Entrevista com Especialistas

Série Especial: A Jornada do Colaborador – Paula Gallo

A especialista da entrevista especial de hoje com a Euriale Voidela, nossa especialista de clientes para a série Jornada do Colaborador é a Paula Gallo, chief human resources officer da Conexa, maior player de saúde digital da América Latina.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> A Jornada do Colaborador é um tema que está ganhando cada dia mais importância dentro das empresas. Em sua visão, o que é a Jornada do Colaborador?

(Paula Gallo) ->   Em minha visão, a jornada do colaborador é o conjunto de ações promovidas, durante todo o período de sua vivência na empresa, entre o primeiro até o último contato do colaborador, desde o processo seletivo até seu desligamento. O objetivo da jornada é a retenção de talentos, promovendo maiores níveis de satisfação, engajamento e produtividade.

(Euriale Voidela – Portal Customer) ->   Quais as etapas da Jornada do Colaborador?

(Paula Gallo) ->   As etapas da Jornada do Colaborador variam de empresa para empresa, aqui na Conexa eles passam por recrutamento e seleção, onboarding, integração, treinamento, avaliação de performance, reciclagem, desenvolvimento e desligamento. Valorizamos muito o momento do onboarding para que ele tenha uma visão ampla da empresa e suas áreas facilitando a integração e rampagem do novo colaborador.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> O quanto o processo seletivo é importante na Jornada do Colaborador?

(Paula Gallo) ->   O processo seletivo é a etapa em que se “brilham os olhos” do candidato. Nessa etapa são apresentados propósito, valores e desafios. Esse momento é essencial para atrair os profissionais que tenham de fato o perfil esperado pela empresa e para que eles também se identifiquem com o lugar onde irão trabalhar e mesmo aqueles que não sejam selecionados, indiquem nossos processos, e saiam com boa impressão da empresa.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Como você visualiza a maturidade das empresas em ter a Jornada do Colaborador efetivamente mapeada?

(Paula Gallo) ->   Com a atual dinâmica do mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo, tem se falado muito sobre a experiência do colaborador, mas para que ela de fato seja um processo de sucesso, é preciso olhar cada passo da jornada dos seus talentos para que as ações sejam assertivas e deem resultados para o negócio. E as empresas que investem tempo e atenção aos talentos ficarão com os melhores profissionais. Muitas empresas ainda ignoram a importância da Jornada do Colaborador e acabam realizando somente um processo básico, muitas vezes pela urgência e necessidade de que o colaborador inicie suas atividades.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais os indicadores você recomenda para as empresas acompanharem a experiência proporcionada na Jornada de seus Colaboradores?

(Paula Gallo) ->   São vários os indicadores que podem ser utilizados, mas recomendaria alguns que passam por toda jornada: headcount, turnover, retenção de talentos, tempo médio de empresa, clima organizacional, produtividade e desempenho, investimento em treinamentos, e horas extras.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Na sua opinião, como deve ser um processo seletivo que valoriza a Jornada do Colaborador?

(Paula Gallo) ->   O processo de atração de talentos é onde começa a jornada do colaborador e é nesse momento que os profissionais entram em contato com a empresa pela primeira vez. E esse é um dos grandes desafios do setor de R&S, afinal, é importante fazer boas contratações para que as equipes performem, deem resultados e estejam alinhadas com os valores da empresa.

Nessa fase, é importante que seu negócio tenha muito bem definido quais são as características importantes para que as pessoas façam parte do ambiente, seja técnica ou comportamental. Definido isso acredito que oferecer uma experiência encantadora para o candidato é uma das principais razões para ter uma marca empregadora forte. Um dos principais fatores que afeta essa experiência é a transparência. Informar sobre cada etapa é primordial.

Processos que antes eram engessados e demorados agora são executados com o máximo de otimização. E, claro, tudo isso sem deixar o aspecto humanizado de lado. E para finalizar, retornar com um feedback para as pessoas candidatas contribui para que elas tenham uma jornada mais positiva na busca por um trabalho. Três pontos fundamentais, transparência, agilidade e feedback.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Quais suas recomendações para as empresas que desejam implantar uma ação de “Atração de Talentos”?

(Paula Gallo) ->   Inicialmente as empresas, aqui representada pelo departamento de Gente & Cultura deve se perguntar: por que um candidato altamente qualificado escolheria a minha empresa e não a concorrente? Quais diferenciais meu negócio oferece para conquistar os melhores profissionais?

Buscar estratégias, para fortalecer a imagem da empresa como marca empregadora atrai o interesse dos bons profissionais. Uma recomendação é participar de premiações que qualificam a imagem das empresas e, para muitos profissionais, são vistas como “empresas dos sonhos”.

Outro ponto é o fortalecimento da cultura organizacional, para ter sucesso nas estratégias de atração é necessário considerar a missão, a visão e os valores do negócio. Teoria e prática devem estar bem alinhadas. Os profissionais desejam trabalhar em uma empresa onde possam equilibrar a vida pessoal e profissional, sem deixar de lado as oportunidades de autodesenvolvimento.

Para atrair talentos é preciso investir em iniciativas inovadoras. Salários competitivos, benefícios diferenciados, horários de trabalho flexíveis, modelo híbrido, programas de recompensa por metas atingidas e cursos de desenvolvimento. Liberdade e autonomia para a execução do trabalho. E por fim, uma gestão horizontal, na qual todos possam contribuir com soluções e ideias.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E o processo de Onboarding? Quais são os passos para um processo de Onboarding?

(Paula Gallo) ->   O processo de onboarding envolve diversas etapas como orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento. O momento adequado para iniciá-lo é logo após a contratação, que é quando o profissional está motivado, engajado a mostrar um bom trabalho e aberto para receber orientação e se adaptar com maior facilidade. No entanto, acredito que ele deve se estender até o funcionário estar à vontade em sua função.

O primeiro passo é deixar tudo claro na hora da contratação, informações importantes como salários, benefícios, período de experiência, data de início das atividades, entre outras, devem ser bem especificadas. Deixe tudo preparado para recebê-lo, especialmente em seu setor de trabalho é primordial para a valorização e a integração social. É importante criar-se crie um evento de boas-vindas no primeiro dia de trabalho.

Definir uma data com os demais departamentos e convidá-los para se apresentarem e apresentarem seus departamentos ao recém-contratado. Depois apresentar o setor de trabalho para que sejam para repassadas todas as informações relevantes do time, seus desafios, especificidades, metas e projetos. Em seguida aplicar um treinamento personalizado.

Toda empresa e cada setor precisam de conhecimentos básicos específicos para a execução das atividades. Por fim, apenas ensinar não é garantia de uma rápida absorção do conteúdo nem de retorno do investimento realizado no processo seletivo, é preciso um acompanhamento mais próximo durante seu período de experiência.

Um mentor previamente definido, poderá ser responsável pelo treinamento, deverá monitorar os primeiros passos, responder dúvidas e corrigir erros. Com o acompanhamento adequado, todos se sentirão integrados e unidos em prol de um objetivo em comum, que é o alcance do sucesso e a expansão do negócio.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Em toda a estratégia de Jornada do Colaborador, o líder possui um papel fundamental e quais as suas recomendações para esse profissional?

(Paula Gallo) ->   A jornada do Colaborador trabalha com uma estrutura consistente de análise da percepção do público interno junto à empresa. Nesse sentido, manter a liderança como aliada estratégica do negócio é de fundamental importância. Porque na prática, é ela quem vai alinhar as experiências ao estar atenta às rotinas e ações promovidas, mantendo um relacionamento mais próximo e humano com o colaborador e entendendo as suas necessidades. As lideranças envolvidas devem estar preparadas e comprometidas com o objetivo de transformar essa jornada em uma ação bem-sucedida.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> E do outro lado da moeda, para quem está hoje em busca de um novo desafio profissional, quais são as suas dicas e recomendações?

(Paula Gallo) ->   Ao buscar um novo desafio busque conhecer a cultura organizacional da empresa que desejar trabalhar, isso deixa todo o processo mais natural e faz com que as suas decisões sejam tomadas considerando aquilo que verdadeiramente acredita.

Esteja sempre disposto a aprender e se preparar. Estabelecer metas e assumir novos desafios constantemente é essencial para que todos percebam o seu potencial. Além disso é preciso investir em relacionamentos interpessoais, é preciso manter-se disponível, cultive relações com líderes, esteja aberto a feedbacks, ofereça ajuda a colegas e faça conexões. Para se destacar em qualquer área que vá atuar é preciso assumir o controle e encarar os desafios com iniciativa, boa vontade e paciência.

(Euriale Voidela – Portal Customer) -> Agradeço imensamente a entrevista e te convido a deixar uma mensagem especial para nosso leitor:

(Paula Gallo) ->   Conheçam de perto seus times e ao máximo possível as pessoas da sua empresa, criem relações de transparência e confiança. Pessoas altamente engajadas é que levam nosso negócio a alcançar seus resultados e o engajamento vem exatamente da forma como lidamos com eles no nosso dia a dia.

Nosso maior ativo são as pessoas e grande parte do que as mantem na empresa hoje são nossos comportamentos e benefícios intangíveis.

As empresas, que desejam se manter competitivas no mercado atual, devem estar atentas à satisfação dos funcionários e, consequentemente, à percepção deles com relação ao propósito do negócio. Para isso, é preciso agir de forma estratégica, investir nas relações e ter em mente as melhores práticas de Gestão de Pessoas.

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