ColaboradorGestão de Gente

Propósito: a reflexão do porquê estamos aqui

“Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço. ” – Mario Sergio Cortella.

Essa é uma das definições que nos permite pensar sobre o significado da palavra propósito ou simplesmente conseguir responder: “Por que estamos neste mundo? ”

Se fizermos essa pergunta para a pessoa ao nosso lado neste momento, ouviremos respostas como: “ser feliz”, “ajudar meus pais”, “criar meus filhos”, “ajudar os outros”. Não estão erradas as respostas, mas falar de propósito é muito mais amplo e abrangente.

E afinal, como sabemos o nosso propósito? Resposta simples e complexa ao mesmo tempo: olhando para dentro de si. Ter claro o motivo pelo qual acordamos todos os dias, esbarra na ação mais difícil e simultaneamente mais benéfica que podemos fazer por nós mesmos, que é a prática do autoconhecimento, o olhar real e profundo para dentro do seu “eu interior”.

A pandemia do COVID-19 nos obrigou a mudar de rotina, adaptar-se às novas realidades, aprender coisas novas, dentre várias outras situações. E conforme o número de casos e mortes foram crescendo, a maior parte de nós começou a enxergar a relação com o mundo, com as pessoas e consigo mesmo de forma diferente, afinal, até o momento são mais de 200 mil vidas interrompidas no Brasil. São mais de 200 mil propósitos encerrados. E a nós que estamos aqui, nunca foi tão necessário fazer a diferença!

Vivemos em um mundo doente e nunca fomos tão infelizes, deprimidos, ansiosos, perdidos e confusos. Existe o reflexo da pandemia, mas a depressão, ansiedade e stress, além de outras doenças psicológicas, são temas que rondam nosso cotidiano bem antes do COVID-19. Ao analisar de forma objetiva e prática, na maior parte do tempo estamos focados no passado ou no presente, buscando a felicidade em pessoas ou coisas e esquecemos de olhar para dentro do nosso “eu interior” e nos conhecermos melhor.

Para realizar o nosso propósito de vida (ou propósito da alma) é acima de tudo se conhecer e depois disso, colocá-lo em movimento e a serviço da humanidade. E aqui não me refiro apenas nas profissões, carreira, títulos, etc., estou falando de você, de nós, que todos os dias conseguimos disseminar o nosso legado e colocar em ação para sermos um canal de amor, prosperidade, brilho e felicidade para o outro e para nós.

Quando refletimos no ambiente organizacional, somos propósitos individuais a serviço do propósito coletivo. Cada membro da empresa, dos maiores aos menores cargos (que todos têm a sua grande importância, que independe de nomenclaturas), acorda sabendo o porquê está nesse mundo (e se não sabe deve começar a pensar agora) e coloca o seu propósito em movimento, pelo atingimento do propósito macro (da empresa).

O alinhamento de fit cultural da organização, que entre outros aspectos engloba o propósito, será o de analisar e compreender o quanto a nossa missão individual contribuirá com o coletivo. Algumas vezes não dará match e teremos o choque de propósitos, e isso pode nos tornar infelizes. Só que temos a oportunidade de mudar isso, afinal, ter propósito não é sobre fazer apenas o que se gosta, mas ter a visão macro da importância do seu serviço para a empresa, para as pessoas e para o mundo. É adaptar-se as realidades do momento, acolhê-las com sabedoria e carinho, e olhar além das atividades, conseguindo entender a sua verdadeira importância.

Para finalizar nossa reflexão, proponho que busquemos imediatamente conhecer-nos mais e melhor. Todos nós, mesmo aqueles que já encontraram o porquê de acordar todos os dias.

Que a gente se conheça, se aceite acima de tudo, se perdoe e ao entender os motivos de estarmos aqui, coloque em movimento, se movimente, afinal só é possível realizar o nosso propósito quando trabalhamos para a realização do propósito do outro e a chave mestra para tudo isso é o autoconhecimento.

Qual tal começar agora?

Por Ednalva Matheus – Business Partner da Brasil Risk

Edinalva é formada em Gestão de Recursos Humanos, com MBA em Gestão de Pessoas – Atualmente, está se graduando em Gestão de Qualidade.

Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar