EntrevistasEuriale Voidela

Euriale Voidela concede entrevista com foco na Gestão Empresarial AO VIVO para a Rádio Cidade Jundiaí

Em 28 de Julho, a convite da Rádio Cidade Jundiaí, Euriale Voidela concedeu uma entrevista ao vivo, abordando a importância da gestão empresarial e destacando que essa gestão é a chave para o sucesso de um negócio.

Confira como foi a entrevista completa abaixo:

Apresentador Rádio Cidade Jundiaí: Nós vamos conversar agora no nosso programa com a Euriale Voidela, consultora, mentora, palestrante e conselheira. Ela vai falar de alguns assuntos, mas a gestão empresarial é o principal deles, por se tratar da chave para o sucesso de um negócio. Eu quero saber de você: dentro da gestão das empresas o termo Experiência do Cliente está em alta. Por que isso é tão importante nos dias de hoje?

Euriale Voidela: Perfeito. Esse é um ponto muito importante para todas as companhias, independentemente do porte. A Experiência hoje é fundamental. Já está mais do que provado que adquirir um cliente novo é sete vezes mais caro do que cuidar de um cliente de sua base. E, nós podemos, como estratégia simples de atendimento ao cliente, de encantamento deste consumidor, que já é o consumidor da marca, encantar e trazer mais lucros para a companhia.

Esse cliente fidelizado vai recomendar a sua marca para outros consumidores, favorecendo a expansão do seu produto, da sua empresa, muito mais rapidamente e de uma forma muito mais rentável.

Apresentador Rádio Cidade Jundiaí: Existe experiência do cliente sem uma cultura de cliente?

Euriale Voidela: Não existe. Esse é um ponto muito importante também que você perguntou, porque o colaborador ele é o ator principal que vai encantar o seu cliente. Uma empresa que não possui uma cultura fortalecida para cuidar desse colaborador, dificilmente ele vai conseguir encantar o cliente. Porque ele precisa estar encantado primeiramente com o seu produto e com a sua marca. Por isso, uma estratégia de cultura fortalecida será determinante para o crescimento e lucratividade da companhia.

Apresentador Rádio Cidade Jundiaí: Isso se aplica a todos, mercado e empresa também?

Euriale Voidela: Sim a qualquer ramo de atividade, desde um pequeno comércio até uma grande empresa multinacional. A partir do momento em que uma companhia possui um cliente, já se aplica essa metodologia. Afinal de contas, cuidar dos consumidores vai aumentar os lucros da companhia.

Quem hoje não quer mais lucros na companhia, não quer crescer. Ainda mais no cenário em que estamos de grande competitividade, e, também, do cenário econômico do país. É fundamental cuidar dos consumidores, independentemente do seu nicho, independentemente do porte, independentemente de você estar em um grande centro comercial ou em uma pequena cidade o interior. A metodologia se aplica a todo mundo.

Apresentador Rádio Cidade Jundiaí: Por que a Experiência do Cliente pode aumentar o lucro das empresas?

Euriale Voidela: Como falei antes, um consumidor que está fidelizado, está encantado, ele perdoa uma marca sete vezes mais rapidamente. Ele tem a probabilidade de 34% a mais de comprar produtos e recomendar a sua empresa para outros consumidores. E esse consumidor é sete vezes mais barato. É mais barato cuidarmos da retenção dessa base ou da expansão da base do que adquirir um cliente completamente novo, que não esteja apaixonado pela sua marca. Quando nós colocamos todas essas estatísticas na ponta do lápis, no balanço financeiro das companhias, é um investimento que vai trazer muita rentabilidade e vai ser determinante hoje para o crescimento e sustentação das companhias.

Hoje a empresa que não cuidar de seus clientes, não encantar sua base, ela poderá ter sérios riscos de não crescer ou até de ser extinta ou engolida pelo concorrente.

Apresentador Rádio Cidade Jundiaí: Bom, outra situação que eu quero colocar para você é: como separar o caixa da empresa e as contas de pessoa física? Tem gente que junta tudo e fala: ‘O dinheiro vai todo para a mesma fonte, então não tem problema’. É fato isso?

Euriale Voidela: É fato. Cuidar da estratégia financeira da companhia é muito importante hoje. Porque precisamos separar quais são todas as contas contábeis: quanto nós vamos investir no atendimento ao cliente, quanto vai ser determinada operação, a logística, todo o fluxo de de atividade e a sustentação da companhia. De fato, vai ter ali separado por um pro labore, seja um PME ou por uma taxa de lucratividade liquida ou bruta da companhia. A organização financeira é fundamental hoje, ainda mais no cenário que nós temos de grandes impostos.

Além da eficiência financeira e de organizar em uma planilha — obviamente precisamos de uma tecnologia para isso — é fundamental olhar para uma eficiência tributária, olhar para os impostos que estão sendo pagos de acordo com cada atividade. É muito importante essa organização hoje.

Apresentador Rádio Cidade Jundiaí: Para a gente finalizar nosso bate papo, qual a melhor forma hoje para equacionar dívidas e a empresa não quebrar?

Euriale Voidela: Ter uma estratégia e uma governança muito sólida dentro de sua companhia. Muitas empresas pecam em não se planejar, em não estruturar suas premissas, as suas missões. Qual o valor entregável dela, além das organizações financeiras administrativas. A fase de planejamento, sustentação e organização dos projetos é fundamental. É um erro, muitas acharem que isso é perda de tempo. Muito pelo contrário. A organização vai ser fundamental.

A partir dessa organização, desse planejamento estratégico da organização, em um plano de negócios, por exemplo, aí sim a gente parte para um plano de ação. De executar tudo aquilo e mensurar o que deu certo, o que não deu certo, e o que a gente precisa afinar e algum ponto.

Mas é importante que todas as companhias tenham um planejamento organizacional muito forte. Um plano de negócio estruturado e, aí sim, partir para a mão na massa.

Apresentador Rádio Cidade Jundiaí: Euriale Voidela, consultora, palestrante e conselheira empresarial.

Ela falou ao jornalismo da cidade.

Sobre Euriale Voidela

Consultora, mentora, palestrante e conselheira especializada das áreas de Customer Experience, Customer Success, Cultura Centrada no Cliente, Employee Experience, Transformação Digital, Contact Center e Mapa de Jornada do Cliente. Fundadora da consultoria Customer Centric, editora-chefe do Portal Customer, fundadora da Comunidade Customer Force e membro de conselho de clientes. Experiência de mais de 24 anos com toda sua carreira desenvolvida nas áreas relacionadas a clientes, onde teve a riquíssima oportunidade de trafegar na gestão de diversos departamentos e empresas, possibilitando uma visão 360º.

Diversas premiações em sua carreira com cases consagrados no Conarec, Prêmio ABT, ClienteSA e outros. Eleita melhor Profissional do Mercado Digital em Customer Experience, Prêmio Digitalks 2019.

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