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Entrevista | Black Friday de 2022 com Bruno Perez, Sales Rep na Cortex Intelligence

A entrevista especial de hoje sobre a Black Friday é com o Bruno Wanderley Perez, Sales Rep na Cortex Intelligence.

Bruno tem por paixão trabalhar com relacionamento interpessoal, com foco em encantar e trazer valor agregado aos negócios geridos em suas oportunidades comerciais. Com uma base solida em operações e gestão de processos, tratar a cadeia fim a afim e entender das dores do cliente se tornam um desafio continuo, mais muito prazeroso nos processo de negociação dos quais ele tem a oportunidade de gestionar.

Confira a entrevista completa:

1-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – A Black Friday está entre as mais relevantes para o comércio brasileiro. Em 2021, por exemplo, ela gerou um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce, conforme dados divulgados pela Ebit|Nielsen, o que representou 1,7% de aumento em relação ao mesmo período de 2020. Em sua visão, quais são as perspectivas para o ano de 2022?

(Bruno Perez) A cultura da black friday vem, nos últimos anos, sendo concretizada no Brasil e foi ainda mais endereçada na linha de crescimento absoluto devido a pandemia. Sendo assim as perspectivas para 2022 são muito boas, não só pela mudança de cultura de consumo mais também por toda a movimentação das empresas na preparação deste período. Espera-se mais um ano de crescimento tanto percentual quanto absoluto.

2-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – Segundo pesquisa da Neotrust, O faturamento do comércio eletrônico nos cinco primeiros meses do ano foi 785% maior do que o mesmo período antes da pandemia. Diante deste cenário, quais as estratégias que as marcas necessitam realizar para se diferenciar em meio a tanta concorrência digital?

(Bruno Perez) Hoje o comércio eletrônico está pautado em cima dos grandes Marketplaces de mercado, que não são muitos, e de uma gama gigantesca de sellers que se posicionam individualmente e/ou dentro destes marketplaces. Sendo assim analisamos que as marcas precisam ter um cuidado ímpar na escolha destes comércio eletrônico. O nível de confiabilidade, processos ágeis e corretos trazem credibilidade e minimizam riscos de venda e de problemas de reputação de marca.

3-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – Uma pesquisa da Globo, disponibilizada pela Plataforma Gente, demonstrou que o consumidor está otimista, onde 62% possuem uma expectativa de melhora para o segundo semestre do ano. Desta forma e em sua visão, como você visualiza o otimismo das empresas para a Black Friday de 2022?

(Bruno Perez) Na minha visão existe um consumo represado causado pelo cenário político tanto brasileiro quanto mundial. Sendo assim o público consumidor fica um pouco mais analítico e passa a tomar a decisão de compra não pelo impulso mais sim em cima de suas premissas de compra. Como oferta e valor são relevantes nestas premissas o consumidor mira a blackfriday como uma oportunidade de comprar bem e de forma consciente.

4-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – A criação de um forte elo emocional positivo do consumidor com a marca ou produto é um item desejado por muitas empresas. No mercado brasileiro, podemos acompanhar diversos cases com fortíssimas estratégias que visa o impacto emocional para se aproximarem e ter empatia com seu público.  Analisando mais de perto nossa sociedade e modelos culturais com nossos padrões mais cativos, em sua visão, qual seria a melhor estratégia para criar ou fortalecer sentimentos positivos dos consumidores com as marcas?

(Bruno Perez) Vejo este tema como um dos maiores desafio das marcas! Cada vez mais a polarização da sociedade em tópicos, temas, gêneros e afins faz com que se adaptar e gerar apelo do produto com o consumidor vem sendo algo bem complexo. Acho que aqui não existe uma estratégia perfeita. O ponto principal é entender a voz do consumidor em cima da marca, do produto e dela traçar o perfil de compra do consumidor. Uma vez traçado conseguimos entender os nichos que os consomem e destes direcionar o apelo emocional em cima do que é importante, do que faz diferença, do que é essencial na vida do consumidor. E sempre com o cuidado de não minimizar ou menosprezar outros nichos e perfils de consumo. Por isso é algo denso e muito desafiador de se construir, necessita de muito estudo, embasamento numérico e alinhamento com a voz do público consumidor.

5-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – A Black Friday de 2022 acontece em um momento especial, em conjunto com a Copa Do Mundo que também ocorre em novembro. Em sua visão, como deverão ficar as estratégias internas das empresas e comércios?

(Bruno Perez) O futebol ainda é uma paixão brasileira! Sendo assim traçar as estratégias de venda em cima do tema facilita o direcionamento da prospecção/ comunicação e o envolvimento do consumidor de forma emocional. Como falei anteriormente o consumidor vem tendo maior cuidado e sendo analítico na hora da compra, mais poder unir as premissas de decisão deste com o emocional que a copa traz de vitória pode ser uma estratégia que impulsione ainda mais as vendas.

6-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – Com o aumento da exigência do consumidor e migração ao mundo digital, o atendimento multicanal provido pelas marcas ganhou ainda mais importância. Do lado das marcas, não basta somente implantar diversos canais diferentes de comunicação com o cliente, é necessário possuir uma gestão sobre os canais e um sistema de atendimento que consolida as informações.

Em sua opinião, quais suas recomendações para a transformação digital no varejo e o quanto tais dados são importantes, ainda mais em Black Friday?

(Bruno Perez) Hoje o conceito de Omnicanalidade seria o ideal para conseguirmos prover este atendimento 360 graus. O ponto é que unificar a informação em todos os canais de atendimento é algo complexo e que tem um custo elevado, onde poucas empresas conseguem realmente aplicá-lo. Sendo assim a minha recomendação é: escolha uma gama de canais dos quais você consegue trazer uma informação una e atualizada a todos eles em tempo real. Isso faz com que, independentemente do canal, o cliente possa vir a ter a mesma informação/ resolução em todos eles trazendo aceleração na comunicação, no processo de vendas e mais ainda na credibilidade e no NPS da empresa.

7-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – Em sua visão, o que é necessário para as marcas terem sucesso na Black Friday de 2022?

(Bruno Perez) Construir uma campanha de comunicação honesta, cuidar para gerar valor aos devidos nichos sem prejudicar os demais, se preparar para o fluxo elevado de vendas em um curto período de tempo e principalmente ter um pós-venda capaz de suportar toda e qualquer necessidade passado este período. Com isso as vendas vêm e perpetuamos a Black Friday como um período realmente vantajoso tanto para o consumidor quanto para as empresas.

😎 (Euriale Voidela – Portal Customer) – E por outro lado: O que não fazer ou tomar cuidado na Black Friday de 2022?

(Bruno Perez) Resumo em dois cuidados: Cuidado com as condições da venda (valor, tipo de pagamento, produto) e principiante com o pós-venda. A experiência da venda se dá do momento do interesse até o uso do produto e a satisfação com ele. Se neste a experiência de compra for quebrada traremos uma insatisfação do cliente e um NPS em queda, condição que pode ser muito dolorosa de se reverter

9-) (Euriale Voidela – Portal Customer) – Para finalizarmos, gostaria de deixar uma dica de leitura, filme ou livro que colabore e promova a reflexão junto ao tema de “Clientes”?

(Bruno Perez) Sempre gostei do que tangibiliza o resultado e quão duro é buscá-lo, sem romantizar o tema, então indico o livro do Ram Charan – Execução. Indico também o podcast “Do zero ao topo”. É uma série de entrevistas com grandes líderes do mercado brasileiro contando como foi sua Ascenção ao topo, com todos os desafios, sofrimentos e estratégias.

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