Mercado audiovisual: Hábitos de consumo atuais mostra a necessidade de conteúdo rápido e visual
RoadShow promovido pela Full Sail University esteve presente em capitais do Brasil e contou com a participação de um especialista em audiovisual. Evento mostrou a importância de todo o mercado global de entretenimento e vídeo e seu reflexo nas carreiras criativas. Afinal, vídeos dos mais diferentes tipos têm sido o material mais consumido pelos brasileiros.
O mercado audiovisual foi um dos segmentos que mais cresceu desde o início da pandemia, segundo 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC, o mercado de E&M no Brasil deve crescer 4,7% até 2025 e 5% ao ano. O levantamento analisou 14 segmentos do setor em 53 países, entre eles Consumo de Dados, Publicidade Digital e na TV, Vídeo OTT, Cinema, Acesso à Internet e Games.
Esses dados fizeram a Universidade Americana promover um evento chamado International RoadShow focado nesse assunto que ficou tão em alta durante e pós pandemia, com um graduado especialista nesse tema, abordando sua experiência na área e toda a visão de mercado que reflete diretamente nas carreiras criativas.
O convidado deste mês foi o Igor Grandi Serra Tancredi, videomaker, iluminador, operador de áudio e editor. Formado pela Full Sail University em 2016, trabalhou em diversas áreas da produção audiovisual. De shows pirotécnicos e televisão até documentários e lives corporativas. Fez parte da equipe do Caldeirão do Huck por 3 anos e agora trabalha como freelancer para a produção de vidas de marcas como Michelin, Citrosuco entre outros eventos. “O meu trabalho como freelancer de audiovisual é estar sempre de olho em novas oportunidades de trabalho diariamente. Me mantendo atualizado com as novas tendências e sempre crescendo como profissional para poder suprir as necessidades do mercado. Oportunidades estão surgindo o tempo todo e a demanda por profissionais de audiovisual nunca foi tão grande. Então, o maior desafio é conseguir conciliar cada trabalho um com o outro. Fazer um malabarismo de datas e horários para realizar todas as suas entregas.” Explica Igor.
Segundo o especialista, o mercado de áudio e vídeo se transformou após a pandemia da Covid-19. “Acredito que com a pandemia tivemos lições transformadoras para esse mercado. Nós todos sentimos na pele a nossa gigantesca necessidade humana por conteúdo audiovisual. Para nos informar, para nos entreter, para ajudar a nossa saúde tanto mental quanto física. Também aprendemos a utilizar o audiovisual para quebrar todas as barreiras físicas que ainda existiam e aprendemos a valorizar ainda mais as experiências audiovisuais que temos presencialmente. Então essa área só tende a crescer cada vez mais para suprir toda a demanda que foi criada durante esse tempo e para suprir a novas demandas que surgirão após o seu término”. Continua.
Carol Olival é Community Outreach Director da Full Sail University e explica a importância de eventos como esse serem realizados no Brasil. “Nós da Full Sail University estamos sempre reforçando a importância de saber contar histórias através de vídeos. Assim como nas redes sociais, os nossos hábitos de consumo hoje em dia estão muito mais relacionados com conteúdos em vídeo do que conteúdos em texto. Cada dia que passa estamos lendo menos e assistindo mais vídeos. Então é importante saber que se alguém tiver uma ideia e quiser que a sua ideia seja conhecida, saber contá-la através de um vídeo será fundamental.” Finaliza.
Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e Salvador foram as cidades que participaram do evento.