EntrevistasEntrevistas

Entrevista Exclusiva – Importância da liderança feminina com Adriana Lemos

Adriana Lemos possui cerca de 20 anos de experiência em gerenciamento de produto.

Para uma série de entrevistas exclusivas e comemorativas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, convidamos um grupo muito especial de executivas renomadas para a ação e nos proporcionar suas visões sobre a importância da liderança feminina nas empresas, a importância do Dia da Mulher e o que ele representa. Além de reportarem a realidade em suas áreas sobre a equiparidade nos cargos. A convidada especial de hoje é a Adriana Lemos, Gerente de Produtos para Notebooks Importados, Monitores e Gadgets na Acer do Brasil.

Adriana Lemos possui cerca de 20 anos de experiência em gerenciamento de produto, gestão de vendas, desenvolvimento de novos negócios e na área de compras para o setor de tecnologia. Atualmente, atua como gerente de produtos na Acer Brasil para as áreas de notebooks importados, monitores, projetores e acessórios com foco na definição estratégica de portfólio e apoio ao time comercial.

Confira a entrevista completa com a Adriana:

1. Euriale Voidela: Na última edição publicada para as melhores empresas para trabalhar, apenas, 10% delas tinham uma executiva com o título de CEO — a expectativa é que essa porcentagem suba neste e nos próximos anos. Analisando ainda os dados publicados pelo estudo, para os cargos gerais de liderança nas 150 melhores empresas, os índices são bem maiores (40%). De qualquer forma, sabemos que estes números são bem diferentes quando analisamos o mercado de forma geral.

Desta forma, em sua visão, como visualizar a importância da diversidade e presença feminina das lideranças em seu segmento?

Adriana Lemos: Mulheres em cargos de liderança contribuem para um ambiente de trabalho mais igualitário, inclusivo e harmonioso, a sensibilidade e valores humanos são mais “perenes” e, na minha opinião, engajam e incentivam ainda mais a participação e comprometimento das pessoas no ambiente de trabalho. As empresas que possuem mulheres em cargos de liderança contribuem quebrando barreiras de preconceitos as quais ainda são visíveis na sociedade a nível global, principalmente, no mundo corporativo.

2. Euriale Voidela: Proporcionar uma experiência ao cliente fantástica e possuir uma cultura centrada no cliente em toda a jornada de relacionamento, cada dia está sendo mais valorizado pelo consumidor, tanto no B2B ou no B2C. No segmento de experiência do cliente, temos grandes referências femininas atualmente no Brasil e esta presença está crescendo a cada dia. Quais as dicas você daria para as mulheres que desejam uma carreira na área?

Adriana Lemos: Acho bastante importante unir formação, experiência, networking e constante atualização de conhecimento às novas tendências e exigências de mercado e da indústria, seja no ambiente macroeconômico ou microeconômico. Acredito que sairá na frente a profissional que estiver preparada para estas demandas.

3. Euriale Voidela: Em sua visão, qual é a importância para o “Dia Internacional da Mulher” para o mercado brasileiro?

Adriana Lemos:  Bastante importante, considerando que o Brasil ocupa a 92ª posição no ranking de países onde há maior desigualdade, entre 157 nações analisadas. Aqui a violência moral e física, infelizmente, faz parte do dia a dia de milhares de mulheres e o nosso papel como sociedade é debater estes temas através de todos os meios de comunicação e cobrar do governo, nas esferas federal, estadual e municipal, que faça valer as leis. É necessário debatermos estes assuntos para que as histórias diárias de assédio, preconceito e falta de oportunidade profissional para as mulheres se revertam e os números melhorem.  

2. Euriale Voidela: Qual mensagem você gostaria para todos sobre o “Dia Internacional da Mulher”?

Adriana Lemos:  A mulher deve estar onde ela escolher estar, e se sentir feliz e realizada nas suas escolhas, sem rótulos e preconceitos.

3. Euriale Voidela: Em seu segmento, o quão equilibrado é o seu ambiente de trabalho em relação a homens e mulheres? Como foram os desafios em sua carreira e trajetória nesta visão?

Adriana Lemos:  O segmento de tecnologia é um ambiente muito masculino, contudo desde a década de 90 e ao longo destes anos, a presença feminina é crescente – seja em cursos e formações técnicas, universidades, workshops, startups, e até em grandes companhias.

4. Euriale Voidela: Visando as empresas que desejam implantar um modelo eficiente de gestão organizacional voltado igualdade, que conselhos relataria para que possam contribuir para um mercado com oportunidades iguais?

Adriana Lemos:  As empresas devem avaliar cases de organizações como ela, as quais possuem na prática um ambiente inclusivo adotando políticas, e envolvimento de todos os colaboradores, para que estejam engajados nesta conquista.  

5. Euriale Voidela: Diversos estudos, já comprovaram que a diversidade nos times e conselhos administrativos, possuem resultado direto com o aumento das receitas e resultados da companhia. Diante do cenário e em sua visão, quais são os ganhos e benefícios para as empresas e sociedade, em políticas empresariais de igualdade?

Adriana Lemos:  O ganho não é apenas financeiro, mas também na satisfação dos colaboradores, reconhecimento da sociedade, visibilidade e valorização da marca.

6. Euriale Voidela: Em sua área, você teve alguma(as) inspirações femininas durante sua carreira profissional? Quais foram suas grandes inspirações?

Adriana Lemos:  A minha mãe Maria Inêz é a minha principal inspiração, ela é meu exemplo de resiliência e amor. Em diferentes áreas e setores do mercado também sigo muitas mulheres que são fonte de inspiração e exemplo de sucesso no mundo corporativo e na vida pessoal.

Ação especial em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” – Portal Customer.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar