4 skills tecnológicas para próxima geração de profissionais do e-commerce
*Por Adriano da Silva Santos
As compras nunca mais foram as mesmas desde a chegada do e-commerce. Pessoas modificam sua rotina, seus hábitos e até formas de pagamento com o advento dessa modalidade, não importa se esteja comprando online ou pessoalmente, o comércio eletrônico está aqui para ficar de vez. Para ter uma ideia, segundo as estatísticas do Relatório sobre o Comportamento do Consumidor cresceu 26%Relatório sobre o Comportamento do Consumidor em relação a 2020, no ápice da pandemia.
Por outro lado, embora a indústria do e-commerce esteja crescendo exponencialmente, ainda há alguns desafios que persistem. Nos últimos anos, a demanda por habilidades técnicas aumentou; no entanto, não há oferta de trabalhadores qualificados equivalente a esse número. Esse fator representa um grande problema para os varejistas que lutam para encontrar colaboradores com as habilidades técnicas certas para impulsionar o crescimento e a inovação do setor.
A crise do COVID-19 acelerou a disseminação do e-commerce para novas empresas, consumidores e categorias de produtos. Algumas dessas mudanças provavelmente serão de natureza de longo prazo, por isso é vital adquirir as qualidades necessárias para dirigir uma empresa de e-commerce.
Desenvolvimento de software
O desenvolvimento de software é um elemento essencial do comércio eletrônico atual. As soluções incluem recursos como automação, gerenciamento de relacionamento com o cliente, design de sites e recursos relacionados ao mercado, para citar alguns. Como resultado, as empresas de e-commerce buscam desenvolvedores qualificados na solução que ofereça um alto retorno sobre o investimento (ROI).
Análise de Dados
No mercado hipercompetitivo de hoje, os varejistas virtuais devem descobrir como alcançar seus clientes de forma eficaz. Eles também precisam otimizar a cadeia de suprimentos e melhorar as operações para obter lucros maiores. À medida que mais empresas de comércio eletrônico dependem da análise de dados para insights acionáveis, o papel dos Cientistas de Dados e Analistas de Negócios está se tornando cada vez mais importante. Algumas maneiras pelas quais a ciência de dados remodelou o comércio eletrônico foram:
- Na identificação de uma base de clientes em potencial
- No uso de análises preditivas para previsão de serviços
- Para otimização da estrutura de preços para seus consumidores com base na ciência de dados
Inteligência artificial
Outro tendência do setor é a inteligência artificial (IA), na qual avançou a um novo nível para satisfazer clientes em todo o mundo. Os clientes agora podem ter experiências de compra mais suaves e simples graças à inteligência artificial.
De acordo com uma pesquisa da PwC afirma que até 2030 essa tecnologia futurista pode contribuir com mais de US $15,7 trilhões para a economia global. As soluções de IA continuarão a ser desenvolvidas e o segmento de e-commerce continuará sendo um dos primeiros adotantes da tecnologia, incentivando a demanda por talentos e habilidades relacionadas.
Blockchain
As soluções de pagamento no setor de comércio eletrônico estão longe de ser perfeitas. Os clientes estão gradualmente escolhendo o autoatendimento ao invés de interações diretas. Isso deve implicar em um processo, no qual deve-se fornecer sistemas de compras digitais com as melhores medidas de segurança para garantir a proteção de dados. Aqui estão algumas maneiras de o blockchain transformar a indústria de comércio eletrônico:
- Criptomoedas como Bitcoin, Ripple, etc., estão sendo usadas como uma alternativa às moedas tradicionais.
- Os desafios da cadeia de suprimentos, como a manutenção de registros e o rastreamento de produtos, são usados como alternativa a um banco de dados centralizado.
- O blockchain ajuda a fornecer um mercado de comércio eletrônico transparente para transações sem lastro.
Ponto-chave
As empresas de e-commerce estão buscando talentos de TI que serão importantes na viabilização da inovação. Há muitas oportunidades para profissionais de e-commerce que buscam aprimorar suas habilidades e avançar no campo. Com novos modelos operacionais chegando no ambiente online, as empresas devem ter certeza de que têm habilidades e talentos sob demanda em mãos para ficar um passo à frente de seus concorrentes.
———————————————————————————–
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Adriano da Silva Santos é um jornalista e escritor, formado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Reconhecido pelos prêmios de Excelência em webjornalismo e jornalismo impresso, é comentarista do podcast “Abaixa a Bola” e colunista de editorias de criptomoedas, economia, investimentos, sustentabilidade e tecnologia voltada à medicina.