O que é Marketing de Comunidade e porque essa será a tendência
"Boca a boca" assume nova roupagem e está mais vivo do que nunca no mundo digital
Um produto ou serviço que resolve o problema do consumidor é algo que estimula a conexão e confiança entre o cliente e a marca. Quando isso acontece, é frequente que o consumidor recomende em uma conversa ou nas redes sociais, muitas vezes chegando até a fazer parte da comunidade de fãs daquela marca, empresa ou conceito – os chamados “brand lovers”.
Tudo isso nada mais é do que a descrição da clássica “propaganda boca a boca”, que ascende em um contexto de negócios permeados pelas experiências digitais e que desde já é uma das grandes apostas para o marketing em 2023.
“O boca a boca nunca morreu; ele sempre esteve firme e forte. O que acontece agora é justamente esse crescimento do conceito de Marketing de Comunidade, que vem ao encontro de outras tendências como o Social Commerce. Se a sua amiga ou uma influencer que você acompanha e confia recomendarem um produto, as chances de você também querê-lo são grandes”, explica a influencer, especialista em estratégia digital e CEO da agência AcoutPlus, Adriana Coutinho.
O conceito de Marketing de Comunidade é, na realidade, um conjunto de ações que podem fomentar, estimular e organizar uma comunidade ao redor de uma marca. Ter alguém que experimentou, gostou e sente prazer em recomendar um produto ou serviço gera conexão e confiança.
O Facebook ainda é a plataforma de mídia social mais utilizada, seguida por Instagram, Pinterest, TikTok e Snapchat. No entanto, o TikTok já é a principal influência de publicidade nas mídias sociais para os Millennials (75%) e a Geração Z (64%). Além disso, entre 50% e 60% dos consumidores fazem compras às vezes, frequentemente ou sempre a partir de recomendações publicitárias ou em plataformas de mídias sociais. Essas pessoas também pesquisam sites das empresas, avaliações de produtos e confiam no boca a boca, bem como em recomendações e reviews feitos por outros consumidores. Os dados são do estudo Consumer Pulse Survey, da KPMG com 1.000 entrevistados nos Estados Unidos.
No Brasil, mais de 43% dos consumidores já realizaram uma compra depois de o produto ser anunciado por influenciadores. O país tem 150 milhões de usuários de redes sociais, e lidera o ranking mundial de relevância desses profissionais no consumo. Os dados são da plataforma Cupom Válido e contou com informações da Statista e HootSuite, empresas especializadas em dados de consumo e redes.
“Além de ser importante como estratégia de marketing, o boca a boca ou esse conjunto de ações que o compõem como Marketing de Comunidade trazem também mais autoconfiança para a empresa. É muito importante sentir esse retorno dos clientes e sentir que eles confiam em quem recomenda os nossos produtos. Acreditamos muito na conversa infinita com nossos consumidores para sempre aprender e melhorar ainda mais a experiência”, explica a CEO do e-commerce especializado em leite fresco Freshmania, Einat Carasso Eisler.
O que esperar do Marketing de Comunidade em 2023?
Segundo Adriana, esses são os principais insights que já podem ser considerados nesses segundo semestre de 2022 e apontam para o que virá em 2023:
– Mais conversa, menos venda
É crucial investir em conteúdos ricos, informativos, que conversem com o universo da marca. É esse tipo de postagem que estimula o compartilhamento e a identificação. Só posts de venda podem desanimar o consumidor.
– Invista em novidades para estimular a comunidade
Que tal elaborar uma playlist temática que tenha a ver com seu serviço ou produto? Ou uma série de vídeos mostrando um pouco da linha de produção? Ou até mesmo uma newsletter, com as principais novidades do mês, por exemplo.
– Expanda, mas com cuidado
Estar antenada com o que acontece é muito importante, porém cuidado para não extrapolar demais os assuntos pertinentes à sua empresa e acabar se perdendo. Estude bem o universo de temas ligados ao seu produto ou serviço e se baseie nele. Nesse caso, menos é mais, literalmente.
– Ouça o que sua comunidade tem a dizer
Vai lançar um novo produto ou serviço? Que tal fazer uma pesquisa com a sua comunidade para entender a preferência deles? Pode ser via enquete nos stories, por meio de grupo no Telegram, ou até mesmo por e-mail. Trazer o consumidor para perto nas decisões ajuda a fortalecer a sensação de pertencimento.
– Monitore sempre
Monitorar o que dizem da sua empresa é uma forma de detectar e antecipar problemas, mas também de compreender o que o público espera e o que é possível realizar a partir disso.
Adriana Coutinho, empresária, palestrante e digital influencer. Founder e CEO da Acout Plus, empresa especializada em gerenciamento e posicionamento de imagem nas redes sociais. Idealizadora dos métodos T.E.R e CRIAS, Adriana Coutinho dissemina seu conhecimento adquirido nos últimos 10 anos de mercado. A empresária conta com grandes cases em seu portfólio como Arezzo, Walt Disney, Universal Music, Niely Cosméticos, Cleo Pires, Luísa Sonza, Fábio Júnior, entre tantos outros.
Freshmania Fundado em 2021, o Freshmania, e-commerce expert em leite fresco, nasceu com o propósito de estreitar o caminho entre o produtor e o consumidor, e resgatar a nostalgia de ter leite fresco entregue na porta de casa em até 48 horas. Com mais de 20 produtores em seu portfólio, o Freshmania conta com uma curadoria cuidadosa, com produtos sempre muito frescos e de origem. Saiba mais: https://freshmania.com.br/