LGPD- Lei Geral de Proteção de Dados

LGPD: Qual a importância para a privacidade no varejo?

*Por Arthur Guitarrari

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vinha sendo discutida desde 2018, entrou efetivamente em vigor em 18 setembro de 2021. Desde então, as empresas têm corrido contra o tempo para cumprir as exigências. A adequação à LGPD exige acompanhamento jurídico, que é fundamental, porém, existe outra demanda técnica que pode ser difícil de solucionar.

Percebendo a necessidade de consultoria especializada no assunto, as empresas do segmento varejista estão contratando os serviços de companhias especializadas em proteção e privacidade de dados. Assim, o projeto de adequação é desenvolvido pensando na privacidade em todos os níveis e buscando torná-las um exemplo de compliance.

Em um primeiro momento, nesses casos, é preciso identificar os gaps e analisar os riscos. A primeira “fotografia” da situação de dados pessoais da empresa geralmente é reveladora: quando se mapeiam e concatenam 100% das inadequações, encontram-se os setores com maior volume de dados como: marketing, atendimento ao cliente, loja e cartões. A partir da identificação, num segundo momento, trabalha-se para estabilizar e mitigar os problemas.

Sem dúvida, a coleta de dados pessoais é algo fundamental e necessário para o varejo. Atualmente, o setor passa por uma transformação digital, que requer entender o cliente da melhor forma possível, nos mínimos detalhes. Por isso, são tratados dados pessoais em diferentes processos. Contudo, esse volume de informações exige, além de capacidade de processamento, muita responsabilidade. É preciso garantir a proteção e a privacidade de dados de clientes, colaboradores, ex-colaboradores, fornecedores e parceiros, usando as informações de acordo com a finalidade para a qual foram coletadas.

Portanto, a adequação à LGPD traz resultados que vão além do cumprimento de uma obrigação legal para as varejistas. Há mudança de cultura dentro dessas empresas. Nesse caminho, é possível aprender o quê, por que e como fazer para estar adequado à lei. Isso é muito importante para os empreendimentos do setor reverem todos os processos, tomando conhecimento de tudo o que coletam, refletindo se precisam realmente de todos os dados e passar a captar somente os essenciais.

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Sobre Everon

Criada em 1996 como System Marketing Tecnologia, (SMDATA), a Everon é uma das principais empresas especializadas em soluções de dados e tecnologia do país. Ao longo de sua trajetória, consolidou sua expertise no setor e acompanhou toda a evolução com as tendências e desafios. Atualmente, desenvolve soluções customizadas que atendem às diferentes etapas do negócio e às necessidades de seus clientes, seja na Proteção e Privacidade de Dados (adequação a LGPD), na estruturação de dados, na melhoria da qualidade dos dados, no fornecimento de soluções de BI, CRM e Analytics para facilitar a vida das pessoas e tornar as empresas mais seguras e eficientes na escalada da utilização dos dados. Com softwares nas áreas de Data Quality, Gestão de Dados, Business Intelligence e Privacidade de Informações, a empresa realiza os seguintes serviços: Security & Privacy; Data Solutions; Business Performance; Outsourcing; Data Quality e Tech & Digital Transformation.

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