Processo de benchmarking pode ser um importante aliado para crescimento empresarial
Uma ferramenta que bem utilizada pode ser muito útil ao empresário é o benchmarking, um processo de estudo de concorrência, no qual é possível fazer uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor que podem ser replicadas em um empreendimento. Entre seus benefícios estão: a redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro.
É uma ferramenta que já é utilizada há muito tempo por indústrias, tendo sido introduzida no universo empresarial há pouco, mas ainda é mal utilizada no Brasil. O benchmarking deve ser trabalhado como um grande banco de dados que gera insights para tomar decisões com “menos sofrimento”. É Muito além de uma comparação entre empresas, o benchmarking é um exercício contínuo de entender quem é a empresa e como ela se posiciona no mercado.
O benchmarking pode e deve ser utilizado não apenas pela área de Marketing, mas por toda a organização, auxiliando na gestão para alcançar melhores resultados. Existe muita literatura disponível sobre o assunto e sobre como aplicá-lo na empresa. O principal ponto de atenção é não confundir o benchmarking com uma cópia do que está sendo feito pela concorrência ou fazê-lo sem seguir um processo.
Para exemplificar, cito o modelo de benchmarking utilizado na Pathfind, empresa de tecnologia para logística voltada para otimização de rotas. O primeiro passo é definir quais serão os KPI’s adotados. Quando falamos de operadores logísticos e embarcadores o processo de benchmarking deve considerar fatores como: Percentual de coletas por hora; Remessa perfeita/pedido perfeito, ou seja, o percentual de pedidos sem erros; Entrega no prazo; Precisão na fatura de frete.
Além disso, existem cinco preceitos básicos que devem ser considerados no processo de benchmarking de qualquer segmento. São eles: Captura de dados, conhecimento do negócio, gestão de despesas, processos e tecnologia.
Esses preceitos estão interconectados e são necessários para uma avaliação real do negócio, mas não basta realizá-los uma única vez. O benchmarking precisa ser uma prática constante, pois um estudo que não é atualizado ou que não foi feito seguindo um processo não tem valia, não gera insights e não está apto para a velocidade que o mundo VUCA exige. Por isso, o uso da tecnologia para captura de dados em tempo real é tão importante.
É muito importante ter o conhecimento que a concorrência é apenas um dos KPI’s. Sempre precisamos entender a percepção do cliente, quem somos, como nos posicionamos e o que realmente queremos entregar ao mercado.
Sobre Antonio Wrobleski
Engenheiro com MBA na NYU (New York University), presidente do Conselho de Administração da Pathfind, conselheiro na BBM Logística e e sócio da Awro Logística e Participações.