Inovação

Especialista indica que gestão de dados e Business Intelligence são determinantes para o negócio

Gráficos e dashboards de BI ajudam o empreendedor a tomar decisões assertivas e rápidas

O volume de dados gerados diariamente alcança números impressionantes. Em 2021, foram mais de 79 zettabytes criados e estima-se que até o final de 2025 esse número mais que dobrará, alcançando 181 zettabytes. O grande desafio é como transformar essa quantidade de informações em insights estratégicos e decisivos para as empresas e seus modelos de negócio.

De acordo com Douglas Costa, CTO da Grupo Deal, ecossistema de empresas com mais de 20 anos de mercado e que desenvolve soluções nos segmentos de Transformação Digital, Tecnologia, Cloud, Data & IA e Martech, com atuação na América Latina, Europa e África, a resposta está na gestão de informações e no Business Intelligence (BI), que podem mudar o rumo de um negócio de forma estratégica. “Grande parte das companhias ainda sofre com a dispersão de informações e isso afeta na tomada de decisões, além da falta de aproveitamento dos dados disponíveis, afinal, quem tem dados concretos na mão domina o mercado. Uma pesquisa da Mckinsey Global Institute comprova isso e mostra que empresas que utilizam dados de forma inteligente têm 23 vezes mais chances de conquistar clientes, 6 vezes mais chances de fidelizá-los e são 19 vezes mais lucrativas”, pontua o especialista. 

O executivo complementa explicando que, para não correr esses riscos, o ideal é que a empresa tenha ferramentas de BI, assim suas informações serão úteis. “Essa tecnologia transforma planilhas e números em informações claras, visuais e acionáveis. Como resultado, são criados gráficos e dashboards que mostram a realidade da empresa como uma espécie de grande mapa do negócio”, conta.

Outro ponto positivo é que os relatórios gerados otimizam o tempo do time. “Tudo é monitorado em tempo real, facilitando decisões assertivas. E, em termos de uso, as principais do mercado são Power BI, ótima para quem já usa ferramentas da Microsoft e precisa de integração; Tableau, simples, intuitiva e poderosa com grandes volumes de dados e a Qlik Sense, focada em prever tendências e, integrar Big Data”, elenca Douglas. 

Ele lembra que Big Data e nuvem são também aliados para a organização dos dados. “Se o BI é o cérebro que processa, o Big Data e a nuvem são o coração e os pulmões que fazem tudo funcionar. A integração desses dois mundos proporciona análises em tempo real, escalabilidade e segurança. As plataformas especialistas em big data e nuvem, como AWS, Azure e Google Cloud, oferecem tecnologia de ponta contra ataques cibernéticos. Adotar uma cultura de dados com BI e Big Data é garantir insights reais para liderar o mercado”, finaliza o CTO. 

Sobre o Grupo Deal

O Grupo Deal é um ecossistema de empresas com mais de 20 anos de mercado e que desenvolve soluções nos segmentos de Transformação Digital, Tecnologia, Cloud, Data & IA e Martech. Com quase 20 anos de atuação no mercado brasileiro, o grupo também está presente na América Latina, Europa e África. 

Em 2015, o grupo adquiriu a startup ManyToOne e, em 2020, a Blue Digital. Nos últimos anos, a companhia recebeu o selo ISG Provider em várias categorias e, em 2023, foi classificada como líder em Digital Transformation, Data Science, Data Engineering e Data Management. Também em 2023, anunciou o spin-off do segmento de martech, a Alot. Em 2024, realizou um aporte na fintech Baasic, especializada em serviços de embedded finance, e adquiriu a O2B, empresa focada em Cloud, e a Sysvision, consultoria multinacional de Data Management, Analytics e IA. Pela quinta vez consecutiva, recebeu a certificação Great Place to Work (GPTW), como uma das melhores empresas para se trabalhar. 

Mostrar mais
Novo Canal de Conteúdos | Chat WhatsApp Portal Customer Acesso Novo Canal de Conteúdos CHAT WhatsApp - Portal Customer

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar