E-Commerce & Varejo

Black Friday: a tecnologia impulsionando vendas

A Black Friday é o maior destaque do calendário do comércio mundial atualmente. É uma das datas mais esperadas pela maioria dos consumidores do e-commerce no Brasil e no mundo. Pesquisas apontaram que, somente por aqui, a última edição do evento movimentou R$ 4 bilhões. Por isso, é preciso muito planejamento e estrutura logística para atender as demandas do período. E o ponto positivo é que lojas de qualquer setor podem aderir às promoções! Ou seja, além de planejar uma boa campanha, é preciso planejar uma grande força-tarefa.

Em 2021, a Black Friday vai acontecer no dia 26 de novembro. Tem um tempinho ainda para que você se organize e prepare o planejamento para efetuar todas as vendas que deseja. Acredito que não vá colocar todos os seus produtos em promoção, apenas os mais estratégicos. Mas como saber quais são eles? Um ERP tem o poder de te ajudar nessa definição. E em outras também.

Por ser um sistema integrador de processos e que otimiza a gestão estratégica e inteligente de seu negócio, o ERP se torna um belo aliado ao oferecer todas as informações da sua empresa ao toque de um botão. Além de auxiliar na estratégia sobre controle de estoque, é possível (e necessário) realizar o controle das vendas, de logística, emitir a NF e pagar todos os tributos. E quando tudo isso está integrado, melhor ainda. Que empreendedor nunca sonhou em ter o acompanhamento do seu extrato em tempo real sem sobe e desce de arquivos nem Alt+Tab? Além da conciliação automática e de uma camada extra de segurança antifraude? Pois isso já é possível com os sistemas de gestão mais modernos, como os da Omie, que é hospedado na nuvem e que oferece uma ferramenta que organiza e guarda todos os dados imputados no sistema, como inserção e baixa em estoque, notas fiscais, CRM, inteligência artificial e muito mais.

Além do que já mencionei acima sobre a melhoria de processos e aumento de produtividade, também é importante ressaltar que um ERP elimina planilhas e outras formas de gerenciamento que são mais suscetíveis a erros e falhas humanas. Se você possui uma loja, virtual ou física, e realiza a venda de produtos, com o sistema integrado de gestão, você consegue ter os itens que foram previamente cadastrados descontados automaticamente do estoque assim que a venda é contabilizada. Sem a necessidade de atualização manual do estoque, as informações ficam muito mais organizadas e cada departamento tem mais controle do que entra e sai da empresa e a visualização se torna mais fácil em qualquer hora do dia. Como já diz o ditado, “tempo é dinheiro” e isso não é diferente quando falamos em tarefas realizadas no dia a dia.

Trabalhar com grande volume de vendas, principalmente na Black Friday, exige preparo e estratégia. A venda de produtos e serviços é o pilar da maioria das empresas, desde as menores até os grandes empreendimentos, e se essa base não estiver bem organizada e gerenciada, todo o resto pode se desequilibrar. Como comentei no meu artigo anterior publicado aqui neste portal, o consumidor atual exige da marca proximidade de valores, personalidade e que esteja muito alinhado ao pensamento dele. Por isso, é muito importante que você conheça o seu público e foque suas vendas para aquele perfil.

Com um bom controle e gestão de vendas, um software completo e a estratégia certa para a sua operação, a sua empresa pode alcançar os melhores resultados, reduzir custos e aproximar ainda mais os seus clientes! 

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Aurora Suh

Aurora Suh é Chief Revenue Officer da Omie, ERP nativo na nuvem. Também atua como Diretora da Ellevate Network, grupo global de executivas que conecta mulheres líderes e as apoia em seu desenvolvimento e é vice-presidente da ARCAMAIS, organização sem fins lucrativos que utiliza dados e tecnologia para transformar a vida de pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade.

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