Fala Conselho

Os desafios da governança em empresas em ascensão

*Por Everaldo Moreira

O que é governança corporativa para você? Na minha opinião, a governança de uma empresa pode ir além da implementação de diretrizes, processos, políticas e regimentos. Significa também adotar a transparência em todos os níveis da organização e uma comunicação aberta com todos os envolvidos nas rotinas e nos negócios. Além disso, significa investimento em parcerias mais humanas, além das estratégicas, e uma preocupação constante com a construção de uma cultura que se fortalece na prática, no dia a dia, e com todos os profissionais envolvidos, independentemente da posição hierárquica.
Dentro desse contexto, implementar uma estrutura de governança corporativa ativa e independente, com conselhos consultivos e administrativos, comitês de estratégia, inovação, tecnologia e auditoria, por exemplo, é tão importante quanto manter a “roda girando” nas operações e na linha de frente – seja qual for o porte da empresa, pois o que define a relevância que a governança corporativa tem em um negócio é onde ele quer chegar – e não o tamanho que ele tem.

Não é incomum, portanto, que algum dos sócios-fundadores passem, em determinado momento, a assumir a presidência do conselho como um grande passo rumo a um caminho sinuoso, porém recompensador, em relação ao crescimento da empresa e seu posicionamento no mercado. Ao mesmo tempo não basta querer ter governança, pois os desafios são muitos. Desde a integração da área de compliance com os demais setores, a gestão de riscos e possíveis crises, a manutenção da resiliência corporativa, os princípios de sustentabilidade, a necessidade de digitalização de processos, até o assentamento de melhorias em relação a todas as tomadas de decisão.

A governança corporativa é a forma mais profunda de validação da confiança gerada entre todos os membros envolvidos na trajetória do negócio, intrinsicamente interessados na perpetuidade da empresa.

Qual é a empresa que você quer e sonha? E qual é a governança que está alicerçando as pessoas, a tecnologia e os produtos para tudo isso aconteça de forma estruturada e sólida? Responder a essas perguntas é o maior de todos os desafios. Sugiro que sua empresa comece hoje mesmo.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar