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De acordo com Pesquisa, São Paulo é o 5º estado em que as PMEs mais elevaram os investimentos em benefícios

Levantamento da Flash aponta que ticket médio do estado subiu aproximadamente 11,29%, abaixo da inflação do período analisado

Pesquisa realizada pela Flash – HR Tech de Benefícios flexíveis – aponta que os colaboradores das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de São Paulo ficaram, dentre os brasileiros, apenas na quinta colocação dos que mais viram crescer o valor médio dos benefícios, atrás do Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santos e Pará, respectivamente. Entre janeiro de 2021 e março de 2022, o ticket médio dos benefícios das PMEs paulistas cresceu aproximadamente 11,29%. O levantamento analisou as PMEs brasileiras com até 500 colaboradores das cinco regiões do país – Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul -, com exceção de alguns estados: Alagoas, Maranhão, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Amapá, Piauí, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Foram analisados benefícios de forma geral, que englobam todos os oferecidos pela Flash, como alimentação, transporte, educação, entretenimento, saúde, bem-estar, premiação virtual e auxílio home office. A região Norte obteve o maior crescimento do país, com 48,34%, seguida do Centro-Oeste (24,27%), do Sudeste (11,64%) e do Sul (9,33%). O Nordeste, no entanto, foi a única região em que essa taxa registrou diminuição, chegando à retração de 8,83%. Quatro das cinco regiões brasileiras acabaram crescendo mais do que a média nacional.

Segundo os dados da Flash, quando considerado apenas o recorte da região Sudeste do país, São Paulo registrou um crescimento ligeiramente inferior ao de todos os estados somados no que se refere ao ticket médio de benefícios, com uma diferença de apenas 0,35 pontos percentuais, ocupando, assim, a penúltima colocação regionalmente. Para efeito de comparação, Minas Gerais, o último colocado, expandiu esse tipo de aporte em 9,13%. À frente de São Paulo, estão, respectivamente, o Rio de Janeiro (+18,01%)e Espírito Santo (+13,22%), primeiro e segundo colocados, respectivamente.

Rafael Maia, CRO da Flash, explica que o ticket médio de benefícios tende a refletir os salários, o custo de vida, a oferta de empregos, a estrutura de mercado e o impacto que a economia teve na vida dos colaboradores. Para os próximos meses do ano, Maia acredita que o valor de Premiação e Alimentação irão crescer no ritmo da inflação, enquanto o auxílio home office se manterá estável. “O mercado de benefícios experimentará um crescimento do ticket médio dos colaboradores entre 5,5% e 6% ao longo de 2022”, afirma Maia.

São Paulo se destaca, ainda, em relação ao crescimento da média nacional de investimentos em benefícios. Este índice teve incremento de 8,9%, o que coloca o estado paulista, cujo crescimento foi de 11,29%, mais de 2 pontos percentuais à frente (2,39 p.p.). A variação, ainda, ficou 2,29 pontos percentuais acima da inflação acumulada no mesmo período – de 13,58%.

Rafael Maia observa, ainda, que a pandemia levou as empresas a buscarem soluções mais flexíveis para os benefícios já vigentes. Paralelamente, a vontade de atrair, reter e engajar talentos, bem como questões econômicas relacionadas à elevação do preço de alimentos e afins, fez com que o ticket médio destinado a benefícios aumentasse. No início de 2022, a Flash realizou pesquisa para entender como os colaboradores e RHs se relacionam com os benefícios, na qual constatou que 54% dos entrevistados preferem melhores benefícios a maiores salários. “Avaliando os números apresentados no levantamento atual sobre o aumento do ticket médio, podemos notar que as empresas do Paraná e de outros estados já estão atentas às necessidades e motivações dos seus colaboradores”, completa Maia.

Na categoria Premiação Virtual  -– crédito disponibilizado pela empresa aos colaboradores como reconhecimento ou em celebração de alguma data ou fato importante – foram analisados os dados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país. No recorte estadual, foram analisados três estados: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. A nível nacional, o benefício variou 47,24% positivamente. Entre as regiões, o Sul obteve crescimento de 3,60%, seguido por Nordeste (+12,06%) e, com a maior variação entre todos, o Sudeste (+97%). Quando olhamos para os estados, São Paulo obteve o maior crescimento dentre os analisados, com um crescimento de 89,19%, quatro pontos percentuais acima do segundo colocado, o Rio de Janeiro (85,39%). O Rio Grande do Sul, no entanto, registrou uma retração de 12,27%.

