EntrevistasEntrevistas

Entrevista Exclusiva – Importância da liderança feminina com Mara Ballam, da ABREE

Mara é Gerente Executiva da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos).

Para uma série de entrevistas exclusivas e comemorativas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, convidamos um grupo muito especial de executivas renomadas para a ação e nos proporcionar suas visões sobre a importância da liderança feminina nas empresas, a importância do Dia da Mulher e o que ele representa. Além de reportarem a realidade em suas áreas sobre a equiparidade nos cargos. A convidada especial de hoje é a Mara Ballam, da ABREE.

Mara é Gerente Executiva da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos).

Confira a entrevista completa:

1.) (Euriale Voidela) Na última edição publicada para as melhores empresas para trabalhar, apenas, 10% delas tinham uma executiva com o título de CEO — a expectativa é que essa porcentagem suba neste e nos próximos anos. Analisando ainda os dados publicados pelo estudo, para os cargos gerais de liderança nas 150 melhores empresas, os índices são bem maiores (40%). De qualquer forma, sabemos que estes números são bem diferentes quando analisamos o mercado de forma geral. Desta forma, em sua visão, como visualizar a importância da diversidade e presença feminina das lideranças em seu segmento?

(Mara Ballam) Para um futuro mais próspero considerando o mercado de trabalho,  observamos que o mundo está se movimentando para a diversidade em vários aspectos. As empresas estão em busca de criar um ambiente mais harmônico e que traga diversas ideias para que a diversidade se reflita de fato em posições mais equalitárias nas companhias. Esta mudança está ganhando espaço cada vez mais no Brasil e no mundo e os empresários precisam ficar atentos a novas tendências globais para se adaptarem a sua realidade.

2.) (Euriale Voidela) Proporcionar uma experiência ao cliente fantástica e possuir uma cultura centrada no cliente em toda a jornada de relacionamento, cada dia está sendo mais valorizado pelo consumidor, tanto no B2B ou no B2C. No segmento de experiência do cliente, temos grandes referências femininas atualmente no Brasil e esta presença está crescendo a cada dia. Quais as dicas você daria para as mulheres que desejam uma carreira na área?

(Mara Ballam) Observo hoje no Brasil que nós como consumidores queremos ser bem tratados, bem informados, sanar dúvidas e sentir que todo o processo foi resolvido e num prazo razoável. São as mulheres que observam mais estes pontos. São mais intuitivas, multitarefas  e com isso conseguem trazer ações que atendam às necessidades dos clientes. E isso, aliado à tecnologia, está ajudando as empresas neste aspecto. Acredito que, seja em qualquer setor, quanto mais investirmos em soluções para melhorar a experiência do cliente com a marca, melhor será a relação cliente/empresa para os próximos anos, seja ela no mundo físico ou digital.

3.) (Euriale Voidela) Em sua visão, qual é a importância para o “Dia Internacional da Mulher” para o mercado brasileiro?

(Mara Ballam) A data é uma forma de mostrar ao mercado que a mulher faz o diferencial em seu lado profissional e o pessoal. E estamos evoluindo cada dia mais. A mulher é multitarefa e tem muitas aptidões que favorecem o seu desempenho no mundo corporativo. Acredito que esta data nos proporciona mais visibilidade e coloca em evidência ainda mais a importância para que novas ações ganhem força para a equidade de gênero.

4.) (Euriale Voidela) Qual mensagem você gostaria para todos sobre o Dia Internacional da Mulher?

(Mara Ballam) As mulheres estão avançando cada vez mais quanto ao reconhecimento do mercado de trabalho, embora ainda seja muito recente a percepção da importância equidade de gênero no mundo corporativo. Acredito que as mulheres devem se empoderar cada vez mais e continuar lutando por seu espaço e por equidade salarial, pois já demos um passo importante que é o avanço da percepção da importância da diversidade nas empresas, porém ainda há muita luta pela frente.

5.) (Euriale Voidela) Em seu segmento, o quão equilibrado é o seu ambiente de trabalho em relação a homens e mulheres? Como foram os desafios em sua carreira e trajetória nesta visão?

(Mara Ballam) O nosso setor também vem observando que tanto homens e mulheres trabalham muito bem juntos, com aptidões complementares, para os desafios de criar um ecossistema de logística reversa sustentável.

6.) (Euriale Voidela) Visando as empresas que desejam implantar um modelo eficiente de gestão organizacional voltado igualdade, que conselhos relataria para que possam contribuir para um mercado com oportunidades iguais?

(Mara Ballam) Para avançar na igualdade para todos os gêneros, o primeiro passo é justamente declarar seus objetivos e metas de forma transparente para que os profissionais possam se sentir mais acolhidos e envolvidos com as propostas. Hoje, com tantas mudanças, como a pandemia tem nos mostrado, a melhor forma de atrair novos talentos é levar o máximo de informação para o mercado e trabalhar junto aos times para novas ações. Num segundo momento, gerar oportunidades e infraestrutura para que a gestão seja eficiente dentro e torná-la realidade e inserir a diversidade na cultura organizacional da empresa.

7.) (Euriale Voidela) Diversos estudos, já comprovaram que a diversidade nos times e conselhos administrativos, possuem resultado direto com o aumento das receitas e resultados da companhia.

Diante do cenário e em sua visão, quais são os ganhos e benefícios para as empresas e sociedade, em políticas empresariais de igualdade?

(Mara Ballam) Uma pesquisa da McKinsey & Company divulgada no ano passado comprova que as empresas que decidem investir em diversidade apresentam 33% mais possibilidade de sucesso, 21% mais lucratividade, 17% de colaboradores mais engajados e 50% redução de conflitos. No meu ponto de vista, gerar um equilíbrio entre as empresas e a sociedade será um ponto chave para que o futuro de uma empresa prevalece e ganhe notoriedade para as novas gerações.

8.) (Euriale Voidela) Em sua área, você teve alguma(as) inspirações femininas durante sua carreira profissional? Quais foram suas grandes inspirações?

(Mara Ballam) Algumas mulheres me inspiram e me inspiram todos os dias… galgaram posições e conquistas importantes, mas o que realmente é uma grande inspiração é constatar que todas elas, cada uma com suas características e condições de vida e experiências diferentes, sempre trouxeram o lado mais humano para as relações, sem esquecer seus filhos, suas famílias e seus anseios.

Ação especial – Março em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” – Portal Customer.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar