WEBJUMP se consolida como referência em
comércio eletrônico e mira expansão internacional
A WEBJUMP, empresa referência em transformação digital na América Latina, completa 15 anos renovando seu compromisso com a inovação. Nesse período, ajudou grandes marcas, como Nestlé, Alpargatas, Galderma, Starbucks at Home e BrasilSeg, a liderarem a transformação digital no Brasil e no mundo com mais de 1000 projetos entregues.
Cresceu 450% nos últimos quatro anos e só nos últimos dois viu seu quadro de funcionários aumentar 200%. Mas tudo isso é apenas o começo: a empresa agora mira o próximo nível do comércio eletrônico, com projetos de integração de jornada digital e grandes inovações relacionadas aos universos B2B, B2C, D2C,B2B2C e marketplaces.
Principal Adobe Gold Partner no Brasil e a única com selo Specialized Commerce na América Latina, a WEBJUMP hoje tem uma posição privilegiada no mercado com mais de 50 certificações Adobe. Um cenário bem diferente de 2007, quando foi criada, para ajudar empresas a iniciarem sua jornada no universo online com a construção de portais, websites, SEO e como agência digital butique. À época, a empresa surgiu como parceira da plataforma de e-commerce open source Magento, adquirida pela Adobe em 2018.
“A Magento estava despontando no mundo pelo fato de ser open source e isso causou muito com nossa proposta; cravamos essa bandeira no País”, orgulha-se Ivan Bastos, CEO e cofundador da WEBJUMP.
O executivo recorda que o primeiro grande desafio no comércio eletrônico foi criar um ambiente digital para a venda de pneus para a marca Caçula Pneus, antiga revendedora Pirelli de São Paulo.
“Naquele momento, em 2011, não era um projeto comum, porque não tínhamos ideia de quem compraria pneus pela internet. Hoje vemos a importância desse projeto pioneiro em e-commerce omnichannel do país. Foi um marco do qual temos muito orgulho. Fizemos um omnichannel antes mesmo de essa palavra existir’’, recorda.
A partir de então, projetos para estruturação de marketplaces começaram a surgir com mais frequência, com atuação da WEBJUMP em todas as frentes do comércio eletrônico, seja B2B, B2C, D2C, ou B2B2C, entre outros. A empresa desenvolve também aplicativos, PWA (Progressive Web App) e UX/UI, a maior parte em Adobe Commerce, plataforma líder em comércio eletrônico B2B e B2C à qual a WEBJUMP é referência no Brasil. Outro grande marco foi a aquisição da WEBJUMP pela Compass.Uol, empresa de
tecnologia do Grupo Uol, em outubro de 2021.
“O e-commerce brasileiro já avançou muito e é referência no mundo. Mas é interessante notar que o que desenvolvemos vai muito além do e-commerce. Fazer a transformação digital nas empresas e para o mercado e ver as pessoas que estão dentro de casa evoluírem pessoalmente e profissionalmente é o que mais nos motiva”, comenta o CCO Erick Melo, que, ao lado de Bastos e Rodrigo Mourão, CTO, são os fundadores da empresa.
Entre os projetos de sucesso da WEBJUMP está o Parceiro Ambev, e-commerce B2B da Ambev conhecido hoje como Bees. Foi ele que em 2017 fez a WEBJUMP dar um salto em sua história, o projeto foi eleito como The Best B2B Buyer Experience em evento da Magento em Las Vegas.
“Os projetos que a gente desenvolve mexem com o PIB do País”, orgulha-se Mourão. Mais recentemente, a WEBJUMP desenvolveu para a Galderma, multinacional de soluções médicas e estéticas, o e-commerce My Galderma Store e um portal de forças de vendas interno, ecossistemas integrados e 100% digital, para
sustentar o crescimento anual em vendas da multinacional em 20% a 40%. E para a Nestlé conta com mais de 10 projetos ativos.
“Lançamos recentemente o primeiro e-commerce para o consumidor final de Starbucks no mundo”, comenta Alexandre Rodrigues, COO.
Além disso, em fevereiro teve o lançamento do projeto Starter Kit (ou kit de iniciação rápida), com uma estrutura básica que permite otimizar a criação de plataformas de e-commerce para as marcas do grupo, gerando uma economia da ordem de 25% a 40% em novos projetos. E globalmente, a WEBJUMP desenvolveu o maior e-commerce B2B para a multinacional, o Nestlé Até Você.
O próximo nível
Para o futuro, a meta é consolidar sua expansão internacional e alcançar o próximo nível do comércio eletrônico mundial, o que, na visão de Erick Melo, já não pode mais ser considerado e-commerce,
mas apenas commerce.
“Estamos montando uma empresa muito estruturada, para mostrar a força que o Brasil tem em inovação,
tecnologia, profissionais e em entrega de valor. A gente é bom no que faz, a gente entrega coisas muito grandes e muito boas. Para os próximos 15 anos, queremos continuar a investir em inovação, tecnologia e, principalmente, em nossas pessoas para ajudar as empresas a fazer uma transformação para o comércio sem barreiras”, completa.
*Essa pauta é de responsabilidade completa da WEBJUMP.