Inteligência Artificial

3 vantagens da Inteligência Artificial para o setor varejista

Gerenciamento do estoque, precificação e atendimento são algumas das atividades que podem ser impulsionadas pela tecnologia

Inteligência Artificial (IA). O que vem a sua mente quando escuta este termo? Principalmente antes da pandemia, uma imagem comum era a de robôs substituindo os humanos em seus afazeres. No entanto, as transformações ocorridas nos últimos anos evidenciaram que se bem coordenada, a evolução tecnológica pode ser uma grande aliada dos negócios. No caso da IA, trata-se de uma tecnologia que surgiu com o intuito de imitar a inteligência humana a fim de otimizar tarefas operacionais. 

“Um dos principais desafios do segmento de Varejo é a competição pela preferência dos consumidores diante de tantos players, o que torna a necessidade de gerar uma experiência diferenciada aos clientes indispensável para os negócios. Por isso, as funcionalidades de análise de dados e aprendizagem da IA contribuem para a descoberta de insights comportamentais poderosos sobre os usuários, além de otimizar processos internos, resultando no aprimoramento de toda a jornada de compra e venda”, pontua Gustavo Almeida, CEO da Take.

Pensando em destacar as vantagens da Inteligência Artificial para o setor varejista, o executivo listou três processos que podem ser otimizados pela tecnologia. Veja abaixo: 

1. Gerenciamento do estoque 

Uma das habilidades da IA é a captura e a análise de dados. Isso possibilita usar o recurso para gerenciar o estoque em tempo real com base no comportamento dos consumidores. Ou seja, a partir da tecnologia, o lojista consegue visualizar a quantidade e os tipos de produtos que devem ser comprados ou distribuídos.

2. Precificação 

A Inteligência Artificial permite o estabelecimento de um preço dinâmico, que é calculado com base em fatores externos que muitas vezes passam despercebidos, mas que apresentam um impacto no valor a ser cobrado, auxiliando a chegar em uma precificação competitiva no mercado. Alguns exemplos são estratégias da concorrência, preferências do consumidor, datas sazonais, margem de lucro e afins. 

3. Atendimento personalizado 

O robô virtual que funciona com base em IA é conhecido como chatbot. Esta tecnologia está presente em canais de atendimento ao cliente a fim de agilizar os pedidos e necessidades dos consumidores, tais como solução de problemas ou dúvidas. Além disso, é uma forma de registrar as conversas e posteriormente analisar o perfil de quem entrou em contato com a empresa. 

Take 

É uma startup que une hiper conveniência ao disponibilizar uma smart vending cooler, como são conhecidas as geladeiras que comportam até 210 garrafas long neck e 70 latas de cervejas, em condomínios, clubes e estabelecimentos que possua cobertura de sinal 3G/4G, já que vem com o modem 4G instalado. É também o primeiro modelo no Brasil a operar com inteligência artificial que, por meio de reconhecimento por imagem, identifica qual bebida está sendo retirada e é automaticamente debitada do cartão de crédito cadastrado no app. Atualmente está presente em 26 estados com mais de 1.500 pontos de vendas.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar