5 provas de que o 5G vai revolucionar a experiência do cliente
Segundo especialista, nova tecnologia de telefonia móvel, que já chegou ao Brasil, traz vantagens para empresas e consumidores
Conexão mais rápida, maior transferência de dados e cobertura ampliada são alguns dos benefícios que a tecnologia 5G oferece. Já uma realidade no Brasil, a evolução da rede 4G promete ir além das facilidades na vida cotidiana dos usuários de celular, como ligações mais rápidas, revolucionando também a experiência dos clientes. De acordo com especialistas da Infobip, plataforma de comunicação global na nuvem, as oportunidades que o 5G oferece serão essenciais para a construção do contato entre empresas e consumidores.
“Ao proporcionar mais eficiência na comunicação, o 5G torna-se um facilitador dos processos que envolvem a jornada do cliente em todos os pontos, desde o contato mais rápido até experiências personalizadas”, explica Lukas Baschta, Gerente de Engenharia de Vendas Regional da Infobip no Brasil. A tecnologia, novidade em todas as capitais brasileiras, se combinada a outras ferramentas já adotadas pelo mercado, tem potencial de elevar as oportunidades positivas que satisfazem a todos.
Confira 5 usos do 5G que prometem melhorar a experiência dos clientes:
Melhoria do omnichannel
O uso do 5G nas ferramentas de canais omnichannel abre diversas possibilidades. O uso de mídias mais pesadas durante o atendimento e maior coleta de dados torna-se mais fácil com a tecnologia — impactando a experiência do cliente e deixando-a mais conclusiva e relevante.
Mais eficiência e velocidade na comunicação
Sinais de conexão fraca dificultam o envio e recebimento de mensagens. Com o 5G, esse problema é solucionado graças a alta velocidade de conexão — o que torna a comunicação entre empresa e cliente mais efetiva. Uma boa conexão é fundamental em canais de resposta rápida, essenciais no cenário de atendimento.
Maior integração dos canais de atendimento
As inovações também acontecem nos canais omnichannel das empresas e numa melhor integração. Com menos falhas e uma rede de internet mais estável, a tecnologia 5G melhora a construção de uma rede unificada onde os clientes podem interagir — trazendo, além do retorno mais rápido, transparência ao público.
A característica mais marcante do omnichannel é o uso interligado e simultâneo de vários canais de comunicação. Conexões mais tecnológicas e ágeis deixam esse processo melhor, tanto em meios digitais, como físicos.
Interação em tempo real
Um dos pontos positivos do 5G é a baixa latência, ou seja, a redução considerável do atraso na comunicação da rede. Essa característica abre muitas possibilidades, como a interação em tempo real. “Usar recursos como Realidade Aumentada, Realidade Virtual e 3D é mais simples com o 5G”, detalha Lukas.
Além disso, a baixa latência da tecnologia torna possível recursos como assistentes digitais presentes em lojas, hologramas e também ativações de marcas interativas e realistas.
Cliente com experiência personalizada
Uma das facilidades que mais chamam atenção no 5G é sua capacidade de transmitir volumes maiores de dados em dispositivos móveis em uma velocidade muito maior do que o 4G e seus antecessores. Graças a essa promessa, a coleta e uso de dados pelas empresas será muito maior — o que pode resultar no oferecimento de experiências personalizadas. O uso de geolocalização e atividades em tempo real se tornam, assim, gatilhos para comunicação entre empresa e cliente. Desta forma, fica mais fácil se adequar a realidade do consumidor.
Além dos benefícios, a chegada do 5G também traz desafios, principalmente no que diz respeito à integração omnichannel. “O principal obstáculo para empresas diz respeito a infraestrutura necessária para a tecnologia, que requer bons investimentos em sistemas de rede e em cobertura para oferecer conexão rápida e estável”, comenta Lukas.
Porém, as oportunidades que o 5G traz são incontáveis. “A alta velocidade e a baixa latência contribuem para melhores experiências de compra, tanto em lojas online como físicas.” A tecnologia faz com que os clientes possam acessar mais rapidamente dados pesados sobre produtos, como vídeos. A integração com IA e Internet das Coisas (IoT) também pode ser usada de forma mais fácil, caso de sensores IoT que rastreiam produtos em tempo real, permitindo ao cliente achar um item em uma loja física. A chave está na união do 5G com outras tecnologias para que a experiência do cliente continue a evoluir.
Sobre a Infobip
A Infobip é uma plataforma global de comunicação em nuvem que permite que as empresas criem experiências conectadas em todos os estágios da jornada do cliente. Acessadas por meio de uma única plataforma, as soluções de engajamento omnicanal, identidade, autenticação de usuário e centro de contato da Infobip ajudam empresas e parceiros a superar a complexidade das comunicações com o consumidor para expandir os negócios e aumentar a fidelidade. Com mais de uma década de experiência na indústria, a Infobip expandiu para mais de 70 escritórios em todo o mundo. Oferece tecnologia construída nativamente com capacidade para atingir mais de sete bilhões de dispositivos móveis e ‘coisas’ em 6 continentes conectados a mais de 9.700 conexões, das quais 800+ são conexões diretas de operadoras. A Infobip foi criada em 2006 e é liderada por seus cofundadores, CEO Silvio Kutić, Roberto Kutić e Izabel Jelenić.