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Sete Vantagens para implantar hoje o Customer Lifetime Value – CLV em sua marca

Acompanhar o Customer Lifetime Value (CLV) permitirá obter informações valiosas sobre a vida útil do seus clientes e direcionar melhor seus investimentos.

Os consumidores estão mais conectados e com um poder muito maior de comunicação em mãos. A cada dia, estão mais cientes de sua importância para as marcas e assim  valorizando mais a experiência vivenciada em sua jornada de compra e relacionamento. A implantação do Lifetime Value será muito importante para o crescimento de sua empresa.

Diante de tal cenário, conhecer profundamente seu cliente e o valor do mesmo deverá ser uma das prioridades em uma governança madura de clientes. Acompanhar o Customer Lifetime Value (CLV) permitirá  obter informações valiosas sobre a vida útil do seu cliente para direcionar melhor os projetos, investimentos e estratégias.

Se a sua marca ainda não está familiarizada com os conceitos de gestão do sucesso de seu cliente, como CLV, LTV, Valor Vitalício, MRR, Marketing LTV, Valor Agregado ao Cliente e etc., vale a pena atualizar seu modelo de gestão em prol de seu consumidor.

Vamos elencar abaixo, sete benefícios para sua marca acompanhar o Customer Lifetime Value:

1-) Gerencie melhor seu orçamento:

A gestão do indicador CLV – Customer Lifetime Value irá auxiliar sua marca em direcionar com base em dados, o opex e capex de seus projetos e operações de forma mais assertiva. Graças a gestão do indicador e acompanhamento do mesmo, você compreenderá melhor o comportamento de seu consumidor para priorizar e desenvolver projetos mais focados, alinhados as estratégicas e necessidades dos consumidores.

2-) Construção do Perfil do Cliente mais preciso:

Conhecer profundamente seus consumidores é um dos itens fundamentais para ações que gerem conexão com seu consumidor e assim tenham melhores resultados. Com base na gestão e acompamento do CLV – Customer Lifetime Value, você possuirá uma rica visão com dados precisos e detalhados sobre os clientes para o planejamento das ações que estejam alinhadas as suas personas.

3-) Investimentos mais eficazes em marketing:

Gerenciando e acompanhando o CLV – Customer Lifetime Value junto a governança de clientes de sua empresa, proporcionará a oportunidade de investir seu orçamento em publicidade e marketing, focando nos segmentos de clientes que trazem o maior lucro para a empresa e estejam efetivamente no foco estratégico.

4-) Construindo fidelidade com seu cliente:

Neste quadrante, o CLV – Customer Lifetime Value, proporcionará a sua marca se concentrar também na estratégia de construir a fidelidade com sua base de clientes. Os dados valiosos do valor da vida do cliente e seu ciclo, poderão ser utilizados para estudos internos e criação de estratégias direcionadas para manter a satisfação do cliente não somente no curto prazo, mas durante toda a sua jornada e experiência com sua marca. Importante alinhar o CLV com as métricas de satisfação, como por exemplo, NPS (Net Promoter Score) para complementar e deixar seu estudo ainda mais rico.

5-) Preocupação com a retenção de seus cientes:

A retenção de clientes é uma das grandes preocupações das empresas, ainda mais neste cenário de instabilidade financeira e econômica na qual o mundo se encontra. Conhecer o CLV – Customer Lifetime Value, será de suma importância para direcionar sua marca de forma mais eficaz as estratégias de retenção, obter dados sobre o comportamento por nichos, onde estão as maiores probabilidades de perda de receita e assim, alocar os fundos de investimentos de reteção com maior taxa de sucesso. Além disso, você poderá gerenciar melhor o relacionamento com o cliente em termos de fidelidade e fatores que afetam a frequência e a probabilidade de compras conforme as estratégias de ampliação.

6-) Oportunidades de Investimentos com valor agregado:

O CLV – Customer Lifetime Value é um indicador chave para determinar o valor da sua empresa e unificar tal indicador com o mapa de jornada do cliente, potencializará suas oportunidades de projetos, melhorias e investimentos com alta geração de valor para seu cliente. Saber o valor de sua base de clientes e o crescimento esperado será útil, por exemplo, ao buscar um novo financiamento para um projeto ou em descobrir novas vertentes e mercados para seus produtos.

7-) Lucratividade individual de seus clientes:

O CLV – Customer Lifetime Value, lhe proporcionará a visão do valor da vida útil de um cliente, sendo uma métrica importante também para o departamento de vendas. Graças a ela,  vendas poderá, por exemplo, direcionar sua estratégia na aquisição de novos clientes com um perfil específico (persona) ou testar novas oportunidades com um valor – preço superior na base de clientes ou para novos clientes.

Conforme explanado, com a métrica de CLV – Customer Lifetime Value,  acompanhada de uma governança de clientes, proporcionará uma visão quantitativa, de longo prazo do processo de aquisição de novos clientes e da construção de jornada de relacionamentos.

Graças a ela, sua marca terá vantagem sobre sua concorrência e uma visão estratégica mais assertiva na tomada de decisão de seu negócio, sendo este um indicador de extrema importância, como relatamos nos 7 tópicos e aplicável em todos os segmentos.

Imagem Capa: Pixabay.

Sobre a Customer Centric Consulting

Somos uma consultoria empresarial, especialista na gestão e governaça de projetos de clientes, com mentorias, consultorias, criação e gestão nos pilares de Customer Experience, Customer Success , Customer Care, análise e pesquisas de Comportamento do Consumidor, Gestão de Pesquisas de Satisfação. Além de elaboração e gestão completa de RFP’s para seu call center e sistemas de atendimento.

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Euriale Voidela

CEO na Customer Centric Consulting e Fundadora Comunidade Customer Force. Consultora de clientes com sólida experiência em governança empresarial, experiência de clientes, comportamento de consumo e satisfação do consumidor com mais de 20 anos de atuação. Mentora, consultora, palestrante e colunista em canais de autoridade do segmento. Diversas premiações em sua carreira e eleita melhor Profissional do Mercado Digital em Customer Experience, Prêmio Digitalks 2019. E-mail: euriale@customercentric.com.br

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