EntrevistasEntrevistas

Entrevista Exclusiva – Importância da liderança feminina com Caroline Raimundo

Caroline Raimundo possui 18 anos de experiência em marketing, branding e vendas para os setores de consumo, tecnologia, informática e telecomunicações.

Para uma série de entrevistas exclusivas e comemorativas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, convidamos um grupo muito especial de executivas renomadas para a ação e nos proporcionar suas visões sobre a importância da liderança feminina nas empresas, a importância do Dia da Mulher e o que ele representa. Além de reportarem a realidade em suas áreas sobre a equiparidade nos cargos. A convidada especial de hoje é a Caroline Raimundo, Head de Marketing na Acer do Brasil.

Caroline Raimundo possui 18 anos de experiência em marketing, branding e vendas para os setores de consumo, tecnologia, informática e telecomunicações. Há pouco mais de um ano, lidera a área de marketing da Acer Brasil, empresa em que trabalha a cerca de 10 anos, e onde também já atuou nos cargos de gerência de marketing e vendas.

Anteriormente, a executiva passou pelas áreas de marketing e vendas de outras empresas globais, como a Tim e a Melitta. Caroline é formada em Comunicação Social pela Anhembi Morumbi e possui especialização em Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPN).

Confira a entrevista completa com a Caroline:

  1. Euriale Voidela: Na última edição publicada para as melhores empresas para trabalhar, apenas, 10% delas tinham uma executiva com o título de CEO — a expectativa é que essa porcentagem suba neste e nos próximos anos. Analisando ainda os dados publicados pelo estudo, para os cargos gerais de liderança nas 150 melhores empresas, os índices são bem maiores (40%). De qualquer forma, sabemos que estes números são bem diferentes quando analisamos o mercado de forma geral. Desta forma, em sua visão, como visualizar a importância da diversidade e presença feminina das lideranças em seu segmento?

Caroline Raimundo: Sabemos que o segmento de tecnologia sempre foi muito masculinizado. Apesar disso, nos últimos dois anos tenho notado uma movimentação na interface das lideranças representadas por mulheres e cada vez mais iniciativas e programas das empresas voltados para promover mais espaço para a liderança feminina dentro das organizações.

  1. Euriale Voidela: Proporcionar uma experiência ao cliente fantástica e possuir uma cultura centrada no cliente em toda a jornada de relacionamento, cada dia está sendo mais valorizado pelo consumidor, tanto no B2B ou no B2C. No segmento de experiência do cliente, temos grandes referências femininas atualmente no Brasil e esta presença está crescendo a cada dia. Quais as dicas você daria para as mulheres que desejam uma carreira na área?

Caroline Raimundo: Aprender a escutar, vivenciar a jornada do cliente na prática e interagir com as áreas dentro da empresa. Gerar engajamento de todos e ajuste permanente de processos é um excelente caminho para o sucesso.

  1. Euriale Voidela: Em sua visão, qual é a importância para o “Dia Internacional da Mulher” para o mercado brasileiro?

Caroline Raimundo: É uma data que simboliza a conquista de direitos de equidade de gênero. Isso vem ao encontro dos valores reconhecidos pela sociedade. Inclusão, equidade de gênero, propósito. Reforçar essas mensagens é importante porque impulsionam a mobilização dos esforços e preferência dos consumidores e colaboradores com empresas alinhadas a esses valores.

  1. Euriale Voidela: Qual mensagem você gostaria para todos sobre o “Dia Internacional da Mulher”?

Caroline Raimundo: Você pode escolher o que quiser para a sua carreira, basta acreditar e se associar com empresas e parceiros que compartilhem dos mesmos valores que você.

  1. Euriale Voidela: Em seu segmento, o quão equilibrado é o seu ambiente de trabalho em relação a homens e mulheres? Como foram os desafios em sua carreira e trajetória nesta visão?

Caroline Raimundo: A Acer, à nível global, tem lideranças femininas de peso, como, por exemplo, para as áreas de Finanças e Marketing. No Brasil, sou a primeira mulher a conquistar uma posição de liderança no board executivo, mas, por ser uma empresa muito enxuta em sua estrutura, entendo que considerar as lideranças de áreas abaixo das diretorias também é importante. E levando isso em consideração temos no Brasil lideranças femininas importantes em áreas como jurídico, procurement, logística e RH. A Acer tem acompanhado o movimento de inclusão e abre espaço para oportunidade e desenvolvimento da mão de obra feminina. Durante meus quase 11 anos fazendo parte desta casa, esta é uma iniciativa que só cresce e muito me orgulha.

  1. Euriale Voidela: Visando as empresas que desejam implantar um modelo eficiente de gestão organizacional voltado igualdade, que conselhos relataria para que possam contribuir para um mercado com oportunidades iguais?

Caroline Raimundo: Proporcionar programas de capacitação, desenvolvimento e contratações voltadas para o universo feminino. Demonstrar, por meio dos seus líderes, a equidade de gênero nas posições chave da corporação.

  1. Euriale Voidela: Diversos estudos, já comprovaram que a diversidade nos times e conselhos administrativos, possuem resultado direto com o aumento das receitas e resultados da companhia. Diante do cenário e em sua visão, quais são os ganhos e benefícios para as empresas e sociedade, em políticas empresariais de igualdade?

Caroline Raimundo:  Concordo totalmente com a afirmativa. Já temos acesso a cases de sucesso onde companhias que têm esse modelo com diversidade e inclusão implementados, têm mais sucesso nos resultados, tanto pelo fato das habilidades masculinas e femininas serem exploradas com maior amplitude, quanto pelo fato de engajar colaboradores e consumidores através de seus valores e propósitos. Ajudamos, ao final, a formar valores para uma sociedade mais justa, com oportunidade para todos.

  1. Euriale Voidela: Em sua área, você teve alguma(as) inspirações femininas durante sua carreira profissional? Quais foram suas grandes inspirações?

Caroline Raimundo:  Sim, tive e tenho inspirações, tanto dentro como fora da empresa, principalmente quando comecei a atuar em marketing. Não gostaria aqui de citar nomes, para não ser injusta, mas tenho pessoas próximas do meu convívio, dentro do time, colegas na empresa, executivas de outras companhias e até amigas. Mulheres que representam e inspiram todos os dias, e mostram através de suas atitudes valores nobres, habilidades e atitude.

Ação especial em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” – Portal Customer.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar