CustomerX dá upgrade em seu processo seletivo com solução da abler
Startup de Customer Success reduziu "tarefas manuais" e aprimorou o recrutamento para um RH mais estratégico
A contratação de profissionais demanda hoje das empresas a adoção de processos de recrutamento cada vez mais otimizados e livres de burocracias manuais, que tornam o RH mais estratégico, e tecnologias que tornem o recrutamento amigável, melhorando a experiência dos candidatos.
A CustomerX, startup que usa a tecnologia para auxiliar as equipes de customer success a gerenciarem o sucesso de seus clientes, saiu de um processo manual para um processo estratégica, mudando completamente a sua forma de recrutar, que agora é mais simples e eficiente para o RH e amigável para os candidatos.
As “dores” da CustomerX eram: falta de candidaturas, gestão ineficiente dos processos e falta de comunicação com os candidatos. A startup acabou encontrando na plataforma oferecida pela abler, empresa criada por profissionais das áreas de Recursos Humanos e Tecnologia com o objetivo de conectar empresas e candidatos, a solução para esses problemas.
Leonardo Superti, CEO da CustomerX, comenta que “a qualidade das informações (dos currículos) era terrível, até para ter um filtro inicial era difícil ter alguma noção. Poderíamos perder candidatos excelentes por terem um currículo mal construído”.
O RH da CustomerX realizava o processo de recrutamento por meio de formulário no site da empresa e recebia também currículos por e-mail. “Esse tipo de seleção é extremamente lento e nada prático, além de facilitar a perda de informações importantes como dados de candidatos e até currículos inteiros”, aponta Alisson Souza, CEO da abler.
A triagem dos currículos era feita de forma manual e sem nenhum tipo de classificação. Ou seja, só era possível saber se o perfil realmente tinha as competências necessárias analisando meticulosamente cada uma das candidaturas. “Lembrando que, quando cada pessoa produz seu currículo em PDF, é claro que todos vão ser diferentes uns dos outros. Então isso contribui para que as análises de currículos demorem ainda mais, e pior, sem um padrão de triagem fica mais fácil cometer erros e deixar passar currículos relevantes. Assim, esse trabalho poderia levar semanas”, completa Alisson.
Outro grande problema apontado por Superti era o fato da CustomerX sofrer com uma gestão de processos pouco eficiente. “Com a ferramenta da abler, agora nós temos um Kanban super funcional para identificar e classificar os candidatos, além da centralização das anotações sobre nossas percepções”, atesta o CEO da startup de customer success.
Ele comenta que com a disponibilidade de customizar as etapas do seu processo, ficou mais fácil centralizar e gerir mais de um processo seletivo, o que otimiza o trabalho e reduz as chances de erros.
Outro problema enfrentado pela empresa era não conseguir dar feedbacks para os candidatos. A solução foi a adoção de uma funcionalidade da ferramenta da abler que facilita o contato com os candidatos. “Essas automações facilitam os retornos sobre os processos e simplificam a comunicação com os candidatos por WhatsApp e envio de e-mails dentro da própria plataforma”, detalha Alisson.
Superti reconhece que agora os processos seletivos se tornaram muito mais humanizados. “Todos os candidatos recebem um feedback ao final do processo, já com alguma dica do motivo pelo qual ele foi desclassificado, como por exemplo, a falta de experiência para a vaga e pretensão salarial acima do previsto”, comemora o CEO.
Sobre a abler
Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 40 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 8 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 3 milhões de profissionais cadastrados.
Sobre Alisson Souza
Apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S, Alisson trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, quando exerceu o cargo de gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. É pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 40 mil vagas na média, em oito dias.