E-Commerce & Varejo

E-commerce: Como se preparar para o Dia dos Namorados?

Startup de entregas expressas dá dicas de como prestar um bom atendimento no período

Com o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 desse mês, se aproximando, o e-commerce se prepara. Por ser uma ocasião que tende a movimentar troca de presentes entre os casais apaixonados, os resultados financeiros tendem a ser muito positivos para os setores que atendem a esse público, como o de entregas.

Segundo um relatório da Neotrust, consultoria de comércio eletrônico, entre os dias 28 de maio e 11 de junho do ano passado, o varejo digital registrou faturamento de 6,5 bilhões, em função do dia dos namorados, alta de 3,2% em relação a 2020. O tíquete médio também apresentou crescimento, atingindo R$ 464,00, equivalente a 15,3% mais do que um ano antes.

Para 2022, as expectativas também são positivas. De acordo com uma pesquisa da plataforma de human analytics, MindMiners 72% dos entrevistados pretendem fazer alguma compra para presentear o parceiro, com roupas, perfumes e chocolates/doces nas posições de preferências. Assim, é evidente que os varejistas devem se preparar para essa data especial e planejar bem os processos para tudo correr perfeitamente. Nesse sentido, a Borzo (ex-Click Entregas), startup de intermediação de entregas expressas, preparou algumas dicas para que a estratégia tenha sucesso.

1. Avalie todos os processos internos

A primeira coisa a se fazer é avaliar as estratégias utilizadas até o momento. Como o Dia dos Namorados ocorre apenas um mês depois do Dia das Mães, boa parte dos processos já devem estar montados, sendo interessante apenas corrigir o que não funcionou na data anterior.

Iniciar uma comunicação antecipada também é interessante, pois já cria o interesse dos consumidores para sua loja. O importante ao seguir essa dica é que não precisa ocorrer uma revolução nos processos, apenas uma avaliação e correções pontuais.

2. Foco em produtos que têm maior demanda

Essa segunda dica pode ser considerada parte da primeira, mas como sua importância é grande, deve ser tratada com extrema atenção. Para uma parte dos presentes, novamente o Dia dos Namorados têm semelhança com o Dia da Mães, seja pela compra de perfumes, flores, chocolates, roupas e outros.

Acompanhar pesquisas de itens que estão na moda e devem ser os com maior movimento também é importante. Segundo a pesquisa da Globo, esse ano os perfumes, apesar de ainda serem um dos mais desejados, reduziu de 33% para 24% dos interessados. Por outro lado, as bebidas devem ser mais procuradas pelos apaixonados, com 9% marcando essa opção.

Assim, é importante preparar o estoque e os fornecedores para os produtos que são mais procurados, para garantir que eles estejam disponíveis e possam ser entregues o mais rápido possível para os clientes.

3. Personalização de produtos

Um outro ponto interessante para diferenciar sua loja das concorrentes é a personalização de produtos, seja na produção de kits especiais ou em edições limitadas, por exemplo. O primeiro desses chama a atenção pois é possível ampliar as vendas de alguns produtos ao mesmo tempo que descontos podem ser oferecidos aos clientes. Já o segundo, por ser um produto extra no estoque, exige um trabalho inteligente para atrair a compra do cliente e, de preferência, esgotar o lote produzido, evitando com que haja desperdício após o fim desse período comemorativo.

4. Cuide bem do prazo de entrega

Essa é a principal dica que podemos oferecer, por sermos uma empresa de entregas expressas. Prestar atenção nos detalhes da entrega é fundamental – não só para garantir que o consumidor queira fazer negócios com sua loja no Dia dos Namorados, mas que ele tenha uma experiência agradável para se tornar um cliente fiel.

O importante na hora de escolher uma empresa de parceira logística é avaliar a necessidade do seu negócio e do potencial consumidor. Usualmente, assim que o mês de junho começa, as pessoas já vão pensando no que comprar, então se seu comércio for uma loja de cosméticos ou de roupas, não há tanta necessidade de entrega rápida, podendo ser espaçada ao longo dos primeiros dias do mês. Por outro lado, floriculturas e lojas de chocolates e doces têm um movimento maior entre os dias 10 e 12 de junho, por serem itens que têm prazo e validade menor.

Assim, devem ser avaliados parceiros de logística que fazem entrega rápida, entrega agendada e, dependendo do porte da loja que está vendendo, uma que faz a melhor roteirização no delivery, para levar mais encomendas sem precisar retornar muitas vezes ao centro de distribuição. Escolher o tipo de modal também faz parte dessa seleção, já que alguns negócios conseguem utilizar motoboys e carros de pequeno porte, enquanto para outros as vans são as melhores opções.

5. Atenção com o frete

Nessa análise da entrega, há um outro ponto que deve ser observado, o frete. Segundo uma pesquisa do Mercado Livre, 53% dos consumidores desistem de uma compra por conta do preço do envio do produto. Isso acontece principalmente porque o cliente sente que está desperdiçando dinheiro, pagando por “dois produtos”.

Para evitar essa perda, um agrado muito positivo é oferecer frete grátis, seja mediante um valor mínimo, tendo como base o tíquete médio da loja ou alguma condição específica na entrega, por exemplo, dia agendado, mas sem horário específico. Um ponto de atenção aqui é que não se deve incluir o frete no preço do produto de forma oculta, e sim oferecer esse serviço gratuitamente. Dessa forma o cliente tende a sentir que o dinheiro investido no produto vale ainda mais a pena.

6. Facilitar meios de pagamento

A última dica é conhecida de toda varejista, o método de pagamento. Atualmente são várias possibilidades, ainda mais com o PIX facilitando esse tipo de transferência – e sendo um substituto do cartão de débito.

Entretanto, segundo um relatório da consultoria de marketing digital All In | Social Miner, as compras feitas no cartão de crédito renderam R$ 3,3 bilhões em faturamento em 2021, um aumento de 28% em comparação com o ano anterior. Por isso é importante para as empresas oferecerem essa possibilidade de pagamento e com parcelamento interessante – de preferência sem juros.

Seguindo essas dicas com inteligência as chances de sucesso na estratégia de atendimento para o Dia dos Namorados é grande. Inclusive, por ser uma data já estabelecida há muitos anos no calendário, as empresas tendem a estar adaptadas a ela, contudo, imprevistos acontecem e por isso o importante é sempre lembrar que a prioridade é oferecer a melhor jornada de compra para o cliente – prevenindo potenciais falhas nos processos.

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