TITransformação Digital

Como a implementação de BI pode ajudar as agências de comunicação?

A publicidade mudou exponencialmente nos últimos 10 anos e nada indica que esse ritmo de mudança irá desacelerar.

Por Pablo Lemos, CTO do AdClub sobre Agências de comunicação

Por conta desse ritmo acelerado, a demanda por informações que direcionam as estratégias e comprovam os resultados cresce em conjunto. O BI ou inteligência do negócio analisa dados a respeito do desempenho da empresa e os transforma em acionáveis para melhorar a performance de vendas nas agências de comunicação.

A publicidade mudou exponencialmente nos últimos 10 anos e nada indica que esse ritmo de mudança irá desacelerar. Já é possível perceber grandes anunciantes colocarem mais de 50% de seu budget de mídia em publicidade online, para comprovar, um relatório da eMarketer, divulgado em 2019, apontou um crescimento de 14,1% no investimento em publicidade digital na América Latina, onde o Brasil foi considerado o maior mercado de anúncios, com 53% de todo o investimento do segmento na região.

Com o avanço da tecnologia, você passa a ter um mundo de informações que antes não estavam disponíveis, então é necessário encontrar oportunidades ocultas e gerar insights que ajudem as empresas a desenhar suas estratégias.

Além disso, o trabalho de uma agência robusta, especializada nessa área, ajuda a estabelecer uma forma de estudar dados micros da empresa, para que padrões que valem a pena serem explorados ou replicados apareçam no dia a dia.

É possível descobrir oportunidades em diversos âmbitos, como – por exemplo – um incremento de vendas em uma região específica que pode ser bem aproveitado, uma melhor rentabilidade para investimento realizados com direcionamento para mulheres de 25 a 40 anos, diferenciação de tipos de usuários, quem compra com recorrência, primeira compra, tickets médios mais altos, entre diversos outros.

É possível ainda utilizar essa inteligência para tomadas de decisões dentro das empresas. A informação sempre disponível permite que algumas etapas sejam puladas e a conclusão de como os testes devem ser conduzidos e quais os resultados esperados.

Integrando estes dados com o dia a dia dos funcionários, é possível uma renovação constante na performance da empresa, onde o próximo passo é se tornar eficiente nessas análises. 

Mas, para que servem as métricas qualitativas para as agências de comunicação?

Elas chegam para provar conceitos. Hoje em dia, nenhuma decisão de empresa deveria ser tomada sem o apoio nos dados, na informação. Métricas básicas de análise vem ganhando cada vez mais importância e sendo compreendidas como fundamentais.

Algumas como LTV – Lifetime Value (valor do ciclo de vida do cliente), CAC – Customer Acquisition Cost (custo de aquisição por usuário) e Customer Churn (os clientes que você perde pelas beiradas) são as mais conhecidas.

A grande vantagem de analisar esse tipo de métrica é que você consegue rapidamente olhar e entender a eficiência de determinada ação. 

Isso porque o dado final já é a compilação de diversas outras que são fundamentais para o bom desempenho da empresa e, dessa forma, você já consegue focar nas quebras e não em analisar 15 métricas diferentes de uma única quebra.

Sobre o Autor:

Pablo Lemos, CTO do AdClub*Formado em publicidade pela Universidade Federal Fluminense, fundou – em 2004 – a Cabana Criação, uma empresa de produção digital, com a qual conquistou dois leões de Cannes – em 2013 – atendendo clientes como Bob’s, CCAA e Anistia Internacional. Em 2015, idealizou um vitorioso projeto de unificação de dados de mídia para o Bradesco que o levou a fundar a Tetris.co, uma empresa de tecnologia para gestão de mídia e governança de dados. Juntou-se – em 2015 – ao Adclub, um grupo que reúne três empresas focadas em soluções de Marketing Online para grandes marcas, atuando em criação de campanhas, compra de mídia e consolidação de dados de campanha em um dashboard proprietário, assumindo o cargo de sócio e Diretor de Tecnologia e, atualmente, atende a Neoenergia, Paramount, L’Oréal, entre outros clientes.

Texto elaborado pelo autor e de total responsabilidade do mesmo.

Fonte imagem de capa: Pixabay.

Etiquetas
Mostrar mais
Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br Consultoria especializada em RFP e Contração de Contact Center e Soluções para Atendimento. | contato@customercentric.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar