Comportamento do Consumidor

Pesquisa mostra que as compras online estão sendo realizadas no período noturno

Enquanto 39% dos usuários preferem a noite ou a madrugada, apenas 12% dos usuários fazem compras no período da manhã

De acordo com dados do anuário CX Trends 2022, realizado pela Octadesk, em parceria com a Opinion Box, os brasileiros têm focado seus hábitos de compra online no período noturno. Isso pode ser pela somatória de dois pontos: a forte migração das lojas e clientes para o comércio eletrônico e o excesso de responsabilidades durante o dia. Quando questionados sobre o melhor horário para efetuar compras, 39% dos usuários responderam que preferem a noite ou a madrugada, e 31% não tem preferência de horário. Os períodos da manhã e tarde representam apenas 12% e 18%, respectivamente. 

A advogada Mariana Leoni afirma que a hora de dormir é o único momento do dia em que ela tem tempo para ficar online para fazer suas compras. “Neste período eu faço compras essenciais e não-essenciais. Geralmente, começo pela busca de itens que estão na lista de tarefas”, comenta.

Neste cenário, Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, faz alerta sobre investimentos em tecnologias para oferecer atendimento 24 horas. “Tenha em mente que boa parte da sua demanda pode ocorrer quando você está dormindo. E se o usuário não comprou naquela hora, todos os gastos que você teve para atraí-lo até ali, foram por água abaixo. Por isso, é importante investir em sistemas que possibilitem a automatização dos processos. Assim, sua empresa fica sempre à disposição dos consumidores, atendendo às demandas na hora que eles precisam. Isso gera encantamento e traz maiores oportunidades de venda”, explica o especialista.

Sobre a Octadesk
A Octadesk é uma startup brasileira, que tem como propósito transformar sonhos e planos em grandes negócios. Fundada em 2015 por Rodrigo Ricco e Leandro Ueda, e incorporada ao grupo Locaweb em 2021, a empresa foi eleita pela revista internacional LATKA uma das principais empresas de SaaS (Software como Serviço) que mais crescem no mundo. Seu principal produto é um sistema de chat-commerce (comércio por mensagens), voltado para empresas de todos os portes. Com ele, é possível conectar as áreas de marketing, vendas e atendimento em tempo real e unir múltiplos canais como WhatsApp, Instagram, chat e e-mail em um só lugar. Tudo para oferecer aos gestores um melhor controle do time e, aos consumidores, a melhor experiência de compra possível. Atualmente, o sistema gerencia mais de 3 milhões de mensagens por dia entre empresas e clientes.

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