User Experience

Qual foi o segredo para crescermos quase 400% em 2021?

Assim que a pandemia bateu à nossa porta, entendemos que o caos estaria instaurado, mas os boletos não parariam de chegar.

Sendo assim, a Speedio foi uma das primeiras empresas que levantou a bandeira de continuar na operação remotamente independente do que acontecesse.

Além de prezar por nossos clientes, como toda empresa deveria fazer, também incorporamos o desafio e não reduzimos nosso time e nem cortamos salários. Todos estavam diante do desafio de enfrentar a pandemia com suas famílias enquanto pessoas queridas estavam sofrendo as mais diversas consequências.

Fizemos um grande esforço e não apenas continuamos os investimentos na empresa, mas estreitamos ainda mais a relação com nossos clientes. Isso fez com que a maior parte de nossa clientela continuasse fiel a nós.

Passado o susto inicial de 2020, recebemos uma imensa quantidade de indicações em 2021. Nossa quantidade de usuários pagantes foi crescendo gradualmente e nosso NPS foi aumentando.

Apostamos no relacionamento com nossos clientes e continuamos colocando em prática tudo que fazíamos antes sem ceder à robotização e à distância para reduzir custos: atendimentos e onboarding’s humanizados entendendo as dores e as necessidades de cada empresa que vinha até nós.

No mercado de SAAS (software as a service), a tendência era pagar pouco aos colaboradores. Novamente, fomos contra a maré e, mesmo não tendo um ticket médio alto, incentivamos nosso time a continuar dando o melhor de si com nossa cultura de resultado e também com bonificações.

Diante de todo o esforço, ao fim de 2021 o resultado foi claro: passamos de 79 clientes no início do ano e chegamos no dia 31 de dezembro com 314: um crescimento de quase 400%. No gráfico abaixo, apresento o desenvolvimento da Speedio em 2021 onde tivemos uma média de 12% de crescimento ao mês:

Crescimento da Speedio de janeiro a dezembro de 2021
Crescimento da Speedio de janeiro a dezembro de 2021

Esses números comprovam o resultado de um bootstrapping investindo intensamente na experiência de nossos clientes tanto no ponto de vista de CS quanto de UX, aprimorando a experiência do usuário na plataforma, adicionando mais recursos, melhorando a navegação no site, otimizando a comunicação e a mensagem a ser passada…

Além disso, começamos 2021 com um time de 15 pessoas chegando à quantidade de 30 colaboradores no fim do ano. Nosso investimento em cultura organizacional foi essencial para nossos resultados. Sem ela, provavelmente não teríamos alcançado tamanho resultado. Reuniões semanais, diárias, alinhamentos, métricas, otimizações, debates, novos projetos, agradecimentos, valores, 1×1’s, ligações, momentos descontraídos e muito mais. Na Speedio, valorizamos a honestidade (mesmo que doa), o pedido de ajuda, as liberdades, os prazos, a autonomia, o ambiente desafiador, a produtividade aliada com o bom humor, a comunicação, as críticas e as resoluções dos problemas. Nossa cultura é essencial para conseguirmos servir nossos clientes da melhor maneira possível.

Aqui, acreditamos que ser “customer centric” funciona e é o melhor caminho a ser seguido. Prezamos por ouvir nossos clientes cada vez mais e tudo que fazemos tem nosso usuário no centro. Ouvir feedbacks da plataforma, de funcionalidades, de nossos atendimentos e todos os pontos possíveis são ações que têm nos guiado e foram essenciais para conseguirmos alcançar um NPS (Net Promoter Score) de 78, ou seja, na zona de excelência quando o assunto é a fidelidade de nossos clientes.

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Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Maucir Nascimento

Maucir Nascimento é cofundador da Speedio, responsável pelas áreas de growth, comercial e marketing. Se formou em Marketing pela UNIFACS e logo tornou-se empreendedor serial tendo atuado em diversas áreas e especializando-se na área de tecnologia.

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