorram de maneira equilibrada e não falte produto na hora da entrega.

Esse controle do estoque permite que o e-commerce acompanhe o fluxo de produtos e desenvolva melhor as estratégias de venda, inclusive campanhas especiais que visem zerar os produtos parados.

2. Planejamento das vendas

Quantidade de vendas, ticket médio e fluxo de caixa. Esses e outros indicadores são fundamentais para gerar informações sobre o funcionamento do negócio e extrair ideias e estratégias para melhorar as atividades. 

Com um sistema de ERP, a loja consegue investir em um planejamento de vendas mais assertivo e minimizar os problemas durante a Black Friday. Além disso, com todos esses dados integrados, o e-commerce tem a possibilidade de oferecer descontos reais aos clientes, sem perder a margem de lucro.

3. Otimização de emissão de notas fiscais

O volume grande de vendas pode causar dor de cabeça para as lojas na hora de emitir as notas fiscais, principalmente se o procedimento for executado manualmente. 

Para evitar problemas, como queda de sistema de NF e outras intercorrências geradas pela alta demanda no período, a automatização que um software ERP oferece para a emissão de notas fiscais pode ser uma saída na Black Friday.

4. Gestão logística

Por fim, a empresa cita a questão central do processo de venda: a gestão logística. Nessa frente, o sistema permite que a loja melhore o gerenciamento da “separação dos produtos, empacotamento, despacho, transporte e entrega final” ao cliente. 

Se essas etapas funcionarem com eficiência, os riscos de atrasos tendem a diminuir e deixar os consumidores mais satisfeitos. 

Para conferir todas as dicas da Omie, basta acessar o artigo ERP para Black Friday: saiba como utilizar esse aliado, disponível no blog da empresa.

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