Jornada e Colaborador

Retenção de talentos: MPMEs estão mudando para se manterem competitivas em meio a novas demandas de funcionários

De acordo com pesquisa do Indeed, 59% dos respondentes concordam que sua empresa teve que fazer mudanças em suas práticas de contratação/RH a fim de atrair novos talentos

Os últimos anos de recessão econômica e, é claro, a pandemia de Covid-19, tiveram um impacto significativo em muitos aspectos de nossas vidas, e não poderia ser diferente com nossos trabalhos. Enquanto muitos profissionais foram capazes de se adaptar a novas formas de trabalho, outros mudaram completamente suas prioridades, usando as circunstâncias como um verdadeiro catalisador para mudanças. Entretanto, esta nova visão sobre o trabalho pode estar afetando as empresas mais do que imaginamos, inclusive na retenção de talentos.

Uma pesquisa recente realizada pelo Indeed no Brasil com 798 tomadores de decisão e proprietários de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) revelou como os empregadores estão tentando se manter competitivos com empresas maiores. Isto é, que tipos de vantagens eles oferecem, diariamente. E, para a maioria das MPMEs, benefícios como saúde, transporte, alimentação e academia estão entre as formas pelas quais os empregadores mais tentam atrair e reter talentos, com 52% dos entrevistados marcando esta opção. 

Também no topo da lista estão a possibilidade de licença maternidade/paternidade e de trabalho remoto/horas flexíveis, com 49% e 47%, respectivamente, respondendo que oferecem isso aos funcionários, numa tentativa de se manterem competitivos. No entanto, o apoio à saúde mental, um benefício muito falado após a pandemia, foi marcado apenas por 24% dos entrevistados. “A pandemia mudou a maneira como as pessoas vêem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, quando e onde querem trabalhar e o que esperam de seu empregador. As empresas precisam ter isso em mente cada vez mais”, comentou Felipe Calbucci, diretor de vendas da Indeed Brasil. 

Para Calbucci, ainda assim as empresas já percorreram um longo caminho para compreender as exigências básicas de seus funcionários, 32% dos entrevistados disseram oferecer incentivos em oportunidades para evoluir na carreira, como reembolso em cursos, palestras e seminários, o que, para ele, demonstra um compromisso real com o interesse do funcionário. Entretanto, ele também comenta sobre outros benefícios, não tão altos na lista, como, por exemplo, apenas 17% oferecerem participação nos lucros/ações na empresa. “Isso poderia ser interpretado como um sinal da velha mentalidade hierárquica que ainda permanece e representa, inclusive, um obstáculo para que o funcionário abrace os valores da empresa”, ele acrescentou.

O processo de contratação

A pesquisa do Indeed também revelou que, para 43% dos entrevistados, o fato de não conseguir encontrar talentos teve um impacto negativo em seus negócios e para 50%, é mais difícil contratar agora do que antes, devido ao orçamento interno que foi cortado. 

Por outro lado, a pandemia também mudou a forma de contratação das MPMEs, mas em alguns casos positivamente. De acordo com a pesquisa do Indeed, 59% concordam que a empresa teve que fazer mudanças em suas práticas de contratação/RH a fim de atrair novos talentos. A pesquisa também revelou que a maneira mais comum de as empresas encontrarem novos funcionários é colocando um anúncio ou fazendo um post nas redes sociais (48%), seguido de colocar um anúncio em um site de busca de emprego online (44%). 

No entanto, Felipe Calbucci também destaca que a pesquisa mostrou que 37% dos entrevistados ainda usam o chamado “boca a boca” para encontrar novos funcionários, ao mesmo tempo em que 74% dos respondentes concordaram que a contratação online facilitou a implementação de novas ferramentas que ajudaram a identificar candidatos mais rapidamente. “Podemos ver que muitas MPMEs ainda não têm um sistema de contratação digital, mas a pandemia acelerou o uso de ferramentas de contratação por parte dessas empresas”, conclui ele.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Indeed com 798 profissionais brasileiros que são tomadores de decisão em pequenas e médias empresas (1-249 funcionários) para investigar como as MPMEs foram impactadas pela pandemia, principalmente no que diz respeito ao processo de contratação e busca de novos talentos. A pesquisa foi conduzida através de um painel online em fevereiro de 2022.

Sobre Indeed Brasil

Por mais de 10 anos, o Indeed tem ajudado candidatos no Brasil durante todas as etapas da busca por emprego – totalmente gratuito. A cada mês são adicionadas mais de 200 mil novas vagas ao Indeed Brasil, e por meio de produtos como o ‘Perfil de Empresas’, o Indeed dá aos brasileiros acesso a mais de 12,3 milhões de avaliações e comentários sobre empresas, ajudando os candidatos a encontrar lugares incríveis para trabalhar.

Sobre o Indeed
Mais pessoas encontram empregos no Indeed do que em qualquer outro lugar. O Indeed é o site de emprego número 1 no mundo (comScore, março de 2020) e permite aos que procuram emprego procurar milhões de empregos em mais de 60 países e 28 idiomas. Mais de 3 milhões de empregadores usam o Indeed para encontrar e contratar novos empregados, tornando o Indeed o maior site de emprego nos EUA, Canadá, e no mundo. Mais de 250 milhões de pessoas a cada mês procuram empregos, publicam currículos e pesquisam empresas no Indeed, e o Indeed fornece 2,5X mais contratações do que outros locais de trabalho de marca combinados (BreezyHR, 2019). Para mais informações, visite br.indeed.com  

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar