Marketing Digital

Redes Sociais – Lugar pra vender ou pra se relacionar?

Que as redes sociais são um dos principais canais digitais para uma empresa e/ou uma marca ampliar sua comunicação, isso é fato e não está em discussão. O ponto é: qual deve ser o objetivo dessa comunicação? Vender ou se relacionar? 

Como eu sempre falo: as pessoas estão nas redes sociais para se relacionar com pessoas, mas, isso significa que você não deve vender por lá? Sobre essas e outras dúvidas é que vou me debruçar neste artigo. 

Canal de venda ou canal de relacionamento?

Você atende o telefone e, antes do bom dia, recebe uma oferta de algum produto ou serviço. Você desliga, mas, o mesmo call center não desiste e continua tentando vender algo para você, insistindo nas ligações, mas também enviando SMS, mensagem no WhatsApp, etc… 

Quem nunca passou por isso? Qual a possibilidade dessa comunicação de venda ininterrupta te levar à, de fato, adquirir o produto/serviço? Zero, concorda? O mesmo acontece nas redes sociais. 

Se as postagens da sua marca ou empresa têm a única proposta de fazer uma oferta, sinto informar, mas em nada se difere a sua estratégia a de um telemarketing ativo e, provavelmente, alcançará os mesmos resultados: algo próximo de zero. 

O que isso significa? Significa que as redes sociais são, antes de tudo, um canal de relacionamento. No cenário atual, somos diariamente bombardeados, sem desejar, por ofertas em diferentes canais de comunicação. 

Quando decidimos seguir um perfil de uma marca, de um influenciador e/ou de uma empresa a expectativa, salvo exceções, é consumir algum conteúdo que gere valor ou que, pelo menos, entretenha.

Como afirma o CMO e fundador da MLabs, Rafael Kiso, nas redes sociais, “o relacionamento se cria na ausência da necessidade de vendas”. Essas mídias são, primeiramente, as plataformas para a construção de relações com potenciais clientes e com atuais clientes.

Mas então, não é para vender nas redes sociais?

Não é bem assim. As redes sociais devem sim ser um canal de vendas para sua marca, mas não como único objetivo e, digo mais, nem o principal. Quando você investe na produção de conteúdos que agregam algo aos seus seguidores sem uma necessidade de venda disfarçada, há uma grande tendência em fidelizá-los e, quando você menos esperar, a venda acontece.

Porém, para que você tenha uma noção de como essas mídias são excelentes canais de vendas, confira esses números:

  • Segundo o Global Web Index, 64,6% dos brasileiros usam as mídias sociais para pesquisar marcas e ver seu conteúdo, colocando o Brasil na segunda posição desse ranking;
  • 82% dos brasileiros seguem alguma empresa ou marca. Desses, 64% já compraram algo que descobriram no Instagram e 44% usam essa plataforma para interagir com empresas – dados da Pesquisa Instagram no Brasil, realizada em Janeiro/23 pela Opinion Box;
  • No levantamento HubSpot Consumer Trends, apenas os consumidores acima de 55 anos (os Boomers) não têm nas redes sociais o principal canal de descoberta de novos produtos;
  • A mesma pesquisa do HubSpot aponta que 31% dos entrevistados usam as mídias sociais para achar produtos e 33% para achar marcas;
  • Segundo dados do Opinion Box, 74% dos brasileiros utilizam as redes sociais para pesquisar produtos, 57% para comparar preços, 62% para ver avaliações de outros clientes e 51% para ter certeza que a loja é real;
  • E por último e mais importante: 43% dos entrevistados pelo Opinion Box afirmam que deixam de comprar quando uma empresa não tem um perfil ativo nas redes sociais.

O que todas essas estatísticas comprovam? Que sim, você pode e deve vender pelas redes sociais, mas com planejamento e estratégia, não como um telemarketing ativo. 

Quer ter um perfil vendedor? Crie conteúdo relevante de forma frequente e consistente nas diferentes mídias e formatos disponíveis, interaja com os seguidores, responda comentários e mensagens inbox, mantenha seus perfis atualizados, mostre os bastidores da empresa, humanize, humanize e humanize!

Siga essas etapas e construa um perfil de valor para seus seguidores ao ponto de que eles comprem de você sem que seja necessário fazer uma oferta! 

*Carolina Fernandes é CEO da Cubo Comunicação, palestrante, mentora do curso Marketing para Empreendedores e especialista em Marketing & Comunicação com mais de 20 anos de atuação passando pelas áreas de assessoria de imprensa, agência de marketing e mundo corporativo.

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Carolina Fernandes

Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação, palestrante, especialista em Marketing & Comunicação, com mais de 20 anos de atuação passando pelas áreas de assessoria de imprensa, agência de marketing e mundo corporativo entendendo as necessidades como cliente e acredita que o papel das agências do futuro seja criar soluções personalizadas para resolver as dores das marcas, do mercado e das pessoas.

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