O recorte analisando o Auxílio Home Office (benefício que permite destinado a suportar os custos dos colaboradores das empresas quanto ao trabalho remoto, possibilitando o pagamento de contas residenciais, como água, luz e telefonia, e itens para melhorar o espaço do trabalho em casa, como artigos de escritório e mobiliários), trouxe dados nacionais, da região Sudeste e do estado de São Paulo. No âmbito nacional, o ticket médio ficou estável ao longo do período, com uma variação de 0,16%. Em compensação, o valor destinado para auxílio home office do Sudeste regrediu 7,49%, com o estado de São Paulo registrando queda de 8,94%.

Rafael Maia explica que o auxílio home office do Sudeste e de São Paulo apresentaram queda no ticket médio devido ao avanço da vacinação e à reabertura da economia. Apesar de ser um benefício novo, que nasce para suprir as necessidades que surgiram junto da pandemia, continua crescendo continuamente trimestre após trimestre, mesmo que com ticket médio menor. “Mesmo com o avanço da vacinação e a retomada econômica, com as empresas optando pelo modelo híbrido, o auxílio home office continua a crescer continuamente. No período compreendido pelo levantamento, o benefício registrou crescimento de 325% a nível nacional, sendo utilizado cada vez mais, se tornando um dos principais diferenciais para reter talentos”, conta.

Ranking Completo Maior Variação de Ticket Médio de Benefícios (valores aproximados*):

1º Rio de Janeiro (18,01%*);

2º Paraná (14,09%*);

3º Espírito Santo (13,22%*);

4º Pará (13,04%*);

5º São Paulo (11,29%*);

6º Paraíba (10,07%*);

7º Goiás (9,71%*);

8º Minas Gerais (9,13%*);

9º Ceará (8,96%*);

10º Santa Catarina  (8,52%*);

11º Rio Grande do Norte (8,29%*);

12º Bahia (6,74%)*;

13º Rio Grande do Sul (-2,31%*);

14º Distrito Federal (-5,83%*);

15º Amazonas (-12,15%*);

16º Pernambuco (-12,75%*);

17º Mato Grosso (-34,07%*).

Como funciona a Flash

O sistema funciona da seguinte maneira: os profissionais de Recursos Humanos configuram o orçamento que será destinado aos benefícios dos funcionários e quais serão as categorias oferecidas, como refeições, supermercado, transporte, saúde, educação e cultura. Por sua vez, os colaboradores recebem um cartão com bandeira Mastercard e podem usá-lo em mais de 4 milhões de estabelecimentos, além de usufruírem de descontos em mais de 180 parceiros, Uber, Buser, Deezer, Spotify, Google Play, Movida, Petz, LabiExames, Drogaria São Paulo, LivUp, Cacau Show, Tok&Stok, Livraria da Vila, Casa Riachuelo, Shoptime, Americanas, Casas Bahia, Assaí Atacadista e muitos outros.

SOBRE A FLASH A Flash é o maior player do mercado brasileiro de benefícios flexíveis com a melhor proposta de valor para as duas pontas da cadeia, empresas e colaboradores. Para os profissionais de RH, por meio de uma plataforma intuitiva e prática, a startup permite inserir e administrar os benefícios dos colaboradores totalmente online e com baixo custo de operação. Outro diferencial é que a startup foi criada para suprir com todo respaldo jurídico e trabalhista para as empresas contratadas, como a emissão de relatórios e notas fiscais detalhando os depósitos realizados nos cartões. Já para os funcionários, a oferta é de um cartão com a bandeira Mastercard® e uma ampla de rede de uso com mais de 4 milhões de estabelecimentos em todo o País, além da possibilidade de uso nos parceiros digitais com descontos, como Uber, Buser, Deezer, Spotify, Google Play, Movida, Petz, LabiExames, Drogaria São Paulo, LivUp, Cacau Show, Tok&Stok, Livraria da Vila, Casa Riachuelo, Shoptime, Americanas, Casas Bahia, Assaí Atacadista e muitos outros.

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