Lançamentos e Promoções

Livro “Brand Publishing e Transição Midiática” será lançado no dia 18 de janeiro no Rio de Janeiro

Obra assinada por Paulo Henrique Ferreira, sócio-fundador da Barões Digital Publishing, é destinada para profissionais de gestão e negócios, marketing e comunicação e destaca que a disciplina de "brand publishing" será central no processo de comunicação contemporânea

O livro “Brand Publishing e Transição Midiática”, escrito por PH Ferreira, sócio-fundador e diretor executivo da Barões Digital Publishing, será  lançado no dia 18 de janeiro, data em que também ocorre o aniversário dos seis anos de existência da Barões,  empresa pioneira em Brand Publishing no Brasil.

A apresentação do livro é feita por André Penha, co-founder e CTO da proptech QuintoAndar e o prefácio por Luiz Carlos Dutra, diretor executivo da Mover Participações. O posfácio é assinado por Joana Carvalho, head de operações e desenvolvimento de pessoas da Barões.

Publicado pela editora Robecca & Co., o primeiro evento de lançamento do livro será um coquetel na livraria Argumento do Leblon, a partir das 18h. Outros dois eventos de apresentação do livro estão marcados em duas capitais: São Paulo, em fevereiro, e Belo Horizonte em março de 2023.

A obra é destinada para profissionais de gestão e negócios, marketing e comunicação. Este é o primeiro livro do autor voltado para gestores que buscam entender com profundidade e clareza os fundamentos da transição midiática e comunicação editorial proprietária das marcas.

A venda dos exemplares também terá início na mesma data. A versão impressa da obra poderá ser adquirida nas principais livrarias e também pelo site da editora Robecca. A versão em e-book também está disponível para Kindle, na Amazon.

O “Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa” retrata a forma como a transição midiática impacta diretamente as organizações e todos os setores da sociedade e ainda como a disciplina de brand publishing se torna central no processo de comunicação contemporânea.

Nas páginas, os leitores também conhecerão marcas que se tornaram think tanks em seus segmentos e vão ter a oportunidade de se aprofundarem sobre vários cases de sucesso de clientes da Barões. 

“Este é um livro para profissionais de gestão e negócios, muito além dos departamentos de comunicação e marketing das empresas. A marca relevante precisa entender que ela não presta apenas serviços ou fabrica seus produtos. Ela tem de enxergar que na sociedade atual, a da informação, a comunicação editorial é fundamental para definição do seu papel na sociedade. Afinal, as pessoas não precisam ser convencidas, precisam ser informadas. Portanto, o livro Brand Publishing e Transição Midiática é voltado para todas as lideranças de organizações competitivas e relevantes no século XXI”, afirma Ferreira.

O BPeTM também conta com um ambiente digital de conteúdos adicionais sobre brand publishing e transição midiática. Mediante cadastro, o público do livro terá acesso a uma área logada com outros e-books, estudos, curadoria de links de referência e videoaula no site livro.brandpublishing.com.br. Segundo o autor, essa área será constantemente atualizada com novos conteúdos ricos e referências sobre o tema.

Pré-lançamento recebe avaliações positivas

Reprodução de foto de Walter Romano, disponível no Linkedin

Em dezembro de 2022, o livro Brand Publishing e Transição Midiática foi distribuído de maneira exclusiva para clientes, público interno e parceiros da Barões Digital Publishing, tanto como presente de final de ano quanto como pré-lançamento. As avaliações foram positivas. 

Para Pyr Marcondes, publicitário e jornalista, sócio da Pipeline Capital, que foi entrevistado para o livro, “o BPeTM é fruto de um trabalho minucioso de pesquisa, pois há muitos documentos históricos, referências aqui do Brasil e lá de fora que são incontestáveis. É o livro a ser consultado quando o assunto é brand publishing. Não há nenhum outro, nem parecido. Tecnicamente, o material é excelente  porque o Paulo Henrique Ferreira domina a disciplina, tem uma história no brand publishing, além de ser um profissional talentoso e dedicado”.

Para Luiz Carlos Dutra, diretor executivo da Mover Participações e autor do prefácio da obra, “o livro traz à tona a transição midiática e a comunicação editorial como prática fundamental do novo papel das marcas, tanto pela importância de uma narrativa mais abrangente e engajadora juntos aos diversos públicos de interesse, bem como pela necessidade de estarem alicerçadas a um propósito estratégico como fator de geração de valor e vantagem competitiva”.

Leandro Provedel, gerente corporativo de marca e comunicação da ENGIE, comenta que a obra é “provocativa, intelectualmente honesta, que traz para o centro da discussão das marcas a comunicação editorial. Um livro fundamental para gestores, profissionais e para a academia, e que terá seu espaço garantido no necessário debate sobre a transição midiática. Esse debate já é maduro na ENGIE que, com o nosso ativo de brand publishing – o Além da Energia -, tem como objetivo estratégico a consolidação da liderança editorial da marca no tema transição energética”. A propósito, o Além da Energia é case no livro e, em 2022, foi vencedor do prêmio Aberje, na categoria Mídia Digital (ES/RJ).

Por fim, Andréa Naccarati de Mello, fundadora e editora da Robecca e Co. afirma: “Estou muito orgulhosa do livro, um lançamento muito importante para a comunicação das marcas, que fará profissionais repensarem o papel da comunicação editorial na sociedade do século XXI”.

Outros profissionais também celebraram o livro no Linkedin, como Walter Romano, gestor de brand publishing da MRV&CO, Daniel Aguado, diretor de marketing da Fundação Dom Cabral, Alexandre Canatella, fundador do Cybercook, Henrique Donabella, diretor da Collison, João Carvalho, CEO da Hands, Jorge Remondes, professor do ISVOUGA de Portugal, Jorge Florêncio, gestor de comunicação da Cooxupé, Cezar Taurion, pioneiro no debate sobre a inovação corporativa no Brasil, entre outras manifestações públicas relevantes na plataforma. 

Sobre o autor:

Paulo Henrique Ferreira é fundador e Diretor Executivo da Barões Digital Publishing, primeira empresa  brasileira especializada em brand publishing. 

Começou sua carreira em 2000, na Compera  (atual Movile), desenvolvendo produtos editoriais para telefones celulares. De 2008 a 2015 liderou a área digital do LANCE!, o maior diário desportivo do Brasil. Dentre outras posições no mercado de publishing digital, também foi diretor da FSB Comunicação, antes de fundar a Barões, em 2017.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas, Ferreira também é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e possui MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. 

Sobre a Barões:

A Barões Digital Publishing, fundada em 2017, é uma empresa 100% focada em projetos de Brand Publishing para marcas com autoridade em seus segmentos. Tem como foco exclusivo desenvolver plataformas de conteúdo setorial, sempre como uma ativo de mídia proprietária dos clientes. Os projetos de brand publishing da Barões tem ênfase em tecnologia e dados, além de conteúdo e distribuição, para awareness da marca, tratamento de dados primários e geração de negócios. Entre seus clientes estão marcas como ENGIE, Cooxupé, QuintoAndar, Safra, Transfero Swiss, MRV & Co, Fundação Dom Cabral, entre outras. A Barões também edita o portal Brand Publishing Brasil, seu próprio ativo de mídia editorial.

“Brand Publishing e Transição Midiática”

Autor: Paulo Henrique Ferreira

Editora: Robecca

Número de Páginas: 267

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