Jornada do Colaborador, uma estratégia de gestão
Thiago Tadeu Castro Matos (*)
Pensar sobre a jornada do colaborador é dar atenção para todas as etapas do que chamo de ciclo de relacionamento do colaborador com a organização, de forma que possamos ter empatia para construir boas experiências não só na atração dos melhores talentos do mercado, mas também a permanência deles (performando alto) na empresa.
Os profissionais de hoje em dia não se iludem mais só com escritórios descolados e um pacote de benefícios comuns. Por conta disso, esses pontos de contato precisam ser observados quase que de forma individual. Parece complexo fazer isso, e provavelmente é, mas o mapeamento de personas pode ajudar. No entanto, esse é um assunto para outro artigo.
E quando me refiro a pensar em um programa que atue de forma “individual”, quero dizer que um eficaz programa de saúde e bem-estar, tem que cuidar da individualidade de cada um. Como por exemplo: organização de uma agenda que integra atividade física e bem-estar mental no ambiente de trabalho pode produzir resultados eficazes na redução dos níveis de estresse, redução de doenças crônicas, aumentando a produtividade, melhorarem a satisfação e moral dos colaboradores.
Outros tipos de terapias podem complementar o portfólio do RH e dar opções aos colaboradores de como cuidar de si e de sua saúde. Aulas de Yoga Laboral, práticas de Meditação Mindfulness, sessões de Reiki ou Thetahealing, entre outras técnicas podem ser estar disponíveis para os colaboradores escolherem o que preferirem.
A adoção de um programa de saúde e bem-estar pode aumentar o nível de felicidade no trabalho, melhorar o desempenho individual do colaborador, ajudar a minimizar problemas na ergonomia, melhorar os padrões de sono e ainda permitir que os colaboradores terminem o dia de trabalho com uma energia mais positiva e leve.
Pensando em tudo isso, agora é à hora da verdade! Em tempos de isolamento, tornou-se obrigatório que as empresas dessem atenção a saúde mental e física de seus colaboradores. Mas e agora? Com as rotinas das empresas voltando “ao normal”, saberemos quais e quantas empresas de fato se manterão preocupadas em manter as atividades de saúde e bem-estar em seus portfólios de benefícios corporativos.
A nós, resta ficarmos atentos, observar os movimentos para fazermos melhores escolhas para nossas vidas e carreiras, pois na Era da Experiência as empresas precisam ficar atentas a todos os pontos de contato do ciclo de relacionamento com o colaborador, ouvindo-o e agindo de acordo com o que realmente importa para ele e para os negócios.
A jornada do colaborador é uma estratégia de gestão que vem mudando a forma como as organizações se relacionam com seus colaboradores. Gerando mais integração entre as equipes, mudanças de cultura ou comportamento, aumento de produtividade, retenção de talentos e colaboradores defensores de marcas. Mesmo quando eles vão embora.
(*) Thiago Tadeu Castro Matos – Especialista em design de experiência, consultor de recursos humanos, mentor e escritor do livro: “Jornada do Colaborador. 7 passos para elevar a experiência do colaborador”.